Nesta postagem explicaremos
como você pode escolher o pneu para a sua mountain bike. A
escolha não se baseia apenas na qualidade do pneu e na sua
função, mas também no preço, na durabilidade e, é claro, no
seu gosto pessoal.
Hoje
em dia os pneus estão cada vez mais específicos e alguns modelos
chegam a ter sua durabilidade reduzida para proporcionar mais
desempenho em competições. Daí a necessidade de se ponderar os
benefícios de cada modelo.
Já
existem pneus sem câmara para mountain bike, mas eles só podem
ser usados com aros específicos e ainda são mais caros que os
convencionais. Sua principal vantagem é a diminuição dos furos,
pois a maioria dos furos em trilhas acontece pela chamada mordida
de cobra ("snake bite"). Este tipo de furo acontece no
choque entre o aro e o solo, espremendo a câmara entre os dois,
deixando 2 furos lado a lado. Por isso sua analogia com a cobra.
Existem
2 tipos de pneu com câmara para mountain bike:
1.
As medidas
Os
pneus de mountain bike, exceto raras exceções, possuem a medida
de diâmetro 26 polegadas (escreve-se normalmente 26"). Quer
dizer que o diâmetro interno do pneu (e do aro) tem
aproximadamente 66 cm. As exceções ficam por conta de alguns
modelos de cicloturismo (27"), algumas bicicletas híbridas
como a Bad Boy Scalpel da Cannondale (que usa pneu 700) e alguns
protótipos como o que a Gary Fisher estava testando há pouco
tempo (29") mas parece ter desistido.
A outra medida usada num pneu de
mountain bike é sua largura, também em polegadas. Os pneus
variam de 1.0" (para asfalto) a 2.7" (para downhill). É
muito importante tomar cuidado com esta largura porque existem
quadros que não suportam as medidas maiores e seu pneu pode
raspar no quadro. Para ter certeza, consulte o manual da sua
bicicleta e da sua suspensão para saber a largura máxima do
pneu. Os aros para os pneus de downhill também são maiores e
mais reforçados, por isso é preciso usar peças compatíveis.
As medidas do pneu, bem como sua
pressão recomendada e sua direção de uso estão impressas na
lateral e devem ser entendidas assim:
26
x 1.9 (diâmetro
do aro x largura do pneu)
De
uma maneira geral, podemos organizar os pneus e suas respectivas
funções como mostrado na tabela abaixo:
Se
você já escolheu o tipo de pneu que vai comprar, mas está em
dúvida quanto à largura, basta seguir a regra: quanto maior o
pneu, maior sua tração (portanto resistência à rolagem), maior
seu conforto e resistência aos impactos. Por exemplo:
Você
escolheu comprar um pneu para asfalto e quer saber se compra o
1.0" ou o 1.6". Os pneus 1.0" são
ótimos para asfaltos sem buracos, mas eles passam a ser
desconfortáveis no menor sinal de buracos. Dependendo do seu
estilo de pilotagem eles correm um sério risco de furar e até
amassar o aro. Já os pneus 1.6" são mais
confortáveis, mais resistentes a furos e mais seguros nas curvas,
mas obrigam o ciclista a fazer mais força no pedal. Resta saber o
que é mais importante para você e escolher entre eles ou um
intermediário (1.2" por exemplo).
2.
A pressão
Como
já dissemos anteriormente, a pressão recomendada para o pneu vem
impressa na sua lateral. Não se deve ultrapassar o limite
inferior da pressão para evitar furos, nem ultrapassar o limite
superior para evitar que o pneu estoure.
A
unidade comumente usada para pressão é a "libra-força por
polegada quadrada" (Lbf/pol2),
ou em inglês "pound square inch" (P.S.I.). No Brasil,
as pessoas se acostumaram a dizer apenas "libras", que
na verdade é unidade de massa (assim como o kg). Apesar de
errado, é assim que a maioria dos ciclistas chamam esta unidade e
é como a trataremos aqui também. Normalmente a lateral dos pneus
recebe uma inscrição como no exemplo abaixo:
"recommended
pressure: 35-65 P.S.I." ou
"keep
inflated: 35-65 P.S.I."
Alguns
compressores de postos de gasolina possuem uma outra escala na
unidade BAR. Tome o cuidado de não usar esta escala, pois ela é
bem diferente do P.S.I. e você pode estourar o pneu.
Os
valores de pressão não devem ser confundidos com quantidade de
ar dentro do pneu. É comum um ciclista ter que convencer um
motorista de carro que o pneu da bicicleta não vai estourar com
80 libras, apesar de seu carro usar apenas 28. Isto é porque o
pneu do carro tem uma rigidez muito maior e muito mais espaço
para deformações. Já os pneus de bicicleta são feitos de um
material bem mais flexível, trabalham com uma distância (entre o
chão e o aro) de poucos milímetros, então não podem deformar
muito.
Normalmente,
quanto mais finos os pneus, maior a pressão usada. As mountain
bikes usam entre 35 e 65 libras, enquanto que as bicicletas de
estrada chegam a usar 120 libras. A pressão do ar dá forma e
rigidez ao pneu ao mesmo tempo em que permite sua deformação
para a absorção dos impactos e para manter o atrito com o solo.
Dentro
dos limites estipulados pelo fabricante, cada situação deve
orientar se a pressão deve ser maior ou menor, mas a regra é:
A sua experiência em cada piso
vai lhe indicar a melhor pressão a ser usada.
3.
A banda de rodagem
É
uma das partes mais importantes e mais subjetivas na hora da
escolha do pneu. É a região que entra em contato com o solo e é
a parte que fará a diferença entre escorregar e tracionar. Os
pneus estão cada vez mais específicos para o tipo de terreno que
serão usados. Existem pneus para asfalto (slicks), para trilhas
com obstáculos (cross-country), para trilhas mais batidas e com
boa aderência (semi-slick), para trilhas com barro (mud), para
downhill (medidas maiores e maior rigidez) e também os mistos,
que servem tanto pra asfalto quanto pra terra. Os mistos são os
de menor desempenho. Existe até uma frase famosa entre os
trilheiros: "Pneu misto: ruim no asfalto, pior na terra!".
Alguns
pneus são usados tanto na frente quanto na traseira, mas outros
são desenhados especificamente para cada roda. Há ainda os que
são invertidos quando se passa de uma roda para a outra, pois a
tração é feita de maneira diferente. O pneu dianteiro precisa
de tração nas curvas e nas freadas. Já o traseiro precisa de
tração nas arrancadas, mas não é necessária tanta aderência
nas curvas. Por isso, alguns pneus traseiros têm um perfil mais
"quadrado".
Para se saber em que direção o
pneu vai girar, existe uma seta na lateral dele apontando o
sentido de rotação ao lado da palavra "rotation".
Quando um pneu é usado nas duas rodas, mas com sentidos opostos,
existem duas setas, uma acompanha a palavra "front"
indicando o sentido de rotação se o pneu for instalado na roda
dianteira. A outra seta acompanha a palavra "rear" e
indica o sentido de rotação se o pneu for instalado na roda
traseira.
4.
Manutenção
Apesar de estarmos acostumados a
dizer que o pneu furou, a peça a ser consertada, na maioria das
vezes, não é o pneu. A câmara de ar é a peça que dá a forma
ao pneu e é ela que deve ser reparada com um remendo no caso de
furos.
Um
ciclista prevenido anda sempre com uma câmara reserva para
simplesmente trocá-la, deixando para remendar o furo em casa.
Isso é praticamente obrigatório numa competição. É possível
trocar a câmara furada em menos de dois minutos, mas remendá-la
demoraria cerca de 10 minutos.
Por: Geovane Bezerra
Fonte: Internet
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14 de set. de 2012
PNEU DE MOUNTAIN BIKE COMO ESCOLHER?
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Adorei as informações repassadas nesta matéria. Muito obrigado e parabéns.
ResponderExcluirGostei da postagem afinal usar o pneu adequado vai favorecer em muito o ciclista além de dificultar derrapadas desnecessárias.
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