A
viabilidade do uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil, em
substituição ao carro, ainda é um desafio para as autoridades do
setor de transportes.
Diferentemente
de países europeus, como Suécia, Dinamarca e Holanda, onde as
bicicletas integram o sistema viário e funcionam como fator
importante para a mobilidade urbana, no Brasil o ato de pedalar ainda
permanece mais associado ao lazer e ao esporte.
Prefeitura
de Joinville (SC)
Terminal
central de Joinville, conhecida como a cidade das bicicletas.
Enquanto
a legislação não avança para promover mudanças de hábito na
população, iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro, comemorado
hoje, servem para promover uma reflexão sobre os problemas causados
pelo uso intenso de carros, sobretudo nos grandes centros urbanos.
O
Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades
da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se
espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos
cinco continentes. Os organizadores estimulam os motoristas a deixar
os carros em casa nesse dia e experimentar outros meios de
transporte, especialmente a bicicleta.
Investimento
Para o coordenador do movimento Pedala Brasília, Ronaldo Alves, enquanto não houver investimentos em infraestrutura cicloviária, muitas pessoas nunca terão a chance real de pensar na bicicleta como opção de transporte. “Há um grande número de pessoas que já utilizam a bicicleta como meio de transporte e um outro grande número que não a utiliza por não encontrar condições favoráveis para fazê-lo”, afirma. “Precisamos mudar o foco e pensar também nas necessidades de locomoção da pessoa que não pode comprar carro”, completa.
Para o coordenador do movimento Pedala Brasília, Ronaldo Alves, enquanto não houver investimentos em infraestrutura cicloviária, muitas pessoas nunca terão a chance real de pensar na bicicleta como opção de transporte. “Há um grande número de pessoas que já utilizam a bicicleta como meio de transporte e um outro grande número que não a utiliza por não encontrar condições favoráveis para fazê-lo”, afirma. “Precisamos mudar o foco e pensar também nas necessidades de locomoção da pessoa que não pode comprar carro”, completa.
Na
Câmara, pelo menos uma dezena de projetos de lei em tramitação
trata de incentivos ao uso da bicicleta como meio de transporte.
Entre essas propostas está o PL 6474/09,
do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta
Brasil. Atualmente, um programa de mesmo nome já é desenvolvido
pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana (Semob) do
Ministério das Cidades – mas apenas com caráter
educativo-informativo.
Segundo
o autor, a ideia do projeto é aproveitar as diretrizes do programa
em andamento, dando a ele força de lei. A proposta estabelece que
todas as cidades com mais de 20 mil habitantes deverão incluir as
medidas previstas no Programa Bicicleta Brasil na concepção de seus
planos diretores. O projeto, que tramita em caráter
conclusivo,
já foi aprovado por duas comissões e precisa ser votado por mais
duas. Depois, irá para o Senado.
Prefeitura
do Rio de Janeiro
Ciclovia
no Rio de Janeiro, cidade com maior malha cicloviária.
“Queremos
fazer com que todas as cidades que constitucionalmente já devem
constituir seus próprios planos diretores também sejam levadas a
pensar em projetos alternativos de mobilidade urbana, especificamente
a ampliação da infraestrutura de ciclovias e de ciclofaixas”,
afirma Martins.
Infraestrutura
A implantação de sistemas cicloviários compreende ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários, paraciclos, assim como a sinalização adequada e a elaboração de normas e campanhas educativas que estimulem a adoção e a utilização segura desse meio de transporte.
A implantação de sistemas cicloviários compreende ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários, paraciclos, assim como a sinalização adequada e a elaboração de normas e campanhas educativas que estimulem a adoção e a utilização segura desse meio de transporte.
O
deputado também destaca que outra inovação do projeto é a
previsão de fontes de recursos para financiar os investimentos.
Conforme o texto, 15% do valor arrecadado com multas de trânsito
será utilizado para financiar projetos ligados ao Bicicleta Brasil.
Além disso, o programa terá outras fontes de financiamento, como a
Cide-combustíveis.
