30 de mai. de 2012

TOUR DE PERNAMBUCO REÚNE MAIS DE 200 CICLISTAS

Até o dia 1 junho profissionais de todo o Brasil participarão da competição, que passará por Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e Recife


Começou nesta última segunda-feira (28) o Tour de Pernambuco, evento de ciclismo que passa por Caruaru. .

Em Caruaru, são realizadas a prova contra-relógio, no Autódromo Ayrton Senna, as largadas para as cidades de Pesqueira e Limoeiro e a chegada da cidade de Garanhuns. Ontem foi o dia da prova contra relógio. Já hoje, os atletas partiram com destino à cidade de Pesqueira, passando por algumas ruas do centro da cidade.
Já na quinta-feira (31) acontecerá a chegada dos competidores que saíram de Garanhuns. Para finalizar, no dia 1 de junho, será dada a largada para Limoeiro.
No vídeo acima, veja imagens das provas. 




28 de mai. de 2012

TRILHA BARRAGEM DO BITURY 26/05/12

Neste último sábado dia 26 de maio de 2012 ocorreu mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita participamos eu, Geovane e minha esposa Cida. Foi uma trilha relativamente curta e de pouca dificuldade, pois a minha esposa estava a mais de oito anos sem andar de bicicleta. O dia estava nublado e com temperatura agradável o que favoreceu a minha esposa. Veja abaixo algumas fotos desta trilha.


SAÍDA
IFPE - Campus Belo Jardim
(São Pedro)
                                                Cida                                               Geovane
 

Fotos na Vila da Caixa
 

 

 

Fotos no Sítio Travessão
  


Ainda no Sítio Travessão muita falta de respeito para com a natureza.
Muito lixo e forte odor, além da presença de urubus no local.
 

 

Fotos no Sítio Muquém
 

 

 


Fotos nas Margens da Barragem do Bitury
No meio do caminho nos encontramos com dois amigos nosso.
O Ricardo e o Messias que estavam fazendo um passeio pelas redondezas.

 

 

                                           Ricardo                                                  Messias
 



 Fotos na Vila da Barragem
 

Infelizmente eu esqueci de marcar a quilometragem do percurso no meu ciclo computador, mas foi um percurso relativamente pequeno, passando pelas seguintes localidades: Vila da Caixa, Sítio Travessão, Sítio Muquém, Barragem do Bitury, Vila da Barragem e Barragem Velha, com chegada na Rua Boaventura Joaquim de Moura no São Pedro. Foi uma trilha bem agradável, mas ficou uma coisa em nossas mentes, é necessário evitar o desperdício de água em nossas residências o mais breve possível, pois os nossos mananciais estão secando rapidamente, a exemplo da Barragem do Bitury que hoje conta com menos da metade da sua capacidade e que é uma importante fonte de abastecimento do nosso município. Aguardem em breve convite para uma nova trilha. Deixem comentários.











22 de mai. de 2012

MODALIDADES DO MAOUNTAIN BIKE


São seis as modalidades de competição no mountain bike, mas as mais praticadas, tanto aqui como no exterior, são o cross-country, o downhill e o dual slalom. Veja as descrições abaixo:

Cross Country - É a prova mais tradicional do mountain bike. O percurso varia de 6 a 20 km, alternando trechos técnicos, trilhas fechadas, subidas e descidas. Normalmente as corridas são disputadas em grupo, divididas em várias categorias, de acordo com a idade e a técnica de cada ciclista. Existem provas de maior percurso, como o Iron Biker, com 120 km de extensão, ou de maior duração, como o MTB 12 Horas.
Downhill - "Descida de morro" em inglês. É a prova mais rápida e emocionante. O percurso é todo em declive, com trechos pedregosos, cheia de curvas fechadas e obstáculos naturais. A distância varia de 1,5 km a 3,5 km de comprimento. É testado o domínio do competidor sobre a bicicleta e sua técnica para descer ladeira abaixo. Aquele que tiver o melhor tempo dentre as duas tentativas é o vencedor. Este tipo de competição custa caro, por isso enfrenta dificuldade para ser organizado aqui no Brasil.


Dual Slalom - O percurso é semelhante ao do downhill. Mas aqui são dois competidores descendo lado a lado, em pistas paralelas. O evento é organizado por chaves de corridas eliminatórias. O vencedor é aquele que vencer na chave final.

Dual - É uma série de corridas eliminatórias e a única diferença em relação ao Dual Slalom é que os competidores descem cabeça-a-cabeça em uma mesma pista.

Uphill - "Subida de morro" em inglês. Inverso ao downhill, os competidores precisam subir um percurso com pelo menos 80% de subida. A competição pode ser em grupo ou com tomada individual de tempo.
Trip Trail - Mais conhecido por aqui como "inter city", é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 km, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra. Estão ganhando popularidade devido ao seu caráter festivo e de fácil acesso a todos, como em uma maratona.


Além disso, o mountain bike traz várias maneiras de ser utilizado para o nosso lazer. Veja alguma delas:


Freeride - Praticado normalmente por bikers de downhill, BMX e biketrial, é uma forma de aproveitar (e abusar) ao máximo as características da bicicleta, normalmente bikes full-suspension. Os adeptos encaram barrancos, rampas, trilhas bem difíceis ou outros obstáculos que são a diversão destes ciclistas alucinados.


Cicloturismo - Utiliza a bike para passeios e longas viagens, de forma a conhecer novas localidades, paisagens deslumbrantes e pessoas dos mais variados costumes. Os adeptos chegam a viajar pelo mundo, divulgando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. É necessário um bom número de equipamentos e muita sede de aventura. Para mais informações, consulte: NORBA - http://www.usacycling.org
Por: Fábio Satoshi
 

17 de mai. de 2012

RIO E SÃO PAULO APLICAM NOVAS REGRAS PARA O USO DE BICICLETAS


 O espaço dos ciclistas deve ser respeitado, mas esta não é a única obrigação do motorista. l Foto: ©Mayra Rosa/CicloVivo
Rio de Janeiro e São Paulo passam por uma fase de discussões e mudanças a respeito do uso de bicicletas. A capital paulista multará quem colocar em risco à vida dos ciclistas no trânsito. No Rio, o debate gira em torno das bikes elétricas.
As multas serão aplicadas a partir desta segunda (14) pela prefeitura de São Paulo. Os agentes, que passaram por treinamento, sairão de bike pelas ruas para fazer a vistoria. Com o aumento na fiscalização, espera-se que melhore a relação entre motoristas e ciclistas.

O espaço dos ciclistas deve ser respeitado, mas esta não é a única obrigação do motorista. Os fiscais multarão também os que dirigirem sem atenção, de maneira que force o ciclista a mudar o trajeto ou a frear bruscamente, a pena é de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Os que não reduzirem a velocidade ao ultrapassar uma pessoa que anda de bike levarão multa de cinco pontos e R$ 127,69. Há ainda a pena de R$ 85,13 e quatro pontos aos que fecharem a passagem do ciclista.
Todas estas punições só serão aplicadas se o ciclista respeitar as regras de trânsito. O motorista não pode ser punido, por exemplo, se algumas dessas infrações ocorrerem enquanto o ciclista estiver pedalando no meio dos carros.
Já a inspeção das bicicletas elétricas no Rio está causando polêmica. Isto porque a prefeitura e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) têm posições divergentes. Ainda há confusão se a bicicleta elétrica deve ser considerada um ciclomotor ou uma bicicleta comum.
O Denatran afirma que ela é um ciclomotor, portanto, quem usa a elétrica precisa estar de capacete, habilitação e ter licenciamento do veículo. Por conta disso, o cinegrafista Marcelo Toscano, entrevistado pelo Jornal Nacional, teve sua bicicleta apreendida há duas semanas e foi multado em R$ 1,7 mil e ainda levou 21 pontos na carteira de motorista. Ele conseguiu recuperá-la no último sábado (12). A punição foi aplicada por agentes da Lei Seca que agiram com base nas recomendações do Denatran.
A prefeitura do Rio, por sua vez, é contra as normas do Denatran, que é um órgão do estado, e publicou um decreto no início da semana passada afirmando que a elétrica é igual à comum. Porém, o Denatran não reconheceu a ordem como válida.
“Eu tenho certeza que o decreto municipal é correto. É inaceitável que em pleno século 21 a gente crie constrangimentos ou burocracia para as pessoas andarem de bicicleta”, defende o prefeito do Rio, Eduardo Paes. A única exigência do município é que o piloto não passe dos 20 quilômetros por hora na ciclovia e tenha mais de 16 anos.
De acordo com o especialista em direito constitucional, o advogado Manoel Messias, o ciclista está protegido pela lei.  “Hoje o usuário está garantido tanto no âmbito municipal quanto no estadual. O usuário da bicicleta tem hoje segurança jurídica para pedalar”.
Apesar de não considerar válido o decreto, o Denatran ainda não se manifestou sobre qual providência será tomada pelo órgão. Com informações do Jornal Nacional.


15 de mai. de 2012

A HISTÓRIA DO BICICROSS

Tudo começou nos Estados Unidos, no início dos anos 70. As crianças imitavam os seus ídolos do motocross com suas bikes. Elas começaram construindo pistas de moto e bicicleta e realizando corridas informais.

O BMX (sigla utilizada para o bicicross) cresceu e se "enraizou" entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal veio com a estréia do filme "On Any Sunday" (sem titulo em português) de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes de BMX reconheceram o aspecto positivo do esporte e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.
Chegando ao Brasil
No dia 3 de julho de 1978, Orlando Camacho foi convidado pela Monark (fabricante de bicicletas) para chefiar a primeira equipe de bicicross Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participarem da equipe.

Na mesma época, a mesma empresa criou uma bicicleta   especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou   o nome de BMX. Originalmente ela vinha de fábrica com "tanque", pára-lamas e um banco igual ao de uma moto de motocross. Durante sete meses o bicicross foi divulgado no estado de São Paulo em exibições feitas com rampas de madeira, em escolas e praças.

A primeira delas foi no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978. Mais tarde, em 1979 foi construída uma pista na Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte da Avenida Cidade Jardim. O local contava com obstáculos, curvas e um poço de lama e os pilotos utilizavam bicicletas e equipamentos fornecidos pela Monark, que era a proprietária do local.

Estava criada então a primeira pista para a prática de BMX Racing da América do Sul, junto com a primeira equipe, que contava com os pilotos Formiga, Meio Kilo, Oklinhos (hoje presidente da Federação Paulista de bicicross), Niltão, Pedrão e Erwin, entre outros. A partir daí, outras empresas passaram a interessar-se pelo esporte e montaram suas equipes.

Novos modelos de bicicletas foram lançados e mais pistas foram construídas por todo o país. Hoje, há mais de mil pilotos federados. Orlando Camacho também foi o responsável pela introdução no Brasil do Freestyle, outra modalidade BMX. Naquele tempo as exibições eram feitas na pista, com os pilotos se equilibrando em cima das bicicletas, em manobras radicais para a época.

13 de mai. de 2012

TRILHA SÍTIO LAGOA DA CHAVE 12/05/12

Ontem ocorreu mais uma trilha dos Amigos do Pedal, e mais uma vez pessoas que se comprometeram a participar não apareceram, contudo eu fiz questão de realizar a mesma; primeiro porque gosto do que faço e segundo em respeito ao público deste blog, já que tinha colocado um convite onde constavam o dia e a hora, e se por ventura eu não estivesse lá no local para recepcionar alguém que por ventura atendesse a este convite, eu estaria agindo da mesma forma que as pessoas que me deixaram na mão.

A trilha ocorreu debaixo de um forte calor, com a temperatura girando em torno dos 36º graus. Devido a forte estiagem o que encontrei pelo percurso foi muita vegetação seca, e as paisagens que outrora fora belas e alegres, hoje estão tristes e feias devida a falta de chuva, eu poderia muito bem guardar as fotos e não as divulgar para não mostrar como se encontra hoje parte do município de Belo Jardim, mas o meu objetivo é em primeiro lugar divulgar as atividades do meu clube e depois o meu município, se por hora ele encontra-se em parte maltratado pela seca, em outras partes ainda conserva bastante belezas que mostrarei em outras oportunidades, o que não posso é mascarar uma situação real e preocupante pelo qual ele está passando neste momento devido a forte estiagem na região. 

Espero que ao verem as fotos, algumas pessoas que aqui residem, ponham a mão na consciência e parem de desperdiçar água aguando pedras de paralelepípedo, ou lavando os seus caros com mangueira, porque em algumas localidades a água já acabou e em outras tantas está quase no fim, a única água disponível para beber em várias localidades vem dos caros pipas, que não conseguem atender a demanda como necessário, mas que representa a única salvação até a chegada das chuvas. Em alguns lugares nem parece que estamos em pleno agreste e sim no sertão. Curtam a trilha comigo nas fotos abaixo postadas.

SAÍDA
  Praça do FÓRUM - Tancredo Neves
(No dia e horário marcado.)


Fotos tiradas no Sítio Batinga de Baixo, as margens da BR 232.

 

Capela lembrando duas vítimas de imprudência no trânsito.
Neste trecho da BR 232 ocorrem muitos acidentes, a maioria por imprudência.
Tanto dos motoristas, quanto dos pedestres.
 

Ainda na área do Sítio Batinga de Baixo.
Mais uma comprovação de falta de educação e desrespeito ao meio ambiente e a natureza.
Muito lixo jogado as margens da rodovia por parte da população local.
Isto é uma vergonha e não deveria voltar a acontecer.
 

Fotos tiradas no Sítio Lagoa da Chave.

Escola reformada a pouco tempo, uma velha reivindicação dos moradores da localidade.
 

Singela capela, onde o povo exerce a sua fé.

Ainda no Sítio Lagoa da Chave.
Daqui por diante a paisagem é sempre esta, pasto seco e degradado e quase nenhum verde.

 

 

 

Fotos tiradas no Sítio Bola 02.
Apesar da seca a situação é um pouco melhor. 

  

 

Fotos no Sítio Bola 01.

 

 

 

Chegando ao Distrito de Água Fria.

 Parada para lanche.
 

Conheça um pouco do Distrito de Água Fria.
 

 

 

 

Iniciando a volta para casa.
 

Ainda em Água Fria.
 

 

Fotos no Sítio Batinga de Cima.

 


De volta ao Sítio Batinga de Baixo, mas em outra parte.

 

 

 

 


Fotos tiradas as margens da BR 232, ainda no Sítio Batinga de Baixo.


 

  

 

 

 

Fotos no Alto Limpo.
 

 

 

Ao lado da PALMEIRON.

Popular "Pinguela de Mané Charanga".
Canal do  Bitury, super poluído e degredado.

 

 

 

CHEGADA
Rua Alfredo Matias - Centro
(Início do Beco da Pinguela)

PERCURSO - BR 232, Sitio Alto Limpo, Sítio Batinga de Baixo, Sítio Lagoa da Chave, Distrito de Água Fria, Sítio Batinga de Cima. DISTÂNCIA PERCORRIDA - 26,45 Km.


Espero que tenham gostado e lembrem-se de economizar água. Por favor deixem seus comentários, eles tem muita importância para nós.


Por: Geovane Bezerra