27 de jan. de 2012

CICLISMO NA TERCEIRA IDADE



Chegar à terceira idade bem fisicamente é um grande desafio. O corpo já não responde aos mesmos estímulos e a disposição nem sempre acompanha o ritmo frenético das mudanças cotidianas. É preciso ter força de vontade e energia para ir além, superar limites e viver mais feliz.
O sedentarismo, dizem os especialistas, é a “praga” do mundo moderno e globalizado. Trabalhar contra esse mal ainda na juventude pode ser, portanto, a grande chave para chegar à idade madura sem prejuízos para a saúde. “É preciso se preparar para a terceira idade enquanto se é jovem ainda”, alerta Sandra Matsudo, professora doutora em Ciência pela Universidade de São Paulo e diretora geral do CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.
A perda de fibra muscular começa a acontecer entre os 25 e 30 anos, e aos 20 anos a pessoa já começa a perder o hormônio de crescimento. Quando chega aos 70 anos, esses níveis de hormônio já chegaram a somente 50%”, explica Sandra.
Dentre as muitas opções de modalidades esportivas que podem auxiliar os mais velhos, o ciclismo colabora consideravelmente com o ganho de massa muscular, com a recuperação do condicionamento físico e trabalha um ponto muito importante – e geralmente deficiente – em quem atinge a terceira idade: a noção de equilíbrio.
Quando as pessoas idosas praticam o ciclismo, privilegiam o trabalho de resistência e força, mas esquecem de trabalhar o equilíbrio. Ele é importante para evitar quedas e lesões dentro do esporte e ajuda em todas as atividades rotineiras que a pessoa irá realizar”, garante a professora.
André Pedrinelli, ortopedista, traumatologista, médico do esporte e diretor do Comitê de Trauma do Esporte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, concorda. “Trabalhar o equilíbrio é um dos fatores mais importantes quando as pessoas mais velhas andam de bicicleta, seja na academia ou nas ruas. Vale lembrar que, em ambientes externos, a preocupação com a segurança também deve ser levada em consideração”, diz Pedrinelli.
Dentre as vantagens já conhecidas do ciclismo, estão a facilidade na queima de gordura, perda de peso, o pequeno impacto causado pelos movimentos e a ação tonificadora e de fortalecimento de coxas, panturrilhas, glúteos e abdome. Além disso, pedalar regularmente reduz a suscetibilidade a males relacionados com o estilo de vida moderno, como o estresse e a hipertensão. Estudos indicam que andar de bicicleta durante meia hora por dia aumenta o metabolismo em oito calorias ao minuto e o consumo de gordura pode chegar a 11kg por ano.
Qualquer atividade física é boa, mas o esporte nem sempre é sinônimo de saúde quando se comete exageros”, adverte Maurício Garcia, Coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, e Fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp. “É preciso estabelecer limites antes de atingir a intensidade nas pedaladas, e isso só é possível quando se consulta um avaliador físico. Ele analisa todo o aparelho locomotor, a saúde, o biotipo e as necessidades do indivíduo”, diz.
A partir dessa avaliação física, outros fatores importantes serão priorizados, como a ergonomia, que vai ajudar a manter uma postura correta e evitar lesões, além da velocidade a ser alcançada, a força e a intensidade dos movimentos. O grande resultado, quando todos estes dados são levados em conta, é o ganho de performance e a melhora no condicionamento.
Passear no parque, treinar na academia ou aproveitar momentos de relaxamento na bicicleta ergométrica, em casa, são ótimas pedidas para quem quer manter a saúde e garantir a manutenção do condicionamento físico com longevidade. O melhor é não perder tempo, lembrar sempre de realizar uma avaliação prévia e, então, aproveitar o prazer de dar boas pedaladas.


Por Juliana Saporito


Fonte: www.prologo.com.br



23 de jan. de 2012

TRILHA - SÍTIO INHUMAS / SÍTIO TRAVESSÃO - FOTOS

No último domingo dia 22/01/12 foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal Belo Jardim. Desta feita debaixo de chuva e com muita lama e emoção. Participaram da mesma os ciclistas: Geovane Bezerra e Eduardo Lucas. Infelizmente devido a problemas com a máquina fotográfica parte da trilha deixou de ser registrada, mas o que foi possível registrar está bem legal. Curtam as fotos e comentem. Os comentários de vocês são muito importantes para nós.



16 de jan. de 2012

TRILHA - BARRAGEM VELHA / SÍTIO INHUMAS - VÍDEO

Iniciando as atividades do ano de 2012, realizamos no último sábado dia 14 de janeiro, uma trilha de baixo nível de dificuldade e de percurso pequeno. Participaram da mesma, eu Geovane Bezerra e o meu sobrinho de Recife, Leonardo Lucas. Apesar do forte calor e da paisagem não se apresentar tão bela devido as altas temperaturas deste início de verão, a trilha foi muito boa. Infelizmente ocorreu um problema com a máquina fotográfica e só foi possível registrar um pouco mais da metade desta trilha. Agora veja o vídeo e curta você também. Não deixe de dar a sua opinião, ela é muito importante para nós. 




Aproveitamos a oportunidade para apresentar para vocês a nossa logomarca, a nossa bandeira e o nosso mascote. Sempre iremos utilizar os mesmos em nossos vídeos. Esperamos que gostem. Obs. Em alguns monitores pode ser que a logomarca se apresente oval, mas ela tem o formato circular.




Deixe o seu comentário.






10 de jan. de 2012

ECOLOGIA NAS TRILHAS UMA QUESTÃO DE EDUAÇÃO E RESPEITO À NATUREZA

 Mata da Rita
(Divisa do Município de Belo Jardim com Brejo da Madre de Deus)

Cachoeira Localizada no Engenho Tira Teima
Belo Jardim - PE

Você gosta de se aventurar com sua bike em trilhas por lugares onde a natureza se apresenta ainda quase intacta? Pois bem, se a sua resposta foi sim é necessário então que você fique atento as dicas que vamos dar para que você não venha a destruir nada durante sua trilha e ainda ajude na conservação dos locais por onde passar. Tenha certeza de que a natureza vai lhe agradecer e que você está contribuindo com o nosso planeta.

1ª Dica – Antes de adentrar em alguma propriedade particular é necessário solicitar a devida autorização. Muita gente não gosta da presença de pessoas estranhas nas suas propriedades. Procure se informar com  a população local  sobre a quem pertence a propriedade  e depois faça o contato com o mesmo.

2ª Dica – Sempre que se deparar com alguma porteira, lembre sempre de fechar a mesma após passar por ela. Desta forma você vai estar agindo de maneira responsável e não vai facilitar a fuga de algum animal que esteja sendo criado naquela propriedade.

3ª Dica – Em matas e florestas, evite abris trilhas paralelas. Respeite as trilhas já existentes para não correr o risco de se perder. Respeite também as demais pessoas que estão fazendo uso da trilha (sejam elas outros ciclistas ou moradores da região). E procure ser educado com todos.

4ª Dica – Lembre-se de que você está dentro de um ecossistema e deve respeitá-lo. Assim não passe por cima de nenhuma planta fora da trilha normal “lembre-se que elas são seres vivos iguais a você e eu”. Não retire qualquer tipo de vegetação existente para levar para casa como lembrança, para isto leve uma máquina fotográfica e a use a vontade.

5ª – Em tempo de chuva evite freadas bruscas, pois elas abrem sucos profundos nas trilhas e estes sulcos tendem a se transformar em erosão e detonar não apenas a trilha, mas parte da mata local.

6ª – Caso pretenda pernoitar na trilha, toma o máximo de cuidado ao fazer fogo para que ele não saia do controle e venha a ocasionar um incêndio. Se você estiver em algum parque estadual ou nacional lembre-se na maioria deles é terminantemente proibido acender fogueiras. Che sempre nas portarias as normas e determinações de cada local para evitar transtornos.

7ª – Não jogue nenhum tipo de lixo na natureza, leve de volta com você todo o lixo que produzir mesmo aquele que muitas vezes parece ser insignificante como papel de bala por exemplo.

8ª – Com certeza você vai se deparar com vários tipos e espécies de animais pelo caminho. Não os assuste e muito menos mate qualquer um, mesmo os peçonhentos. Lembre-se de que ali você é que é o intruso.

9ª – Evite qualquer tipo de algazarra no decorrer das suas pedaladas. Se você se comportar dignamente com certeza quando voltar a passar por qualquer lugar será sempre bem tratado e respeitado, caso o contrário terá que arcar com as consequências.

10ª – Quando for fazer alguma necessidade fisiológica “urinar ou defecar”, procure fazer longe da trilha, fora da vista das outras pessoas e longe de riachos, açudes ou de outras fontes de acúmulo de água, para não contaminar as mesmas. Educação e respeito para com a natureza sempre.

Respeitar a natureza é antes de tudo respeitar a vida e a si mesmo.


Texto:  Geovane Bezerra

9 de jan. de 2012

CHAMORRO VENCE A XII EDIÇÃO DA COPA AMÉRICA DE CICLISMO

Chamorro comemora vitória na Copa América 2012

O ciclista Francisco Chamorro, da equipe de Sorocaba, venceu a XII edição da Copa América de Ciclismo, que aconteceu neste domingo (8), no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Em sua estréia na equipe sorocabana, Chamorro venceu com o tempo de 2 horas 27 minutos e 34 segundos, ficando apenas alguns milésimos à frente de Roberto Silva, de Pindamonhangaba, que ficou com o segundo lugar.
O terceiro lugar ficou com Nilceu Santos, de Pindamonhangaba; Marcos Crespo, de São José, ficou com o quarto lugar e Rodrigo Melo, do Clube DataRo de Ciclismo, ficou com o quinto lugar.
A provaA edição 2012 da prova foi definida no sprint final, após nove voltas no circuito de mais de 12 km no Aterro do Flamengo.

Pódio masculino

Com algumas poucas tentativas de fuga, que logo foram neutralizadas, o pelotão se manteve compacto do início ao fim e foi nos 400 metros finais que a prova foi definida. Pindamonhangaba, que tinha assumido a ponta nos dois últimos quilômetros, foi até os 400 metros puxando e na virada da curva, Roberto Pinheiro partiu para embalar Nilceu, mas a tática não deu certo.
Chamorro que vinha na ponta partiu nos metros finais, passou por Betinho e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Fonte: www.portalr3.com.br

8 de jan. de 2012

CICLOVIAS EM RECIFE - PE

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), está abrindo caminho para o ciclista. O hábito de pedalar tem sido estimulado com a criação de uma malha cicloviária, ou seja, espaços exclusivos para o tráfego de bicicletas. Atualmente, a cidade conta com 13,2Km de pistas para a prática do esporte, distribuídos entre as ciclovias Centro, Orla e Tiradentes. 

A malha cicloviária em funcionamento tem organizado o fluxo de bicicletas nas vias e proporcionado segurança a esportistas e condutores. Com áreas planas e um clima tropical, a cidade ainda favorece a prática do ciclismo em outras localidades. Por isso, novas rotas específicas para bikes serão criadas em vários pontos da capital pernambucana, como prevê o projeto Ciclovia Recife. 

Para os cidadãos, as ciclovias oferecem uma alternativa de lazer e um estímulo ao comércio entre bairros circunvizinhos. Afinal, elas incentivam o hábito saudável de fazer atividades físicas e as relações sociais. Ainda instigam a prática de um esporte ecologicamente correto, pois não polui o meio ambiente. Já o comércio local ganha novo fôlego, principalmente nos serviços de entrega e carga. 

De esporte a meio de transporte - O incentivo ao ciclismo também é uma forma de inclusão social. Isso porque pedalar é uma alternativa para se locomover. Mais barato e acessível à população de baixa renda, a bicicleta é um meio transporte muito usado por pessoas que não dispõem de dinheiro para pagar a passagem do ônibus. Nesse caso, as ciclovias servem de rota segura para quem diariamente vai ao trabalho, escola ou faz serviços de entrega em bairros residenciais. 

Penalidades - Os veículos automotores não podem trafegar nem estacionar nas áreas demarcadas para os ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a ciclovia é uma infração média, ocasiona multa de R$ 85,13 e a inclusão de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (artigo 181, inciso VIII). Já transitar com o veículo pela ciclovia é uma infração gravíssima, com multa de R$574,62 e a inserção de sete pontos na CNH (artigo 193).

Ciclovia do Centro

Inaugurada em 31 de agosto de 2003, a Ciclovia Centro foi o primeiro espaço determinado para o lazer e prática do esporte na Cidade. Com um trajeto privilegiado, recifenses e visitantes fazem seus exercícios físicos passando por pontos turísticos tradicionais do Centro, como Palácio do Campo das Princesas, Assembléia Legislativa e teatro Santa Isabel.

A Ciclovia Centro tem 3,5 km de extensão, sendo composta por ciclofaixas, ou seja, uma área dedicada exclusivamente ao ciclismo. A pista apresenta 2,4 metros de largura o que possibilita os esportistas pedalarem nos dois sentidos. Para o conforto e segurança do usuário, o percurso é totalmente sinalizado com a pintura do asfalto e placas indicativas.

Nesse perímetro urbano, a prática de pedalar fica restrita aos domingos e feriados, das 6h às 13h. Quando o equipamento está funcionando, agentes municipais de trânsito fiscalizam e disciplinam o tráfego no percurso da ciclovia, em viaturas, motocicletas e através da Ciclopatrulha Municipal, especialmente formada para garantir a segurança de ciclistas no trânsito.

A ciclovia passa por trechos da rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, avenida Martin Luther King, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel Rua da Aurora.

Dados
  • Extensão: 3,5 Km
  • Pista: Mão Dupla
  • Largura: 2,40 metros
  • Funcionamento: Domingos e feriados, das 6h às 13h
  • Trajeto: Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, avenida Martin Luther King, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora.
  • Atrações: Palácio do Campo das Princesas, Assembléia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Praça da República, Rio Capibaribe e Palácio da Justiça.  
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Ciclovia da Orla

Os recifenses passaram a contar com o primeiro traje to específico para ciclistas funcionando 24 horas, em setembro de 2004. Trata-se da Ciclovia Orla, no bairro de Boa Viagem, por onde circulam cerca de 1.460 bicicletas por dia. Embalados pela vista do mar, os esportistas pedalam desde o Primeiro Jardim de Boa Viagem até o girador no fim da Avenida Brasília Formosa, em frente ao Iate Clube.

Com o trajeto de pouco mais de 2,5Km, a ciclovia é usada como rota turística por dar acesso à Avenida Brasília Formosa, ao novo trecho de praia existente com retirada das palafitas, a bares e restaurantes da comunidade, além do Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Para o ciclista ter uma visão privilegiada do litoral, a rota foi instalada na faixa mais próxima à praia, tanto no Pina, quanto em Brasília Teimosa.

A ciclovia tem 1,14Km de extensão na Avenida Boa Viagem. Já o restante do trajeto (1,38km) fica em Brasília Teimosa, passando pelas ruas Comendador Morais, Gurjaú, Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa. Na maior parte do trajeto, os ciclistas ficam livres de cruzar com carros. A exceção está nas ruas Marechal Hermes, Armando Pina e na Avenida Boa Viagem, onde existem baias de estacionamento.

Para garantir o bem-estar dos usurários, agentes de trânsito monitoram a circulação de veículos e orientam os esportistas em geral, das 6h às 23h. Pela manhã e à tarde, ciclopatrulheiros realizam os trabalhos de fiscalização na área. À noite, a segurança é feita por batedores.

Dados
  • Extensão: 2,52 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Pista: Mão Dupla
  • Funcionamento: 24h
  • Trajeto: Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Gurjaú, Rua Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa.
  • Atrações: Praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, Dique, Parque de Esculturas de Brennand e Pólo Gastronômico de Brasília Teimosa.   
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Ciclovia Tiradentes


Em setembro de 2005, a malha cicloviária foi ampliada com a inauguração da terceira ciclovia do Recife, denominada Ciclovia Tiradentes, na Zona Oeste da cidade. Diferente dos outros equipamentos que são voltados para o lazer, a Tiradentes apresenta uma característica mais utilitária. Sua função principal é servir de rota segura para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho, escola ou fazer serviços de entrega.

A ciclovia atende aos bairros de Afogados, Mangueira e San Martin. Por essas áreas, circulam cerca de 4.500 bikes por dia, segundo o levantamento realizado pelo Plano Diretor de Circulação da Prefeitura do Recife. Em 2002, uma pesquisa feita pela CTTU revelou que 41% desses usuários utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, 29% para fazer compras, 18% para lazer e 12% para carga e entrega de mercadorias.

Na Tiradentes, o ciclista pedala por um percurso de 7Km, passando pela Avenida do Forte (a partir da Avenida Caxangá), Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira e Rua 21 de Abril. O trajeto é dividido em ciclofaixas (área exclusiva para circulação de bicicletas) e ciclorota (espaço preferencial para ciclistas, mas carros podem cruzá-lo para ter acesso a outras ruas).

Exceto na Rua 21 de Abril, o ciclista pode pedalar nos dois sentidos em todo trajeto, uma vez que a pista apresenta 2,4 metros de largura. Para oferecer segurança aos usuários, a ciclovia funciona de forma permanente (24h) e agentes de trânsito fazem o monitoramento diário no local, das 6h às 23h. Durante a manhã, a ronda é realizada por ciclopatrulheiros e batedores. À noite, o monitoramento é feito por carros da fiscalização.

Dados:
  • Extensão: 7 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Funcionamento: 24h
  • Pista: Mão Dupla
  • Trajeto: Avenida do Forte, Praça da Chesf, Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira, Pátio de evento Noel Rodrigues, Praça de San Martin e Rua 21 de Abril.

Fonte de Pesquisa: http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/cttu/ciclovia.php




      

5 de jan. de 2012

CICLISMO 2012 FIQUE POR DENTRO

Equipe Pedal de MTB 2012 - LM Bike e Shimano são as novidades

Equipe promete nesta temporada

O ano de 2012 mal começou e anunciamos a mais nova equipe de MTB do país: a Equipe LM / SHIMANO / PEDAL de MTB. A equipe será composta pelos importantes atletas do estado de Minas Gerais: Glaidiany de Cássia, Marcelo Cândido da Silva, Gustavo Ricardo dos Santos e Rene Alves.

O Team Manager da equipe, Marlen Ferreira, resgatou um dos maiores atletas do Brasil, Marcelo Cândido, que estava parado desde 2007. Marcelo substituirá Uirá Ribeiro de Castro, outro grande atleta que fez parte da equipe por muitos anos, conquistando grandes títulos e, agora, dará prioridade na carreira profissional comandando os negócios familiares.

A equipe do Pedal participará das principais provas do MTB nacional, buscando os lugares mais altos do pódio.




Conheça os atletas da Equipe LM / Shimano / Pedal 2012:

1 - Marcelo Cândido da Silva – Elite Masculino:
· 1 vez Campeão Brasileiro de MTB.
· 1 vez 3º colocado no Campeonato Brasileiro de MTB XC, ELITE.
· 1 vez Campeão da Copa Inconfidentes.
· 2 vezes Vice campeão do Iron Biker.
· 3 vezes Campeão Geral do Intercity de Onça do Pitangui.


2 - Gustavo Ricardo Santos – Elite Masculino:
· 1 vez Campeão Brasileiro de MTB, SUB-30.
· 1 vez campeão da Copa Internacional de MTB , SUB-30.
· Líder dos rankings de MTB XC e XCM, 2009, Sub-30.
· 3º colocado entre os brasileiros no Brasil Ride 2011, dupla com Uirá Ribeiro de Castro.
· TOP 5 no Big Biker 2011, ELITE.


3 – Glaidiany de Cássia - Elite Feminina:
· 1 vez Líder do ranking de MTB, XCM.
· 1 vez Campeã da Volta de Santa Catarina de MTB.
· Atual 6ª colocada do ranking de MTB, XC.
· 2 vezes Vice campeã Mineira de MTB, XC.
· 1 vez Campeã do Super Bike LM.


4 – Rene Alves - Juvenil:
· 1 vez Campeão da Copa Internacional de MTB, 2011.
· 1 vez Campeão da 3ª etapa do Big Biker, 2011.
· 2 vezes Campeão do Super Bike LM, 2010 e 2011.
· 1 vez Campeão da Copa Inconfidentes de MTB, 2011.


Copa América de Ciclismo terá novidades em sua XII edição
Breno Sidoti, da equipe de Pindamonhangaba, foi o campeão em 2011.

A temporada do ciclismo nacional em 2012 começará no dia 8 de janeiro, com a disputa da XII Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo. A tradicional disputa reunirá as principais equipes e atletas do país, no masculino e feminino, em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, ao lado de equipes do exterior convidadas. A grande novidade é o retorno ao calendário da União Ciclística Internacional (UCI), no ranking do Tour América. A disputa será mostrada ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Para atender às novas exigências da UCI, a Copa América teve, primeiro, de mudar de lugar. Como as regras pedem um circuito de 10 km, a prova deixou Interlagos e será realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Trata-se de um percurso praticamente plano e rápido, com alguns dos trechos que foram usados nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Com isso, as equipes poderão dar assistência aos seus atletas, no esquema de caravana, como acontece nas grandes provas. Serão 11 voltas no masculino, totalizando 110 km de corrida, enquanto no feminino serão cinco voltas, ou 50 km.

Vinte e cinco equipes concorrerão na prova do masculino da XII Copa América de Ciclismo. A composição é feita da seguinte forma: as 15 melhores da Copa da República, realizada em 18 de dezembro, em Brasília, (DF) e as cinco estrangeiras convidadas pela organização. Cada equipe poderá ter no mínimo cinco e no máximo oito competidores. No feminino, por sua vez, com disputa individual, participarão as 15 melhores do evento do Distrito Federal e convidadas.

Estamos trabalhando para esse retorno faz tempo. Com as novas exigências, pudemos nos adaptar melhor e realizar um evento forte, tanto no masculino como no feminino. Além disso, demos uma força ainda maior para a Copa da República, que fecha o calendário, que passou a ser seletiva do um evento UCI”, explica Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom.

FONTE: R3



Equipe Soul Cycles contrata Ricardo Pscheidt

Soul –Taschibra - Proimport - Team 2012

A marca Soul Cycles, em seu terceiro ano no mercado, fechou novamente o patrocínio da equipe 2012. Com a renovação das marcas de 2011, o nome será o mesmo da última tempoarada.

A equipe renovou com Julyana Machado (Elite Feminina) e Jefferson Spimpolo (Para-desportista). Mas a grande surpresa da temporada que estréia em 2012 será o catarinense Ricardo Pscheidt (Elite Masculino). Ele comentou:

"A grande meta de 2012 é conquistar a vaga Olímpica e retornar a liderar o Ranking Nacional, a proposta da marca Soul é por continuidade e isso fez a diferença, conheço o Caio Salerno e o Sérgio Gallo de outra parceria e confio na seriedade deles e na paixão que eles têm pelo esporte. Vamos fazer da marca Soul uma das melhores do Brasil.”




Paulo “Ceará” e Marcelo Coelho
A Confederação Brasileira de Mountain Bike apresenta o seu projeto de treinamento esportivo visando as Olimpíadas de 2016. O projeto vem assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Gomes Coelho, formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos em 1992 e pelo novo Diretor Técnico da entidade, Paulo "Ceará", mestre em ciências do esporte, formado pela Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia. 
O projeto prevê a instalação de um centro de excelência no interior do estado de São Paulo e um acompanhamento completo por profissionais da área médica e técnica.
A Confederação Brasileira de Mountain Bike acredita que só com um trabalho direcionado haverá um resultado verdadeiro. A criação de uma seleção permanente de mountain bike, fato inédito, está entre os itens apontados no projeto.
A infraestrutura do centro será disponibilizada pelo município sede tendo pistas para testes e treinamento, laboratório para pesquisas e acompanhamento e uma estrutura de hospedagem para o acolhimento dos atletas da seleção e atletas internacionais que serão convidados para intercâmbios, a fim de trocar experiências e melhorar o nível dos brasileiros. 
Esta seleção permanente será montada baseada no ranking da entidade.
Haverá dez ciclistas da especialidade downhill e dez da especialidade cross country.
A apresentação oficial do projeto acontece na segunda quinzena de maio, porém ainda este mês(abril), nos dias 22, 23 e 24, a Confederação Brasileira de Mountain Bike recrutará os vinte atletas para uma bateria de exames e registros iniciais. A divulgação dos nomes sairá no site oficial da entidade (www.cbmtb.com) no dia 15.

Fonte: CBMTB


Ciclistas de MS disputam Copa América no RJ



Com a participação dos sul-mato-grossenses Magno Prado e Luciene Ferreira, a temporada do ciclismo nacional em 2012 começará no próximo domingo com a XII Copa América de Ciclismo/Desafio Internacional de Ciclismo. A tradicional disputa reunirá as principais equipes e atletas do País, no masculino e feminino, em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, ao lado de equipes do exterior convidadas.    

Após conquistar o segundo lugar na Volta da República, última prova do ano disputada no início do mês em Brasília, a coxinense Luciene Ferreira que faz parte da equipe Funvic/Pindamonhangaba é apontada como uma das favoritas da prova que conta pontos para o ranking internacional. Além disso, a atleta espera acumular um bom resultado visando a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br - 04/01/2012 08h08


2 de jan. de 2012

DESEMPENANDO ARO E SUBSTITUINDO RAIOS

É muito comum que após algum tempo de uso os aros ou "rodas" das biciletas empenarem e isto é um problema que vede ser corrigido o mais breve possível, pois o aro empenado prejudica a frenagem porque as sapatas do freio não aderem de maneira uniforme em ambos os lados do aro. Normalmente no decorrer de competições é comum que os aros sofram bastante e por vezes raios se quebrem.

Diante deste problema, saiba: qualquer um, mesmo sem noções de mecânica de bicicletas, pode substituir e balancear a roda, devido a raios ruins, à quebra de raios por quedas, passagem em buracos e pedras. Este problema ocorre mais em speeds (Road Bike) do que Mountain Bike, e mais ainda em raios de alumínio leve (como shimano WD-R550), e em regiões de maior buracos, aumentando ainda mais o risco se você usa menos raios (24, 18 raios).

Para proceder o dsempeno ou mesmo a substituição de raios primeiramente vamos ao que você necessita para a realização deste trabalho. Você precisará de: Chave de raio, raios extras (consulte com o mecânico ou em sites sobre os raios certos de sua roda), trena (para medir onde está empenado).
Há dois casos de empeno:



1) Quando a roda fica OVAL: neste caso, use a chave de raio para retirar o raio quebrado e instalar o novo (caso haja quebra), e, havendo ou não a quebra, aperte os raios do lado mais oval. Aperte igualmente os dois raios. A parte de cima desses raios vai abaixando, o que torna o pneu mais circular. Caso esteja oval em outras áreas, faça o mesmo, apertando ou afrouxando OS DOIS RAIOS laterais da roda, igualmente.


2) Quando a roda fica TORTA (pendendo para direita ou esquerda): no caso de pender para a direita, AFROUXE o raio direito, e faça o teste. Afrouxe também o raio esquerdo, caso esteja ficando oval. Caso penda para o outro lado, volte a apertar o raio direito.
Se a roda pender para a esquerda, faça o sentido inverso, isto é, veja os raios do lado esquerdo e os afrouxe. Se acha que afrouxou demais, os aperte.


Se a roda pender para a esquerda, faça o sentido inverso, isto é, veja os raios do lado esquerdo e os afrouxe. Se acha que afrouxou demais, os aperte.

De nada vale consertar raios com a bicicleta em posição normal, pois não há como checar se o pneu está ficando melhor ou pior, na questão do empenamento. É preciso girá-lo bem.


Assim, com a bicicleta de cabeça para baixo (cheque se o ciclocomputador ou algum equipamento sensível não está em cima do guidom, para não danificar ao deixa-lo de cabeça para baixo), mova os pneus devagarmente, e mece com a trena, na diagonal, de 30 em 30 graus, por exemplo (como o pneu dá 360°, você faria 12 medições). Bastam alguns milímetros de diferença em uma das medições para existir empenamento. ATENÇÃO: para quem tiver o fixador de roda (foto acima), pode-se usar o ‘olhômetro’, e rodá-la em alta velocidade, verificando empenamento.
Faça os ajustes necessários, dessa vez, girando o pneu rapidamente, verificando onde ainda está pendendo ou entortando. Quanto mais voltas você der no pneu e manter a visão no curso deste, mais você descobrirá mais zonas de empenamento.
Apenas um pouco de paciência é necessário para tornar a sua roda mais ou menos circular. Não é preciso que a mesma fique 100% circular e balanceado, principalmente em uma viagem de longa distância, mas o suficiente para que os freios v-brake funcionem bem, e o pneu não encoste no garfo ou quadro.


IMPORTANTE - Sempre substitua os raios tortos e sempre complete os raios que eventualmente estejam faltando (não deixe nenhum aro incompleto), pois a tendência é quabrar ainda mais raios e entortar ainda mais o aro. Agora mãos a obra.