Política
de Mobilidade Urbana
Outra proposta ligada a alternativas de transporte tramita no Congresso desde 2005 e institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PL 694/95 e apensados). O projeto, que prevê prioridade para o transporte público coletivo e para os meios não motorizados, foi aprovado pela Câmara em maio do ano passado e atualmente aguarda a análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
Outra proposta ligada a alternativas de transporte tramita no Congresso desde 2005 e institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PL 694/95 e apensados). O projeto, que prevê prioridade para o transporte público coletivo e para os meios não motorizados, foi aprovado pela Câmara em maio do ano passado e atualmente aguarda a análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
Reportagem
– Murilo Souza
Edição - Wilson Silveira
Edição - Wilson Silveira
Fonte:
WWW.camara.gov.br
NO PRÓXIMO FERIADÃO VENHA PEDALAR CONOSCO
Este pedal é indicado para pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Só será exigido o uso de equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc) para os ciclistas membros do clube, mas caso algum dos os demais ciclistas não tenham estes equipamentos pode participar mesmo assim, contudo quem possuir algum destes equipamentos deve fazer uso deste (s) para sua segurança.
Por: Geovane Bezerra
Eu costumava andar bastante de bicicleta pelas ruas da minha cidade, mas depois que comprei o carro confesso que nunca mais pedalei. Visitei o blog de vocês por acaso outro dia quando estava fazendo uma pesquisa para um trabalho escolar do meu filho sobre ciclismo e saúde e desde então sempre que me sobra um tempo eu dou uma olhadinha. Quero parabenizar ao gerenciador do blog e sua equipe pela qualidade das postagens e pelo respeito para com nós que estamos do outro lado da rede. Saibam que as belas imagens postadas nas diversas matérias deste blog me inspiraram e já mandei fazer uma manutenção geral na minha bicicleta e comprei uma para a minha esposa e outra para a minha filha e se tudo der certo já a partir do próximo mês voltarei a dar minhas pedaladas pelos parques que aqui existem. Obrigado por terem despertado em mim o ciclista que andava adormecido. Voltarei a postar comentários mais adiante.
ResponderExcluirWashington, ficamos muito felizes em saber que conseguimos resgatar/reacender as chamas de mais um ciclista.
ResponderExcluirNosso maior objetivo é incentivar o uso das bicicletas e o estamos conseguindo.
Grato pelo seu comnentário.
RMS MODA ESPORTIVA
Amaro Neto
(81) 3726-3752
Com o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte, principalmente nas grandes cidades faz-se necessário educar estes novos ciclistas que estão sendo introduzidos neste nosso trânsito caótico. É preciso conscientizar a todos que a responsabilidade no trânsito não é dos motociclistas e motoristas mas sim de nós ciclistas e até dos pedestres. Cada um fazendo a sua parte e agindo com responsabilidade todos saem ganhando. Neste sentido associações,grupos ou clubes de ciclismo (formais ou informais como o de vocês) é de extrema importância neste papel de educar, primeiro dando o exemplo e depois instruindo os novos membros para que estes saibam se portar tanto quando estiverem pedalando pelo campo como quando estiverem enfrentando o transito do lugar onde moram. espero que vocês se mantenham unidos e humildes.
ResponderExcluirCaro Arlindo para nós é uma questão de honra orientar não só os novatos no grupo mas todos que por ventura nós temos oportunidade de conversar e também os membros mais antigos pois, nem sempre tempo de pedal quer dizer muito conhecimento, estamos sempre aprendendo e por isso mesmo é nossa obrigação repassar isto a cada um para que assim quando estivermos pedalando nas ruas ou nas no campo possamos realmente darmos exemplo.Obrigado pelo acesso e pelo comentário.
ExcluirÉ bom saber que nossos representantes lá em Brasília e nas câmaras estaduais espalhadas Brasil a fora estejam se preocupando em criar leis em favor do uso da bicicleta e dos ciclistas, mas é necessário que se invista pesado em educação e também que se faça uma reforma decente no nosso Código Pedal, porque leis existem muitas e algumas delas muito boas, mas respeito a estas leis é o que mais vemos e punição muito pouco. Parabéns a todos por se manterem sempre em ação e cuidando da saúde do nosso planeta.
ResponderExcluirMeu caro amigo Marcos, antes de mais nada quero lhe convidar a pedalar conosco e depois lhe agradecer o acesso e o comentário. Olha eu concordo com você, pois nós brasileiros de um modo geral costumamos reclamar muito das nossas leis, mas a verdade o que está faltando mesmo é cumprimento e punição severa para mudar as coisas.
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