26 de nov. de 2011

INICIANDO NA PRÁTICA ESPORTIVA


Exercitar o corpo é mais que necessário, é condição mínima para ter qualidade de vida básica. Sedentarismo custa caro, muito caro. Além das dores do corpo, dói feio no bolso.
Praticar um esporte é uma boa opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante.
Pedalar, andar e nadar são práticas esportivas com raras restrições para a prática. Mas, se tiver que partir do zero, comece a andar para criar uma boa e tranqüila base.
Qualquer que seja o esporte, para que só haja benefícios ao praticante é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e de preferência acompanhamento médico. Acompanhamento médico sempre é apropriado.
Pedalar uma bicicleta pode ser uma das maneiras mais suaves de se exercitar. É comum médicos recomendando pedalar para recuperação de seus pacientes. Praticamente não há contra-indicações.
Recomendamos a leitura de vários textos, revistas ou livros especializados sobre a modalidade escolhida. Para se iniciar em qualquer esporte é necessário entender de maneira muito clara algumas regras ou, do contrário, você estará colocando sua integridade em risco. Leia, procure orientação especializada, mantenha-se informado.
Normalmente há uma grande diferença entre um praticante de esporte amador e um atleta profissional. Em poucos esportes esta diferença é tão acentuada quanto no ciclismo. Há praticamente um abismo entre um excelente ciclista amador e um ciclista profissional. Evite qualquer nível de comparação.
Para alcançar os melhores resultados possíveis no esporte amador estabeleça metas para longo prazo. Os resultados provavelmente aparecerão bem mais cedo do que se espera, com diminuição de risco de lesões.
Nunca pratique ciclismo com equipamento inadequado:
Somos todos muito parecidos, mas não há dois corpos iguais, portanto é necessário buscar o próprio equilíbrio por meio de pequenas variações do que vale para o geral.
Regras básicas para todos:
Faça alongamento antes de iniciar sua pedalada. Use seu equipamento corretamente. Não vá além dos seus limites. Respeite para ser respeitado.Atenção e disciplina sempre. Nunca tenha vergonha de admitir que chegou ao seu limite e nunca queira evoluir a qualquer custo só para ser bem visto no grupo.
Limites e precauções:
Ciclismo é um esporte que pode envolver muito esforço físico e alta velocidade, o que torna certos limites e precauções essenciais para a segurança e integridade do ciclista. Então atenção para estas dicas:
a) Mantenha a sua bicicleta em perfeitas condições de uso, sempre!
b) Sua segurança no trânsito vem antes dos objetivos do seu treino.
c) Não acredite demais em suas habilidades ciclísticas. Beba o equivalente a um copo de água a cada 20 minutos.
d) Se necessário, faça pequenas paradas de descanso.
e) Alimente-se a cada hora com algo leve, evitando alimentos de difícil digestão.
f) Depois de qualquer refeição mais pesada, descanse um pouco.

Como todos puderam notar nós aqui demos um certo destaque ao ciclismo, mas você deve escolher o esporte que lhe for mais apropriado e que lhe proporcione mais prazer. O importante é sair do sedentarismo.


UTILIDADE PÚBLICA

ATENÇÃO!
Hoje dia 26/11/11 esta acontecendo em Belo Jardim 
O Dia "D" da Campanha de Vacinação Anti-rábica.
(Para cães e gatos a partir de (02) dois meses de idade)
Os postos de vacinação estarão funcionando das 08:00 as 17:00 horas.


Lembre-se que a RAIVA MATA e até o momento NÃO TEM CURA.
Então não deixe de levar o seu cão ou o seu gato para vacinar.
Existem vários postos de vacinação espalhados pela cidade.
Para se informar sobre os devidos locais ligue (81) 3411-1600.

 IMPORTANTE: Não mandem os animais por crianças para preservar a integridade física das mesmas e das demais pessoas que se encontram naquele local, principalmente cães de grande porte ou de raças perigosas.

Lembre-se que a responsabilidade por qualquer dano causado pelo seu animal é de sua inteira responsabilidade, seja responsável.

Caso você não tenha como levar hoje o seu animal para vacinar, você pode fazer isto de segunda a sexta na Secretaria Municipal de Saúde no horário das 07:30 as 13:30 horas.

 








25 de nov. de 2011

BICICLETAS EXÓTICAS

Pelo mundo a fora surgem inúmeros modelos de bicicletas digamos assim no mínimo diferentes, para não dizer exóticas. Pois bem, nas imagens abaixo vocês terão a oportunidade de conhecer algumas destas bicicletas que chamam a atenção não só por serem diferentes das bicicletas convencionais, mas pela criatividade dos seus idelizadores. 



















Agora que você já viu estas belas e diferentes bikes, quem sabe você também não se inspira e cria o seu modelo exclusivo. Invente, tente, faça você também uma bike diferente.

Fonte: curiosidadesnanet.com

19 de nov. de 2011

OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA PEDALADA

 

Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto. Seja o ciclismo urbano ou rural você vai ganhar saúde dando umas boas pedaladas por ai, então não fique ai parado só pensando como é ou como seria bom pra você. Entre em ação já.

Principais benefícios:

Diminuição do estresse - As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.


Fortalecimento do sistema cardiovascular - Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

Melhoria da lombar - O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam-se constantemente.

Benefício para os joelhos e todo o corpo - Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Além disso, as coxas e os glúteos endurecem mantendo o corpo mais saudável.

Auxilia o sistema imunológico - Os exercícios físicos estimulam o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.



Preparação necessária - Para você pedalar de maneira segura e obter todos os benefícios oriundo disto, faz-se necessário se tomar alguns cuidados como; fazer alongamentos prévios, trabalhando principalmente os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos. Aumente gradativamente a duração destes alongamentos.
Planejamento - Assim como outras tantas coisas do nosso dia a dia para usufruirmos ao máximo das nossas pedaladas faz-se necessário um pequeno mais bem elaborado planejamento. Planeje por exemplo a rota ou o destino, os equipamentos necessários a levar consigo, a sua hidratação durante a pedalada, etc.


Tempo de duração - O ideal é que você pedale no mínimo três horas por semana. Os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar. Veja abaixo o resultado de umas boas pedaladas de acordo com o tempo desenvolvido:
10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
60 minutos – Controlo de peso e ação antiestresse

Quanto maior o tempo dedicado a pedalada, maiores serão os benefícios obtidos.

Meio de transporte ecologicamente correto – Fazendo uso da bicicleta como meio de transporte você estará colaborando diretamente para a melhoria do meio ambiente e além disto você vai fazer uma boa economia no final do més
Considerações finais – Procure orientação médica antes de se dedicar a pratica de exercícios físicos ou mesmo de alguma atividade desportiva como no caso do ciclismo. Atenção mulheres, o número de mulheres ciclistas está aumentando gradativamente mas ainda é pequeno. Isto se deve a vários motivos entre eles um dos principais é o medo de ser a primeira (quando ainda não existem outras pedalando entre os homens), mas sempre há de haver alguma que vá tomar esta iniciativa e assim ajudar as demais a sair do sedentarismo que faz mal a todos (homens e mulheres).







16 de nov. de 2011

CUIDANDO COM CARINHO DA SUA BIKE


Bicicleta não dura para sempre, mas se você cuidar com carinho dela, com certeza ela vai durar muito mais tempo e não vai lhe causar grandes problemas, então que tal começar a pensar em cuidar de sua amiga de pedaladas; aquela que vai estar ao seu lado em qualquer estação (a sua bike). Existem pessoas que adoram fazer trilhas durante o verão porque normalmente neste período ocorrem chuvas fortes e elas costumas fazer muitos estragos nas estradas rurais o que para os trilheiros de plantão é ótimo, mas é preciso lembrar que para sua bike não te deixar na mão é necessário cuidar com carinho de sua bike. A primeira coisa que você deve fazer após a sua pedalada é lavar bem e com cuidado a sua bike, retirando o excesso de lama e terra com água corrente. A catraca, a corrente e a corôa devem ser lavadas com óleo dísel ou querosene, para isto faça uso de uma escova apropriada ou na falta desta use uma escova dental velha. Quanto ao quadro e a suspensão, estes devem ser lavados com uma esponja ou um pano macio para evitar prejuízos a pintura, lave com água e sabão. Após a lavagem enxugue bem a sua bike e de uma atenção especial aos seguintes componentes:

Cabos e conduítes
Com a chuva, os cabos podem enferrujar. Para evitar isso, você precisa secá-los e lubrificá-los. Solte os cabos. Os cabos de freio você consegue soltar abrindo os V-brakes. Puxe o conduíte para cima e aplique no cabo um óleo spray desengripante (WD-40), passe um pano para retira o excesso e aplique uma graxa própria para bicicletas. Faça o mesmo com os cabos dos câmbios dianteiro e traseiro. Para isso posicione o câmbio traseiro na menor catraca, deixando o cabo frouxo. Puxe o conduíte e aplique o desengripante e a graxa. Monte novamente os cabos e conduítes. Aperte os manetes de freio da sua bicicleta várias vezes para espalhar bem o óleo e a graxa. Se você não possui uma graxa adequada, em uma emergência pode-se usar apenas o desengripante.

 
Corrente:
Após lavar a sua corrente, seque-a bem e aplique um óleo spray desengripante (WD-40). Isso repele a umidade e evita que a corrente enferruje. Após esse desengripante aplique um óleo, de preferência um específico para bicicleta como “finish line”.

 

Cubos, movimento central e caixa de direção:
Também são afetados pela chuva mas não tão intensamente, a não ser que você entre num rio com a sua bike. Para esses componentes, eu sugiro que você procure um mecânico especializado, pois cada cubo tem um mecanismo específico, alguns são de rolamentos e você precisará de ferramentas específicas para desmontá-los, o mesmo pode ser dito para caixa de direção e movimento central. Se você pedala bastante em condições de chuva e lama, eu recomendo pelo menos uma revisão geral por mês. Entretanto, tomando esses pequenos cuidados com a manutenção e não percebendo maiores problemas com seus cubos, movimento central e caixa de direção, o prazo entre as revisões pode ser estendido.



É comum chegarmos das nossas pedaladas exaustos e por vezes não temos vontade de fazer outra coisa a não ser tomar um belo banho e relaxarmos em boa poltrona, mas para o que sua bike dure um bom tempo é necessário que você ache ao menos um pequeno espaço de tempo para ao menos jogue um pouco de água na bike para retirar o excesso de lama e passe um lubrificante spray na corrente e câmbios dianteiro e traseiro. Isso evita que os componentes enferrujem de um dia para o outro.






10 de nov. de 2011

10 PASSOS IMPORTANTES PARA TODO CICLISTA

1º Passo – Sempre proteja sua cabeça. Use sempre capacete:
Nunca pilote a sua bicicleta sem capacete, seja no deslocamento para o seu trabalho e principalmente se estiver praticando ciclo turismo ou outro tipo de atividade ciclística. Os capacetes são para os ciclistas porque podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85% das quedas mais sérias. É importante a escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça e que seja de boa qualidade.


2º Passo – Faça com que todos o vejam bem:
Procure usar sempre roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use coletes ou roupas com cores florescentes ou claras quando pilotar uma bicicleta, principalmente no período noturno e se você residir em cidades com muito trânsito.


3º Passo – Andar de bicicleta a noite, só quando necessário:
Pilotar uma bicicleta no período noturno requer atenção dobrada, além do perigo oferecido pelo trânsito ainda existem o mal estado de conservação das vias urbanas, então só pedale a noite se for realmente necessário e neste caso você deve levar em conta o seguinte:
a) Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
b) Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
c) Utilize tecidos ou materiais refletivos”não apenas brancos ou florescentes” especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
d) Dirija apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.
e) Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.



4º Passo – Mantenha-se sempre alerta:
Sempre procure por obstáculos no seu caminho. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista. Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.


5º Passo – Pedale sempre pelo lado coreto:
O caminho correto é à direita dos carros. Dirija do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você. Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não devem ter permissão para dirigir nas ruas sem supervisão de adultos. Crianças que tiverem permissão para dirigir nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro.


6º Passo – Observe bem o trânsito:
Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou intercessões de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma intersecção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.


 

7º Passo – Aprenda e respeite as leis de trânsito:
Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas. Lembre-se que um vez sujeito ao Código de Trânsito você responderá judicialmente pelos seus atos, então procure levar isto em conta e conhecer bem os seus direitos e deveres perante a lei.


8º Passo – Sinalizar sempre e não fazer uso de fones de ouvido:
Sempre sinalize e seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos. Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito. Se você sempre sinalizar vai evitar com certeza muitos aborrecimentos e se não fazer uso de fones de ouvido vai estar zelando pela sua própria vida.


9º Passo – Mantenha sua bicicleta sempre em bom estado de conservação:
É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado. Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando você pedalar. Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios. Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidão. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas. Dirija devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada será necessária maior distância para parar. As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o tempo todo. Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.

 

10º Passo – Mantenha a calma sempre:
Do mesmo modo que o trânsito afeta os motoristas, também afeta os ciclistas e é comum se perder a paciência e em muitos casos se partir para agressões verbais ou até mesmo para a agressão física. Antes de seguir por este caminho lembre-se que existe alguém a sua espera e que não vai ser só no trânsito que irão surgir fatores para fazer você perder a razão. Sei que é difícil mas lembre-se daquele velho ditado popular que diz, “quando um não quer, dois não brigam” e procure seguir o seu caminho em paz.