6 de mar. de 2012

CUIDADOS COM A BIKE APÓS O USO NA CHUVA OU NA LAMA


Após pedalar na chuva é comum a corrente da bicicleta ficar com alguns pontos de ferrugem e algumas partes estralando, como pedivela e canote de selim. Se você estiver pedalando por estradas onde exista e presença de  barro então é necessário uma maior atenção pois o barro gruda bastante na bike podendo corroer algumas partes metálicas com facilidade se não se tomar o devido cuidado.
Para evitar probleminhas assim, sempre que for sair pra pedalar, mesmo com chuva, o ideal é lubrificar a corrente com óleo especial para condições extremas (chuva, lama); e sempre logo após pedalar com chuva, retire o canote de selim da bicicleta e vire-a de cabeça para baixo. Isso faz com que parte da água que penetra pelo canote de selim escorra, sem causar danos ao movimento central, pois mesmo os movimentos selados, se trabalharem “submersos” podem danificar os rolamentos. Após isso, passe um pano na inserção do canote no quadro e no quadro, para evitar sujeiras e o tal “tec tec”. Sempre que pedalar na chuva, enxague a corrente da bike para remover grãos de areia e sujeira e lubrifique-a novamente.
Para bicicletas com suspensão traseira, o ideal é lubrificar os links do quadro também para evitar esses barulhos.
Em alguns casos, bicicletas montadas com pedivela de encaixe tradicional (ponta quadrada) pode ocorrer de entrar água com poeira entre o pedivela e a ponta do eixo e isso começar a estalar, principalmente em subidas. Neste caso é recomendável sacar o pedivela, limpar e engraxar novamente.
Procure dar uma atenção maior nos casos como  o da foto onde a presença de barro está impregnada na bike. Nestes casos assim que você chegar do pedal, mesmo estando cansado é de fundamental importância que este barro seja removido imediatamente. Isso pode ser feito com jatos de água e escova, o restante da limpeza até pode ficar para depois, mas não por muito tempo.
Para não ter surpresas desagradáveis durante o pedal procure sempre realizar manutenções na sua bike e antes de iniciar o pedal faça uma revisão geral (freios, corrente, calibragem dos pneus, folgas, etc.) Isso não vai lhe dar garantia de que nada de errado vá acontecer durante o pedal, contudo diminuirá radicalmente as possibilidades de você ficar na mão por descuido.
Por: Geovane


NOTA - Pessoal ainda esta semana estaremos divulgando as fotos da trilha realizada no último sábado dia 03 de março com destino ao Distrito de Xucuru. 




2 comentários:

  1. Carlinhos de Sanharó - PE8 de mar. de 2012, 12:25:00

    Sempre que posso estou cuidado da minha bike, lavo ela sempre e procuro fazer manutenção regularmente, só assim posso pedalar tranquilo por ai e por isso mesmo gostei desta postagem, pois muita gente não está nem ai pra sua bike e depois reclamam que ela está se acabando.

    ResponderExcluir
  2. Mônica B. - Recife PE8 de mar. de 2012, 12:30:00

    Gostei de tudo nesta postagem e espero que quem estiver lendo, se ainda não tem o costume de cuidar da sua bicileta, que passe a cuidar e verá os benefícios desta atitude.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza