3 de fev. de 2012

PARCERIA ENTRE ME & CBC VISA TORNAR O CICLISMO NACIONAL UMA POTÊNCIA OLÍMPICA.


O ciclismo é vastamente utilizado como atividade de lazer. Para colocar o Brasil no cenário das grandes potências da modalidade, porém, há muito trabalho pela frente. Assim, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC) firmaram três convênios que visam desenvolver e aprimorar as condições dos atletas nacionais, além de revelar novos talentos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e chegar à inédita medalha olímpica.

“O ciclismo é uma esporte muito competitivo e disputado por todas as nações. Não é fácil ficar entre as potências do esporte, mas nosso objetivo é classificar atletas para representar o Brasil em 2016 nas quatro categorias: pista, BMX (bicicross), mountain bike e estrada”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos.

O investimento do governo federal tem como meta atualizar a infraestrutura do ciclismo e adquirir equipamentos modernos, como bicicletas de velocidade e capacetes para provas de estrada, entre outros.

No ciclismo BMX, os recursos serão utilizados na preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016, por meio do acompanhamento técnico nos treinamentos e a participação em eventos classificatórios.

Vasconcellos conta que a parceria já começou a dar frutos, especialmente no BMX. “Começamos a dar suporte à categoria, com ajuda para os atletas que estão disputando as etapas do Campeonato Mundial. Assim, pretendemos classificar nossos atletas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.”

No ciclismo de pista, o investimento também será feito por meio de treinamento especializado e participação em competições nacionais e internacionais. O presidente da CBC conta que o trabalho será de longo prazo, pois a confederação teve de estruturar um projeto específico para a categoria. “Fizemos uma seleção de atletas para dar todo o suporte ao treinamento e às provas internacionais. Vejo que esse trabalho trará um grande resultado em 2016”.

Foto: Divulgação/CBC
Fonte: Ministério do Esporte


3 comentários:

  1. Júlia de Castro - Olinda PE9 de fev. de 2012, 14:48:00

    Já era hora de alguém começar a realmente fazer algo de concreto em pró dos ciclistas nacionais.

    ResponderExcluir
  2. Espero realmente que estas parcerias venham a produzir bons frutos e que o ciclismo nacional faça por merecer o título de potência. Parabéns ao ME e a CBC pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Hemerson Aciole de Recife - PE1 de mar. de 2012, 16:49:00

    Eu espero realmente que os eventuais investimentos sejam realmente aplicados na qualificação dos nossos atletas porque afinal de contas em 2016 as competições serão na nossa casa e isso aumenta em muito a nossa responsabilidade de fazer bonito, mas não se tem fazer bonito sem os devidos investimentos em estrutura e preparo dos atletas. No momento vejo esta notícia como uma luz no fim do túnel, já que faz tempo que o Brasil deixa a desejar em termos de preparo dos seus atletas "em todas as categorias desportivas", mas em particular o ciclismo.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza