28 de jun. de 2012

PEDAL NOTURNO NA ZONA URBANA - 27/06/12

Ontem foi realizado mais um Pedal Noturno, desta feita com a participação de 11 ciclistas, que mesmo debaixo de uma fina garoa e com a temperatura em torno dos 18 graus, encararam o pedal numa boa, com muita determinação e bom humor. Confira nas fotos abaixo um pouco desta nossa aventura, que teve um percurso de 18,30Km.


Para você que sempre acompanha este blog e pretende se juntar a nós no pedal, é importante saber que o uso de equipamentos de segurança é obrigatório, para os membros do clube. A RMS MODA ESPORTIVA e a DR BIKE estão apoiando os Amigos do Pedal nos nossos eventos.

Na loja RMS Moda Esportiva, você encontrará roupas esportivas de ótima qualidade e das melhores marcas, contando com um ótimo atendimento e podendo dividir suas comparas no cartão em até seis vezes. A RMS esta localizada na Rua Joaquim Cordeiro Vanderlei nº no bairro de São Pedro. Telefone: 3726-3752

Na loja DR BIKE, você encontrará peças e acessórios de primeira qualidade, além de uma mão de obra especializada para a manutenção da sua bike.A DR Bike está localizada na Travessa Siqueira Campos nº no Centro. Contato: 9657-5677 e 9635-8604.

ATENÇÃO - Na próxima sexta-feira, tem Pedal Noturno, no mesmo horário e saindo do mesmo local, mas com destino a Zona Rural. Venha se juntar a nós você também.

Fotos edição e texto: Geovane Bezerra

26 de jun. de 2012

BIKE PATRULHAMENTO

Foto

O policiamento com bicicletas surgiu de um estudo criterioso feito nos Estados Unidos, na década de 80, na oportunidade e isto inviabilizava todas as formas de policiamento a pé, sendo que apenas esperando chamadas e dando respostas reativas. Essa modalidade motorizada apesar da resposta ser rápida ao crime, provocou uma queda brusca no relacionamento da comunidade coma polícia. Um não conhecia o outro, não havia troca de informações, o policial dentro da viatura, desenvolvendo velocidade em torno de 40 Km/h, não percebia o ambiente que o cercava. Era uma atuação sem qualquer envolvimento comunitário, agindo apenas nas causas.
Apesar do vasto potencial logístico empregado, o crime continuou a crescer assutadoramente. As autoridades não sabiam o porquê disso, até o momento em que as pesquisas indicaram que não se combatiam as causas do crime, pela distância do policial com a comunidade, não havia chance no panorama que se apresentava, de retornar ao policiamento a pé, devido ao fato dele se diluir dentro da metrópole, e não surtir efeitos desejados.
Entre vários projetos científicos apresentados, um dos que mais deu resultados foi emprego profissional da modalidade esportiva "montain bike", no patrulhamento de ruas. O processo desejado é a relação perfeita que faltava, servindo de meio termo do policiamento a pé, referencial primitivo ao policiamento motorizado, que insiste em ser usado para se combater os efeitos do crime. No policiamento com bicicletas, o policial interage perfeitamente aom a comunidade, troca de informações, adquire confiança e com sua parceria combate as causas do crime.
O policial em bicicletas, possui uma mobilidade que cobre em média uma área de patrulhamento de dez policiais à pé, sendo assim, uma excelente opção para a crônica falta de efetivo.
Com a bicicleta, o policial possui a mesma ostensividade de uma viatura policial, pois ele está numa posição, na mesma altura ou mais alto que a viatura, sendo identificado de imediato pelo uniforme.
O caráter esportivo de modalidade, dá ao policial, um potencial muito grande de aproximação junto à comunidade, principalmente junto aos jovens e crianças.
Tentou-se em várias oportunidades, implantar esse tipo de policiamento e em várias regiões, no entanto, nunca houve trabalho científico que comprovasse sua eficiência, sendo que a partir de 1997, o assunto passou a ser objeto de estudos e monografias, notadamente em Minas Gerais.
Várias traduções de pesquisas e manuais de polícia foram consultados e algumas polícias dos países do 1º mundo já utilizavam o processo a cerca de 15 anos.
A modalidade pode ser chamada de "Policiamento com bicicleta" ou "Bike - Patrulhamento" e sua efetividade deu-se em 1998 quando o policial Marc Peron, da Real Polícia Montada do Canadá, ministrou aulas para vários policiais brasileiros de Belo Horizonte - MG e Bauru - SP.
Na cidade de Americana estamos lançando, na área da Avenida Brasil, tradicional cartão postal da cidade, que dispões de ciclovia e aglutina praticantes de ciclismo diariamente.
Para consecução do programa, que recebeu carta branca do comandante do Interior, Coronel Nagali, incentivo do comandante do Batalhão sediado em Americana, Major Andrioli, inclusive com possibilidadde de estendê-lo a outras cidades do presidente do CONSEB da Av. Brasil o parapsicólogo Ademir Dantas, e do Coordenador do Projeto, Vereador Décio Rosolen e a parte fundamental pelos doadores das bicicletas e entusiastas da implantação do projeto (Clube do Bosque, Klimes, Escola Politec, Saúde São Lucas, UNIMED e outros que estão se engajando por acreditar no projeto).
Toda mudança causa uma certa estranheza, e ela deve ser conduzida de maneira científica e com profissionalismo.
O processo ded Bike - Patrulhamento apesar de novo no Brasil, possui mais de 20 anos nos EUA e Canadá. Nenhum projeto está pronto ou terminado, ele será avaliado e mudado para acompanhar as tendências e ser mais eficaz. Mostramos as formas pioneiras desta experiência e esperamos contar com todos dentro do espírito da Polícia Comunitária para melhoria desta nova proposta.

  

Bauru: Policiais de São Paulo em treinamento na cidade.
Bicicletas em ação com a Polícia Montada do Canadá.
Policiais com bicicleta em Montevidéu (Uruguai).


Confiram mais alguns exemplos de uso de bicicleta, para patrulhamento:

Bike Patrulhamento - Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Luiz Jacobs/Ncom_PML
Bikes Para Patrulhamento - Guarda Municipal de Londrina 

Bikes Usadas Pela Guarda Civil de Botucatu Para Patrulhamento

Fonte: Sites Diversos da Internet.

CONVITE

Convidamos você, para se juntar a nós no nosso próximo Pedal Noturno que acontecerá amanhã, dia 27 de junho, com concentração a partir das 19h e saída pontualmente as 19h20m da Travesa Siqueira Campos no bairro do Centro. (em frente da loja DR Bike). Passeio realizado dentro do Perímetro Urbano. este passeio ocorre todas as quartas-feiras.
Desde já aproveitamos a oportunidade para convidar você também para participar do nosso Pedal Noturno que acontece todas as sextas-feiras saindo do mesmo local e horário. Com destino a nossa Zona Rural.

Por: Geovane Bezerra









24 de jun. de 2012

TRILHA DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS 24/06/12 - FOTOS


Hoje, dia 24 de junho de 2012, foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita rumo ao Distrito de Serra dos Ventos. Foi a primeira trilha do Inverno, estação que começou no último dia 20. Foram 38,01 Km de muita aventura e belas paisagens. A saída se deu as 07h da Travessa Siqueira Campos no Centro e teve o seguinte roteiro: IDA – PE 166, Sítio Inhumas, Serra da Macambira, Sítio Pocinhos, Sítio Porfírio, Serra da Balança, Sítio Balança, Vila do Socorro, Distrito de Serra dos Ventos. VOLTA – Sítio Serra dos Ventos, Sítio Pontes, PE 166, Serra da Piaca, Sítio Olho D`Água do Tatu, Sítio Pascoal, Sítio Muquém e Sítio Travessão, com chegada na Praça dos Motoristas no bairro do São Pedro. Uma trilha que teve um percurso considerado médio, mas com um bom grau de dificuldade. Participaram os seguintes ciclistas: Amaro, Bodocó, Geovane e o estreante Guilherme “o anônimo”. Confiram as fotos e fiquem desde já convidados para as próximas. Após as fotos confira um pouco da história do Distrito de Serra dos Ventos.

Trilha Distrito de Serra dos Ventos - Via Sítio Porfírio
Fotos no Local da Concentração e da Saída
 

Fotos na PE 166 -  Sítio Inhumas / Manutenção na Bike de Amaro







Fotos na PE 166 - Serra da Macambira








 Fotos no Sítio Pocinhos




  


 Fotos no Sítio Porfírio












Fotos na Serra da Balança / Sítio Balança
























































Fotos no Sítio Piaca  














Fotos na Vila do Socorro










Fotos na Pedra da Boa Vista






















Fotos do Condomínio Próximo da Pedra da Boa Vista


Fotos da Pista de Motocross de Serra dos Ventos



Fotos no Distrito de Serra dos Ventos




Fotos na Sede do Distrito de Serra dos Ventos / Manutenção na Bike do Guilherme







Fotos na Sede do Distrito de Serra dos Ventos





Parada Para Lanche na Sede do Distrito - Refresco de Coco de Primeira Qualidade




 Fotos em Frente da Igreja de São Vicente Férrer - Padroeiro de Serra dos Ventos


Fotos no Sítio Serra dos Ventos 






Fotos no Sítio Pontes



Foto na Vila do Socorro  
Você consegue entender o que está escrito?

Fotos na Serra da Piaca / Sítio Piaca




Fotos no Sítio Olho D`Água do Tatu









Fotos no Sítio Pascoal


Fotos no Sítio Muquém








Foto no Sítio Travessão

O encerramento da trilha se deu na Praça dos Motoristas no bairro de São Pedro, mas não foi possível registar com fotos a mesma. Deixem comentários.

Fotos e Texto: Geovane Bezerra

História do Distrito de Serra dos Ventos

Imagem Aérea do Distrito de Serra dos Ventos

Serra do Vento antigamente era um sítio, existia um engenho que pertencia ao Sr. João de Deus.


Certo dia ele conversando com o Sr. Francisco Xavier e o Sr. Joaquim Gilberto surgiu a idéia de construírem uma capela uma capela para rezar, daí, o Sr. João de Deus e seus escravos juntamente com o Sr. Francisco Xavier começaram a construção no ano de 1810 e foi concluída em 1815 que hoje esta com 194 anos.
Depois foram construindo casas. Foi crescendo o comércio devido aos comerciantes das cidades vizinhas. O Pinto”, antes quando não havia casa a área era coberta por uma grande mata, altas montanhas, a beleza natural.

Aos poucos foi surgindo imigrantes e povoando o local. A principal rua era conhecida como Rua da Palha, porque as casas eram cobertas de palha. Onde existia um bonito mercado a moda indígena que era uma grande palhoça. Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”. Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje. Com a imigração dos portugueses começaram as construções de casarões com estilo barroco. A iluminação era com lamparina de gás. Em 1932, Serra dos Ventos passou a ser eletrificada por motor. O primeiro responsável a ligar o motor foi o Sr. Antônio João de Souza (Antônio Gavião). A Energia elétrica foi instalada no governo de Cid Sampaio no ano de 1965. Os meios de comunicação da época era o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). O carteiro era Antônio Benjamin.

Existiam vários engenhos fabricando rapadura sendo alguns deles movido a água, destacando-se o do Sr. Joaquim Beato, e o mesmo fornecia energia através de gerador. Nessa época havia mais de trinta casas de farinhas funcionando, com mandioca cultivada pelos agricultores do local. O primeiro padeiro a fabricar pães, bolos e bolachas, foi o Sr. Joaquim Caetano (Joaquim Bolacha). O artesanato destacou-se com os artesões da própria comunidade, por exemplo, a família Bravo, que faziam cestas, balaios e esteiras utilizando cipós e palhas de coco. E pessoas que também pessoas que trabalhavam com cerâmica fabricando panelas pra vender no próprio comércio. Nas décadas de 20 a 50 a principal atração da Festa de Reis era o reisado com o cavalo marinho e o pastoril. Nas festas juninas o coco-de-roda, o siri e quadrilhas, nas casas cantavam o folheto de cordel, na música destacavam-se as bandas de pífanos e harmônicos (sanfonas).

Na educação a primeira professora foi a senhora Antônia Torres Galindo que lecionou em um dos casarões. A primeira escola chamava-se Escola Típica Rural.


Na saúde era a medicina natural, com raizeiros da região destacando-se o enfermeiro Leonel Pimenteiro. E na religião eram padres e frades que vinham da cidade do Brejo da Madre de Deus para realizar as celebrações na Capela de São Vicente Férrer. E a primeira igreja Evangélica foi a Adventista dirigida por Zé Cadu. Serra do Vento foi cidade como consta no artigo Nº 3º datado em 04 de março de 1964, o prefeito era Hélio Leite Cavalcante.



Os primeiros vereadores foram João Carlos Mergulhão, Manoel dos Santos Cumaru e Amado Agra de Araújo. O distrito recebeu água encanada no ano de 1980, no governo de Marco Maciel, na gestão do prefeito José Fábio Galvão.


Serra dos Ventos está situado a 15 Km da cidade de Belo Jardim e fica a 200 Km da Capital pernambucana. Com aproximadamente 10.000 habitantes. O distrito é atendido por transportes rodoviários (toyotas e ônibus) pela Rodovia João Bezerra Filho PE 166 que foi construída na gestão do governo de Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho em 2002, na gestão do prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá, uma das obras mais importantes para a população de Serra dos Ventos, e que tem acesso a BR 232. Hoje o distrito se desenvolveu muito na área de educação, saúde, lazer, religião e o comércio também, por exemplo: micro empresas (fabricos de roupas), lojas, supermercados, lan houses, bares, clube (Stillus Dancing), farmácia, centro de artesanato, telefone residencial, curtidores de couro, agricultura, pecuária, engenhos e fabricação de vassouras.

A Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda, surgiu no governo de José Fábio Galvão, sendo inaugurada no dia 11 de setembro de 1981. A primeira diretora a dirigir a escola foi a Sra. Angelita Fortunato da Silva. Também estiveram a frente dessa escola Maria Assunção, Maria Angelita, Maria José e Atualmente Marcia, atendendo cerca de 1.100 alunos, com professores capacitados para uma melhor educação no ensino-aprendizagem.

As principais atrações possuem atrativos naturais convidativos entre elas: Corredeira da Espalhadeira (com pontos de banho). Barragem de Tabocas (Construída na gestão do governo Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho, e na administração do prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá em 2002). Barragem de Piedade, a qual abastece o distrito e povoados vizinhos. 

Festividades: Festa de Reis no mês de janeiro. Festa de São Vicente Férrer no mês de abril. São João na palhoça.

Na literatura poética, temos a professora Margarida Maria da Silva, os professores Robervânio Luciano, José Raimundo e Davi, um simples agricultor, entre outros, e na música, Edson Albuquerque cantor evangélico. O vereador José Alves Pinheiro administrou Serra dos Ventos por um bom período. Em seguida assumiu os Srs. Ginaldo José de Souza e João Amado de Araújo. E recentemente o vereador Fernando Austriclínio da Silva. A região de Serra dos Ventos por ser um brejo em altitude, possui duas regiões, ao norte e ao oeste se encontram diversos restos de Mata Atlântica que estão sendo explorados para o plantio de bananas, e nascentes de rios, ao leste e ao sul encontram-se uma característica das regiões semi-áridas onde se encontram plantas da Caatinga brasileira como chique-chique, mandacaru, macambira e palmas.


Colaboração: Adjanilso