31 de ago. de 2011

A HISTÓRIA DA BICICLETA NO BRASIL

A bicicleta chegou ao Brasil por volta do ano de 1848 vinda da Europa. Não existem dados concretos para se determinar uma data exata. A verdade é que ela chegou para ficar. Houve muita dificuldade no início, mas terminada a “Segunda Guerra Mundial” em 1945 o Brasil se apresentava com uma situação financeira estável e com o fim do “Estado Novo” que durou de 1937 até 1945, as coisas tendiam a melhorar apesar das indústrias estarem quase todas quebradas. O período “pós-guerra” significou dificuldades imensas para a indústria. Elas tiveram que ressurgir das cinzas literalmente, mas para as nossas queridas biciletas, a coisa começava a clarear, pois segundo registros, em 01/04/48, a Monark iniciou as suas atividades no país, montando bicicletas importadas da Suécia, vindo a produzi-las a partir dos anos 50 e em 10/04/48, a Caloi Indústria e Comércio, procedeu o requerimento de seu registro para abertura de firma na Junta Comercial de São Paulo. Como resultado, o nosso parque industrial ganhara duas fábricas de bicicletas. Monark e Caloi reinaram absolutas no mercado nacional de bicicletas até pouco tempo com a chegada das marcas estrangeiras e com a criação de novas marcas nacionais, mas mesmo com este novo cenário, as duas ainda detêm uma boa fatia do mercado nacional de bicicletas.
Hoje, segundo dados da ABRACICLO (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil já se desponta como o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, produzindo só no ano de 2007 a 5,5 milhões de bicicletas, perdendo apenas para a China e a Índia (países de grande tradição no uso deste tipo de veículo). Por outro lado o Brasil foi em 2007 o quinto maior mercado consumidor de bicicletas do mundo e já naquele ano contava com uma frota enorme de bicicletas circulando por todo o país. Atualmente o Brasil conta com 600 km de ciclovias e com uma frota de 50 milhões de bicicleta. O Ministério das Cidades, por meio do Programa Brasileiro de Mobilidade Bicicleta Brasil, está incentivando o uso da bicicleta como transporte nas cidades, com isto é de se esperar um aumento significativo de pessoas utilizando a bicicleta como meio de locomoção e, portanto um aumento da frota nacional, para o bem da indústria e principalmente da natureza do nosso Brasil. Agora mate a saudade daquelas bicicletas que o vovô usava.

Se gostou deixe um comentário. Obrigado por acessar nosso blog.

4 comentários:

  1. Vendo estas fotos me lembrei dos velhos e bons tempos da minha infância. Valeu pela recordação.

    ResponderExcluir
  2. Orácio Neves - Curitiba1 de set. de 2011, 12:50:00

    Sendo um ciclista urbano, espero que o número de ciclovias aumente no país, mas enquanto isto não acontece o importante é se equipar e respeitar as leis de trânsito.

    ResponderExcluir
  3. João José de Belo Jardim PE3 de set. de 2011, 09:06:00

    Para mim as bikes só haviam chegado ao Brasil por volta dos anos 60. Foi uma grata surpresa saber que elas chegaram bem antes. Valeu pela informação e pelas recordações que as fotos me proporcionara.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da postagem. É sempre bom lembrar aos colégas ciclistas sobre a importância de se proteger. Se for possível votem com este assunto mais detelhadamente.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza