9 de set. de 2011

USO RESPONSÁVEL DA BICILETA X DESRESPEITO AS LEIS DE TRÂNSITO

Falar de uso responsável da bicicleta é falar de respeito as Leis de Trânsito e de Educação. Se não existir educação e respeito por parte dos usuários de veículos automotivos e dos ciclistas, as consequências geralmente serão graves, como será visto nas imagens mostradas abaixo.  Com o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte "principelmente nas grandes cidades", cresce também o número de acidentes envolvendo ciclistas. Sabemos que acidentes envolvendo usuários de bicicletas podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora, seja durante um simples passeio na orla marítima ou em algum parque ou ainda em competições ciclísticas, mas a grande maioria dos acidentes envolvendo bicileta está diretamente ligada ao desrespeito às leis de trânsito e a falta de ducação de alguns ciclistas e usuários de veículos automotivos. Então meu amigo ciclista, para não se envolver em acidentes que podem  lhes trazer inúmeros prejuízos ou até mesmo ceifar a sua vida, use a sua bike de maneira responsável e respeite as Leis de Trânsito e não custa lembrar, caso se envolva em alguma ocorrência no trânsito, procure manter a calma e ser educado, isso vai ajudar bastante na solução do problema.                       
Exemplos de Imprudência de Ciclistas
                                  



Exemplo de Acidente Provocado Por Motorista Imprudente.




Exemplos de Acidentes em Competições






O Resultado da Imrudência e do Desrespeito as Leis de Trânsito










 
Nosso intuito não foi CHOCAR, mas sim ALERTAR!

Para evitar cenas como estas, vamos respeitar as Leis de Trânsito e fazer uso consciente e responsável da bicicleta e dos veículos automotivos. Lembre-se que o seu direito acaba na hora em que o do outro se inicia, então para ser respeitado o ciclista tem que se dar ao respeito ou então continuaremos a ver cenas como estas por muito tempo. O uso responsável da bicicleta pode salvar a vida de muitas pessoas não, só aqui no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. A colaboração dos motoristas e motociclistas para a diminuição dos acidentes envolvendo ciclistas também é fundamental e a ampliação e criação de novas ciclovias por parte dos nossos governantes também.

Geovane Bezerra




         

2 comentários:

  1. Apesar de algumas imagens serem fortes, acho que é necessário que alguns companheiros de pedaladas as vejam, pois talvez vendo o pode lhes acontecer, eles tomem mais cuidado quando estiverem pedalando pelas nossas ruas.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Torres - Recife PE13 de set. de 2011, 12:49:00

    Sou taxista aqui em Recife e quase todos os dias me deparo com acidentes envolvendo ciclistas e motos ou automóveis. É bem verdade que ainda existem muitos companheiros de volante que não estão nem ai para as biciletas, mas é verdade também que a quantidade delas rodando nas nossas ruas e avenidas está crescendo a cada dia e se cada um não fizer a sua parte a coisa vai ficar cada vez mais feia para o lado dos usuários de biciletas. Procuro sempre rspeitar a todos e espero também ser respeitado, seja no trânsito ou na vida, mas peço aos ciclistas que fiquem mais atentos aos seus deveres enquanto parte integrante do trânsito e não só aos seus direitos, isto vai lhe trazer muita satisfação. Sempre que posso também dou as minhas pedaladas e por isto sei o quanto é gostoso fazer isto, mas para o bem de todos, use com responsabilidade a sua magrela. Um abraço.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza