Você é
responsável por sua segurança. Esta afirmação é real, porém,
quando você resolve “enfrentar” o trânsito de nossas cidades, é
necessário, além de cuidados redobrados, informações e dicas de
como se portar, conviver e sobreviver a ele.
O primeiro passo, e
uns dos mais importantes, é SER VISTO pelos motoristas,
o uso de roupas com cores chamativas: branco, amarelo, verde claro,
vermelho, laranja, entre tantas outras, devem fazer parte de nossos
equipamentos de segurança.
Um ciclista responsável cuida não só da sua segurança, mas da segurança de todos que estão no pedal com ele e da segurança dos pedestres, que muitas vezes descuidados atravessam na frente das bikes, principalmente crianças e idoso.
Leia e releia o
texto abaixo quantas vezes forem necessário, sua vida poderá
depender destas informações.
Introdução
Este testo mostra à você algumas das várias
formas de você acidentar-se no trânsito, e propomos algumas
estratégias para se evitar isso. É uma tentativa de ir além das
recomendações normais de conduta nas ruas, que vão um pouco além
daquela de se usar um capacete e seguir as leis de trânsito. Pense um pouco: Usar um capacete não vai fazer
absolutamente nada para prevenir uma colisão ou ser atropelado por
um carro. Com certeza, capacetes podem ajudar você se você bater a
cabeça, e em geral é uma ótima ideia usá-lo. Mas a sua primeira
preocupação deveria ser como evitar ser atropelado ou bater!
Não confunda usar capacete com segurança ao pedalar.
Dicas Iniciais
Falar em seguir as regras não chega a ajudar
muito pois é obvio demais para ficar mencionando. O que você vai
encontrar aqui são vários cenários que podem não ser tão óbvios
assim. O problema com a mensagem "siga as leis de
trânsito" é que as pessoas podem pensar que é isso que
precisam fazer e acabou. Mas, seguir a lei não é suficiente para
manter você seguro; não por muito tempo! Aqui você tem um exemplo.
Uma regra de segurança geralmente aceita diz para sempre sinalizar
as suas mudanças de direção. Apesar de ser uma boa ideia, falta
dizer é que você deve estar em uma posição tal que o motorista do
carro veja que você está sinalizando para virar, podendo então
evitar bater em você! Se você estiver na posição errada na rua,
então você será um sério candidato a ser atropelado. Mesmo com
todos os seus sinais! Agora, vamos dar uma olhada nas situações que
mais geram acidentes com ciclistas, e conhecendo isso, aprender como
não ser atropelado nas pedaladas.
Acidente Tipo 1: O cruzamento à Direita
Esta é uma das situações mais comuns nas
colisões ou com maior potencial de colisão. O carro vem da direita,
(pode estar saindo de uma garagem ou de qualquer acesso). Perceba que
na verdade existem duas possibilidades de colisão aqui: Você pode
ser atropelado pelo carro, ou quando o carro cruzar a sua frente,
você bate no carro.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. Se vocë está pedalando à noite,
você TEM QUE usar um farol frontal. Isso é exigido por lei de
qualquer forma. Mesmo para suas pedaladas durante o dia, uma
brilhante luz branca, num modo de pisca vai tornar você muito mais
visível para os motoristas que poderiam de outro modo não te ver e
cruzar o seu caminho.
2. Buzine! Tenha uma campainha (a tlim-tlim
é ótima) ou uma buzina e use-a sempre que você ver um carro se
aproximando (ou esperando) à sua frente ou à sua direita. Se você
não tiver campainha ou buzina, então grite "BIKE !!!" ou
"OBA !!!" ou sei lá, DÁ UM BERRO ! . Você pode se sentir
meio deslocado por sair buzinando ou gritando por aí, mas é melhor
pagar esse mico do que ser atropelado...
3. Vá devagar! Se você não pode ter
contato visual com o motorista (especialmente à noite ou com carro
filmado, reduza a velocidade o bastante para você poder parar
completamente se for necessário. Claro, é um saco, mas é bem pior
bater.
4. Vá para a sua esquerda! Você notou que
no esquema acima, existem 2 linhas A e B. Você provavelmente está
habituado a pedalar em A, bem próximo da guia, porque você se
preocupa em ser atropelado por trás (e também porque o nosso CTB
determina assim...). Mas, dá uma olhada no carro. Quando o motorista
está olhando pra ver se tem trânsito, ele não está olhando na
linha A, na área mais próxima da guia. Ele está olhando para o
meio da rua, onde estariam os carros. Quanto mais a esquerda você
estiver (como na linha B por exemplo), é muito mais provável que o
motorista veja você. Há um outro benefício aqui: se o motorista
não ver você e inicia acelerando, você poderá ir ainda mais para
a esquerda, ou poderá aumentar a velocidade e se colocar fora do
caminho antes do impacto, ou ainda você poderá brecar (seus freios
TEM QUE estar sempre em ótimo estado). Pra resumir, isso dará a
você algumas opções. Por que se você ficar todo o tempo bem à
direita e o motorista acelerar, sua única saída será ir direto na
porta dêle!
Como sempre, você ganha uma coisa e perde outra.
Pedalando na direita você se torna invisível para o motorista à
sua frente nos cruzamentos, mas rodando mais a esquerda torna você
mais vulnerável para carros atrás de você. Sua posição real
poderia variar, dependendo da largura da rua, da quantidade de
veiculos, o quão rápido ou quão perto eles passam de você, e qual
a distância que você está do próximo cruzamento. Em ruas rápidas,
com poucos cruzamentos, você irá pedalar bem na faixa mais a
direita, mas em ruas lentas, com muitos cruzamentos, você se dará
bem melhor andando mais a esquerda.
Acidente Tipo 2: A "portada"
O motorista abre a sua porta bem na sua frente.
Você irá bater com tudo nela se você não conseguir parar a tempo!
Como evitar esse tipo de acidente?
Ande mais à esquerda!. Ande longe o bastante de
forma que você não vai bater em nenhuma porta se abrindo
inesperadamente. Você pode ficar preocupado em pedalar justamente na
linha dos carros, de forma que não poderão ultrapassar você tão
facilmente. Mas você tem muito mais probabilidade de ganhar uma
"portada" se andar muito perto dos carros estacionados, do
que ser atropelado por um carro que venha por trás e pode claramente
ver você.
Acidente Tipo 3: O Sinal Vermelho mortal!
Você pára à
direita de um carro que já está parado no farol vermelho. Ele não
pode ver você. Quando o verde abre, você sai na frente, e então
ele vira a direita, direto prá cima de você!
Mesmo um carro
pequeno pode ir pra cima de você, mas este cenário é especialmente
perigoso quando você pára ao lado de um ônibus ou de uma carreta.
Como evitar esse tipo
de acidente?
NUNCA pare na ZONA
CEGA.
Pare ATRÁS do carro
ao invés de parar ao lado dele, como no diagrama abaixo. Isso torna
você muito mais visível no trânsito em todos os ângulos. É
impossível para o carro atrás de você não vê-lo quando você
está diretamente na frente dele.
Outra opção é
parar ou no PONTO A do diagrama acima (onde o motorista do primeiro
carro pode ver você) ou no PONTO B, à frente do segundo carro, de
forma que o segundo motorista pode ver você claramente. So não é
uma boa idéia você parar ao lado do primeiro carro, você não vai
cometer esse erro parando na zona de sombra do segundo carro. Ele
também pode atropelar você.
Se você escolheu o
PONTO A, então fique esperto! Acelere rápido para cruzar a rua
assim que o VERDE abrir. Não fique olhando para o motorista para ver
se ele vai em frente ou vai virar a direita. Se você está no PONTO
A e ele vai virar, então você estará no caminho dele. Porque você
escolheria o PONTO A se você não estiver pronto pra cruzar a rua
assim que puder?
Quando o VERDE abrir,
simplesmente vá. Mas vá rápido! (Mas tenha certeza de não haver
carros ainda vindo da esquerda para completar o cruzamento ou algum
maluco passando pelo, agora, sinal vermelho pra ele!
Se você escolher o
PONTO B, então quando o VERDE abrir, não passe o carro à sua
frente. Fique atrás dele porque ele pode virar para à direita a
qualquer segundo. Se ele não virou na primeira à direita, ele pode
entrar numa garagem ou estacionamento em qualquer ponto à frente.
Não conte com as luzes de setas do carro. Como primeira regra,
assuma que elas nunca são utilizadas. Assuma que os carros podem
entrar à direita a qualquer momento. Portanto grave isso, NUNCA,
MAS NUNCA MESMO, ULTRAPASSE UM CARRO PELA DIREITA! Mas tente se
manter à frente do carro atrás de você até que você tenha
completado o cruzamento. De outra forma, ele poderá tentar
ultrapassar você caso pretenda também virar a direita. E aí já
sabe...ciclista ainda não conta!
Seja sempre muito cuidadoso ao passar pela direita de carros parados (não estacionados), à medida em que você se
aproxima de um sinal vermelho. Você corre o risco de ganhar aquela
"portada" de passageiros que saem do lado direito do carro,
para aproveitar a paradinha. Ou ser atropelado por algum carro que
sem aviso nenhum, decida de repente aproveitar uma vaga de
estacionamento no lado direito da rua. Se você também dirige, você
sabe que às vezes isso acontece certo?..
Acidente Tipo 4: O gancho de direita (parte 1)
Um carro ultrapassa você e então tenta virar
a direita diretamente há sua frente, ou em cima de você!
Eles pensam que você não está indo tão rápido
apenas porque você está numa bicicleta, então nunca ocorre a eles
que podem não ter te passado ainda. Mesmo que você tenha que frear
bruscamente para não bater, eles muito provavelmente nem perceberão
que fizeram alguma coisa errada. Esse tipo de acidente é muito
difícil de se evitar porque você não percebe nada a não ser no
último segundo, e aí não há muita coisa a fazer senão tentar se
safar como puder...
Como evitar esse tipo de acidente:
1. Não pedale sobre as calçadas. Quando
você vêm de uma calçada para cruzar uma rua, você está invisível
para os motoristas. Você estará apenas criando as condições para
um acidente quando faz isso.
2. Pedale mais à esquerda. Ocupando toda a
faixa torna-se mais difícil para os motoristas ultrapassar você; ou
virar na sua frente ou em cima de você, ou passar raspando por você.
Não se sinta constrangido em ocupar a faixa: se os motoristas não
ameaçassem a sua vida virando na sua frente, ou estão tirando
"fina" de você, então você não precisaria fazer isso.
Se a faixa que você está não é larga o suficiente para permitir
que os carros o ultrapassem com segurança, então você deveria
ocupar toda a faixa de qualquer forma. A posição na faixa é
discutida em mais detalhes logo abaixo.
3. Ao se aproximar de uma cruzamento de uma
olhada para trás, olhe antes de você chegar ao cruzamento, porque
quando você já estiver no cruzamento, você irá precisar prestar
muita atenção no que está à frente de você.
Acidente Tipo 5: O gancho de direita (parte 2)
Você está ultrapassando um carro que segue
bem lentamente (ou mesmo uma outra bike), pela direita, quando sem
aviso algum ele vira à direita em cima de você, tentando entrar
numa garagem ou na rua lateral.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. Não ultrapasse pela Direita.
Esse acidente é muito fácil de se evitar. Apenas NUNCA
ULTRAPASSE NADA PELA DIREITA! Se o carro à frente está a apenas
10 por hora, então você deve simplesmente reduzir a sua velocidade
também, mas deve ficar atrás dele. Ele eventualmente irá começar
a se movimentar mais rápido. Se isso não acontecer, passe pela
esquerda quando for seguro fazer isso. E ao fazer isso, chame a
atenção do motorista,acione a sua buzina (Tlim, Tlim...) ou então
grite "BIKE !!!" ou "OBA !!!" ou sei lá, DE
OUTRO BERRO !
Quanto for ultrapassar um ciclista pela esquerda,
anuncie claramente "ESQUERDA!!" (Naturalmente, será muito
menos provável eles irem para a esquerda de repente, sem olhar,
(pois eles poderiam ser atingidos pelo tráfego) do que fazerem esse
movimento para a Direita, para o seu destino). Se eles estão muito à
sua esquerda para que você possa ultrapassá-los com segurança,
então anuncie "DIREITA!!"
Se muitos carros estão parados no cruzamento,
então você pode tentar ultrapassá-los pela direita, mas com muita
cautela. Lembre-se que alguém pode abrir uma porta do lado direito
sem qualquer cuidado para sair do carro. Também lembre-se que se
você passa pela direita e o tráfego começa a fluir novamente, você
pode sofrer um Tipo 3 - O Sinal vermelho mortal!
Observe que quando você está seguindo um carro
em baixa velocidade, ande atrás dele, não na ZONA CEGA dele, à
direita. Mesmo que você não ultrapasse o carro pela direita, você
vai bater se ele virar à direita e você estiver muito perto dele.
Dê a si mesmo espaço suficiente para brecar caso ele pare ou vire.
2. Olhe para trás antes de virar a
direita. Aqui está a sua oportunidade de evitar se chocar contra
ciclistas que violaram a regra 1 acima e tentam te ultrapassar pela
direita. Olhe para trás antes de fazer o sinal de mão direita para
ter certeza de que nenhum biker está tentando ultrapassar você.
(Também lembre-se que ele pode estar vindo bem atrás de você na
calçada enquanto você (que sabe das coisas) vem pela rua).
Lembre-se: mesmo sendo uma falha do outro ciclista - que ao tentar
ultrapassar pela direita, arrisca uma colisão entre vocês, tenha
certeza de que o tombo não vai machucar menos por isso.
Acidente Tipo 6: O cruzamento à Esquerda
Um carro vindo em sua direção, vira à
esquerda bem na sua frente, ou em cima de você. Este acidente é
similar ao nº. 1 acima.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. Não pedale sobre as calçadas. Quando
você vem da calçada para cruzar uma rua, você está invisível
para motoristas que estão virando
2. Se você está pedalando a noite, use um
farol.
3. Use roupas claras ou mesmo faixas
refletivas mesmo durante o dia. Isso pode parecer um pouco estúpido,
mas bikes são pequenas e não são muito fáceis de serem notadas.
Roupas com faixas reflexivas em amarelo ou laranja fazem realmente
uma grande diferença, não economize nisso. APAREÇA!
4. Reduza a velocidade. Se você não
consegue contato visual com o motorista (especialmente à noite ou em
carros "filmados"), reduza a velocidade o bastante para que
você consiga parar totalmente se necessário. Claro, um grande
inconveniente, mas, evitando o acidente, você poderá continuar
fazendo o que gosta: pedalar!
Acidente Tipo 7: Sua Traseira! (parte 1)
Você, inocentemente se move um pouco para a
esquerda para contornar um carro estacionado ou qualquer outra
obstrução no seu caminho, e você é atingido por um carro vindo
atrás de você.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. NUNCA, NUNCA mesmo vá para a esquerda
sem antes dar uma olhada para trás. Alguns motoristas gostam de
passar pelos ciclistas a apenas alguns centímetros. Então,
movendo-se mesmo um mínimo para a esquerda de forma não sinalizada
ou imprevisível, põe você no caminho desse carro.
2. Nunca fique entrando e saindo na faixa
de estacionamento, mesmo que não haja carros estacionados. Ao invés
de ficar entrando e saindo (zigue-zagueando, direita esquerda), da
linha de tráfego, permaneça nela de forma consistente, uniforme e
previsível.
Acidente Tipo 8: Sua Traseira! (parte 2)
Um carro vem sobre você pela traseira. É
disso que muitos ciclistas tem mais medo, mas não é o tipo mais
comum de acidente (exceto talvez à noite, ou em trajetos de longa
distância, fora das cidades). Entretanto, é uma das situações
mais difíceis de se prevenir, uma vez que você não está a todo
instante olhando para trás. O melhor jeito de evitar isso é
planejar rotas por pistas largas, ou em pistas onde o trânsito seja
mais lento.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. Se você pedala no fim de tarde ou a
noite, tenha em sua bike, além de faixas refletivas, uma lanterna
traseira, VERMELHA, PULSANTE, não economize neste item. Alguns
estudos apontam que acidentes do tipo atropelamento por trás, e mais
comum entre 18:00 e 24:00hs, ou seja, o ciclista não estava
utilizando a lanterna.
2. Escolha ruas largas. Pedale por ruas nas
quais as faixas sejam largas o bastante para acomodar fácilmente um
carro e uma bicicleta, lado a lado. Dessa forma, o carro pode passar
rápido por você, mesmo quando ele não viu você! (acontece isso a
toda hora...)
3. Escolha ruas lentas. Quanto mais
lentamento o tráfego se desloca, mais tempo terá o motorista para
ver você. Pedale na sua cidade por vias secundárias, áreas
residenciais. (Se puder escolher entre o caminho mais curto e o mais
seguro, fique com o último !)
4. Utilize rotas secundárias nos finais de
semana. O risco de pedalar na sexta-feira ou no sábado à noite
é muito maior do que pedalar em outras noites porque todos os
bêbados estão dirigindo. Se você quer pedalar nos fins de semana à
noite, tenha certeza de utilizar rotas menos badaladas mas muito mais
seguras que as avenidas movimentadas. Claro, sempre com as luzes
certo?!
Acidente Tipo 9: Surpresa na Faixa!
Você está pedalando na calçada e cruza a rua
sobre a faixa de pedrestres, um carro vira a direita, direto em cima
de você! Os motoristas não esperam bicicletas sobre a faixa de
pedestres, então você precisa ser muito cuidadoso e evitar isso.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. Use um farol. Se você pedala a noite,
você tem que usar um farol. Como você já aprendeu, isso é Lei de
qualquer forma.
2. Reduza a velocidade. Vá devagar o
bastante para permitir que você pare totalmente, e sem problemas, se
isso for necessário.
3. Não pedale sobre a calçada em primeiro
lugar. Cruzar a rua de uma calçada para outra pode ser uma manobra
muito perigosa. Se você faz isso no lado esquerdo da rua, você se
arrisca a ser atingido como está no diagrama acima. se você faz
isso do lado direito da rua, você se arrisca a ser atropelado pela
traseira por um carro que tenha virado à direita. Você também pode
ser atingido por carros saindo de estacionamentos, garagens e etc..
Percebe? Esse tipo de acidente é dificil de se evitar, tornando-se
um forte motivo para você não pedalar sobre as calçadas. Uma outra razão para não pedalar sobre a calçada
é que você torna-se uma ameaça para os pedestres. Sua bike é uma
ameaça para pedestres como os carros são uma ameaça para você.
Finalmente, pedalar sobre as calçadas é ILEGAL. Se você, apesar de
tudo, quer pedalar sobre a calçada, seja MUITO cuidadoso,
especialmente nos cruzamentos. E esqueça qualquer coisa relativa a
ritmo, velocidade média, pista sem interrupção... Na calcada você
deve agir como um pedestre. mesmo estando de bike!
Acidente Tipo 10: Na Contra-Mão!
Você está pedalando na contra mão, no lado
esquerdo da rua. Um carro faz a conversão à direita a partir de uma
rua lateral ou garagem, direto em cima de você! Ele não viu você
porque ele estava olhando para o tráfego que vinha do lado esquerdo,
não do direito. Ele não tinha razão alguma para esperar que alguém
viria sobre ele do lado errado!
E pior, você poderia ser atingido por um carro
que viesse na sua direção. Ele tem menos tempo de ver você e fazer
alguma manobra para evitar a colisão porque ele está se aproximando
muito mais rápido do que e normal porque nesse caso (como se você
não soubesse), as velocidades se somam. E caso ele bata em você, a
força do impacto será bem maior pela mesma razão.
Como evitar esse tipo de acidente?
Pedale COM o tráfego, na mesma direção. Você é
parte dele! Não renuncie a isso!
Pedalar na contra-mão parece ser uma boa idéia
porque, em tese, você pode ver os carros que estão passando, mas
ELES NÃO. Veja as razões:
1. Carros que venham de garagens,
estacionamentos e ruas nos cruzamentos (á sua frente e à esquerda)
e que estão virando a direita na rua que você se encontra, não tem
porque esperar tráfego vindo para eles na direção contrária. Eles
não vêem você e irão acelerar direto em cima de você.
2. Como você vai fazer para viar a direita
quando precisar? Vai no mínimo ter que quebrar umas 15 regas de
trânsito e toda a imagem que o movimento em favor do ciclista tenta
construir.
3. Carros irão se aproximar de você a uma
velocidade relativa muito maior. Se você está indo a 25 km/h, então
um carro vindo por trás de você a 60, estará se aproximando a uma
velocidade relativa de 35 km/h. Mas, se você está indo na
contra-mão, o carro vai se aproximar de você a uma velocidade de 85
km/h. Algo como 250% MAIS RÁPIDO ! Nessas condições, tanto você
como o motorista não terão tempo pra reagir. E se a colisão
acontecer, as coisas tenderão a ser 10 vezes piores para você.
. Pedalar na contra-mão é ILEGAL e você
deveria ser multado por isso. Bruce Mackey disse que 25% dos
acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na
contra-mão (parece que lá também tá cheio de obtusos).
5. Existe uma possível exceção para
pedalar na contra-mão. Quando você está pedalando em estradas sem
acostamento. Isso pode ajudar pois você tem condição de ver o que
está vindo no sentido contrário. Comparado com a situação nas
cidades, essas estradas oferecem menos espaço a ser repartido entre
bicicletas e os outros veículos. Nesse caso, pedalar na contra-mão
permite a você escapar para a esquerda caso perceba que um motorista
não viu você. Você não terá o risco de cair no caso 1 acima pois
o tráfego lateral é raro, e o caso 2 é evitado porque você está
pedalando ao longo de uma estrada e não virando à direita.
O tráfego nessas estradas tende a ser esparso, o
que permite a você - com alguma habilidade - mudar para o lado
"correto" da pista quando se aproximar um carro vindo pela
frente.
EM RESUMO
Evite ruas movimentadas
Um dos maiores erros que as pessoas fazem quando
iniciam suas pedaladas é utilizar exatamente as mesmas rotas que
eles usam quando estão dirigindo. Normalmente é melhor pegar ruas
com menos carros e trânsito mais lento. Claro, os ciclistas tem o
direito de andar onde quiserem, mas isso será um pequeno consolo
quando você estiver morto! Considere a seguinte estratégia: Se você
analisar direito, na maioria dos casos, você poderá rodar através
de ruas secundárias para ter acesso a todos os lugares que quiser,
apenas cruzando as ruas e avenidas movimentadas, ao invés de pedalar
nelas.
Mantenha as Luzes ligadas!
Muito óbvio? Bem, se é assim tão óbvio, então
porque a maioria dos ciclistas noturnos pedalam sem luzes? As lojas
de bici vendem lanternas traseiras com pilhas por um preço bastante
razoável. A melhor opção é a que mostra luz pulsante e tem
baterias recarregáveis. A carga costuma durar mais de 15 horas. (As
comuns, com luz não pulsante, costumam durar não mais que algumas
horas). O segredo da vida longa das baterias é que utilizam LED`s,
ao invés das lâmpadas incandescentes normais.
Pedale como se você fosse invisível
Assuma que os motoristas não sabem que você está
ali e pedale de tal forma que eles não vão atropelar você, mesmo
que eles de fato não o estejam vendo. Você não deve tentar SER
invisível, você está tentando fazer isso independente dos
motoristas verem você ou não. Se você pedala de tal forma que os
motoristas TEM QUE ver você para poderem agir e evitar te atropelar
(exemplo, reduzindo a velocidade ou mudando de faixa), isso quer
dizer que eles com certeza irão bater em você caso eles não o
estejam vendo! Mas se você estiver fora do caminho deles, então
você não será atropelado mesmo que eles não tenham percebido a
sua presença.
Já em vias muito rápidas, os carros terão menos
tempo para ver porque eles estão se aproximando muito rápido. Você
deve evitar essas vias rápidas como primeira estratégia, caso seja
possível, a menos que ela tenha largura suficiente para carros e
bikes andarem lado a lado. E se alí tiver esse espaço todo, então
nessas vias rápidas você pode praticar a "invisibilidade"
pedalando na sua extrema direita. Se você está longe o suficiente,
na faixa à direita, você não estará ocupando a faixa dos carros,
então eles passarão e não irão atingir você, mesmo que nunca
tenham visto você. (Excessões em pedalar na extrema direita estão
comentadas abaixo)
Veja este exemplo: É uma boa idéia sinalizar que
você vai virar a esquerda, mas a melhor idéia é fazer a sua
manobra à esquerda quando e onde não hajam carros atrás, os quais
poderiam fácilmente atingi-lo enquanto você pára e espera para
fazer a manobra.
Imagine a cena: Você vem rodando no meio da rua,
levanta o seu braço e pára, esperando pra entrar a esquerda, e
contando com que o pessoal atrás de você esteja vendo tudo isso e
também parem seus carros. Porque se eles não pararem, você estará
em sérios problemas.
Naturalmente, nós não defendemos passar em
faróis fechados, mas se você é o tipo de pessoa que faz isso,
então aplique o principio da invisibilidade quando decidir se vai
avançar: Pergunte-se: Se eu fosse invisível, eu poderia ser
atropelado por algum carro que esteja cruzando também? Se a resposta
é SIM, então não faça isso! Nunca fique numa situação na qual
um carro tem que reduzir a velocidade pra não pegar você! Seja num
sinal fechado pra você ou não. Lembre-se quanto mais você confiar
que os motoristas estão te vendo e irão evitar atingir você,
maiores serão as chances de que eles irão te atropelar!
Reforçando: Você não está tentando se
tornar invisível, você está apenas pedalando com a premissa de que
os carros não nunca vêem você. Claro que você ESPERA que eles o
vejam, e você inclusive deveria ajudá-los nisso. (Aí está a razão
de você ficar louco da vida quando eles atravessam com o carro no
seu caminho, com você todo o tempo achando que ele viu você), e
também explica porque você e sua bike deveriam se destacar feito
uma árvore de natal - farol frontal branco e luz vermelha na
traseira - tudo piscando, dia e noite!
Existem exceções para a estratégia de pedalar
como se você fosse invisível. Por exemplo, frequentemente você irá
precisar ocupar toda a faixa do trânsito ao invés de pedalar na
extrema direita, conforme as razões que vou mencionar na próxima
seção.
Ocupe a faixa toda quando for necessário
Apesar de você com maior frequência preferir
pedalar na extrema direita para ficar fora do caminho dos carros que
passam por você, frequentemente é mais seguro ocupar toda a faixa,
ou pelo menos mover-se um pouco mais para a esquerda. Como você viu
no "Acidente Tipo 1" acima, indo um pouco para a esquerda
permite que carros que estão nos cruzamentos vejam você melhor. Da
mesma forma, você devera ocupar a faixa se os carros estão
ultrapassando você perto demais. Isso requer que os carros que vem
por trás vejam você e reduzam a velocidade ou passem para outra
faixa. Então, de novo, se você está num tipo de rua onde você tem
carros formando filas atrás de você ou estão constantemente
mudando de faixa para evitá-lo, você provavelmente está na rua
errada e deveria encontrar uma rota alternativa menos problemática.
Por outro lado, é perfeitamente legal para você
ocupar uma faixa, quando andar junto à extrema direita for
impraticável. Aqui algumas situações onde andar no lado direito
torna-se impraticável:
1. Os carros estão passando por você
muito próximos. Se a faixa é muito estreita para os carros a ponto
de arriscar a sua segurança, então mova-se para a esquerda e ocupe
a faixa toda. Andar espremido pelos carros é muito perigoso.
2. Carros estão estacionados na faixa
direita da pista. Se você pedala muito perto desses carros, você
corre o risco de levar uma porta no peito se alguém abrir a porta
para sair de um carro desses. Vá para a sua esquerda!
3. Você está no meio de uma área com
tráfego intenso e com muitas saídas laterais (garagens, ruas
laterais). Carros vindo da sua direita e virando à esquerda não
verão você porque estarão olhando para o tráfego no meio da
pista, não na extrema direita da pista. Vá para a sua esquerda!
Veja o diagrama Tipo 1 lá no início.
A essas alturas, você que está prestando
atenção, percebeu que existe risco tanto para pedalar na sua
extrema direita como para ocupar a faixa inteira. Se você quer uma
regra fácil de ser entendida, não será sobre esse assunto. (Mas
não diga que isso tudo é bobagem, pois, muitos dos outros conceitos
que mencionamos na lista TOP 10 acima funcionam 100% das vezes). Se
você pedala todo o tempo pela direita, você corre o risco da
"portada", e você vai dificultar as coisas para os carros
poderem ver você nos cruzamentos. Mas, se você ocupar toda a faixa,
você será atingido por um carro que venha por trás mas sem notar
você. Para melhorar a sua visibilidade quando você ocupar toda a
faixa, esteja brilhante como a árvore de natal e prefira as ruas
vizinhas sempre que isso for possível. Os carros provavelmente
estarão andando mais lentamente e irão se aproximar de você também
mais lentamente, dando mais tempo pra verem você.
Pedestres que cruzam o caminho
Pedestres que cruzam o caminho do ciclista, na
maioria das vezes termina em acidente. Às vezes por distração, por
calcular mal a distância e a velocidade, ou mesmo por não verem o
ciclista o pedestre acabam colidindo com a bicicleta.
Fique atento às reações do pedestre, se ele não
viu você o correto é diminuir a velocidade e tocar a campainha
(obrigatória) ou mesmo gritar alto, algo do tipo "bicicleta",
"bike", "cuidado!" para chamar atenção da
pessoa. Em trechos com muita aglomeração (escolas, hospitais,
eventos, supermercados) o mais prudente é manter a velocidade baixa
e redobrar a atenção.
Importante: Ao passar por uma fila de
carros parados, cuidados com pedestres que saem da calçada para
atravessarem a rua. Olhe bem à frente e esteja pronto para frear
rápido se necessário.
Fontes de Pesquisa:
-
HOJE TEM PEDAL NOTURNO(TRILHA)Concentração: A partir das 19h Saída: Pontualmente as 19h20m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Venha pedalar conosco e convide mais um.Junte-se a nós desta trilha que vai passar por lugares com belíssimas paisagens.Concentração: A partir das 06h Saída: Pontualmente as 06h30m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Venha pedalar conosco e convide mais um.
Domingo dia 28/07/12 serão realizadas DUAS TRILHAS simultaneamente.
Uma com destino ao município de Brejo da Madre de Deus e a outra com destino ao Povoado de Santa Luzia aqui mesmo em Belo Jardim. Concentração: A partir das 06h Saída: Pontualmente as 06h30m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Junte-se a nós e convide um amigo ou um familiar, vai ser bem legal.
No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, estaremos realizando o nosso primeiro passeio ciclístico, para ajudar na divulgação do nosso clube e do ciclismo belojardinense. Participe, traga seu filho, convide seus amigos e familiares. Não haverá inscrição e nem pagamento de taxa. Ao final, sorteio de brindes entre os participantes do passeio. Saia da rotina de maneira saudável e divertida.
Concentração: A partir das 16h Saída: Pontualmente as 16h30m Local: Praça Dom Luiz (Praça dos Correios) - Centro Destino: Ruas e avenidas da nossa cidade.
Postado por: Geovane Bezerra
parabéns Geovane, por mais esta matéria.
ResponderExcluirRMS MODA ESPORTIVA
Amaro Neto
Quantos Km essa trilha?? o Santuário de Nossa Senhora das Cabeças!
ResponderExcluirAbs...
A trilha é uma trilha considerada de baixo nível de dificuldade e de percurso médio, mais ou menos 30 Km, mas é bem gostosa de ser percorrida. Não desanime, junte-se a nós.
ResponderExcluirPessoal vocês estão de parabéns. Não é todo dia que temos um blog, seja lá do que for, que não parta para apelos políticos para crescer e o de vocês está rigorosamente tratando de assuntos referentes as vossas atividades a ao ciclismo como um todo e é disto que estamos necessitando; de pessoas sérias que façam algo sério e que tenham a coragem de compartilhar com o próximo. Parabéns a todos e parabéns ao rapaz responsável pela matéria, realmente o conteúdo é de fundamental importância para nós ciclistas.
ResponderExcluirHá... então dá pra mim ir com minha bike velha hehehe!! Jurandir ñ vai Geovane??
ResponderExcluirAbs..
É Juarcy o mano não foi e está meio ausente do pedal já há algum tempo. Quanto a sua bike "velha" pode comparecer no próximo pedal numa boa. O importante é ela está em boas condições e isso você já sabe. Não é? Um abraço e deixe de pregiça.
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