10 de mar. de 2012

FOTOS DA TRILHA BELO JARDIM / XUCURU DE 03/03/12

No último sábado dia 03 de março realizamos mais uma de nossas trilhas, desta feita com destino ao Distrito de Xucuru. Apesar da desistência de dois membros, eu Geovane e o meu companheiro de pedal Leonardo encaramos esta empreitada. Para aqueles que não quiseram ou que por algum motivo não puderam ir fica aqui o nosso convite para a próxima e fica também registrado nas fotos aqui postadas o que eles perderam. Foi uma trilha repleta de belas paisagens, com um percurso longo e de um bom grau de dificuldade  mas com muitas oportunidades de conhecimento e de aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem. Confira um pouco do que nós vimos e passamos neste belo pedal. Se você quiser ver as fotos em tamanho maior é só da um clique com o botão esquerdo do mouse em cima da foto e esta aparecerá alimentada e as demais ficarão logo abaixo, bastando mover as setas para um loado ou para o outro para poder ver as mesmas. Infelzsmente deste modo não será possível ler os comentários.


 
Já nos primeiros quilômetros do pedal, mas precisamente quando estávamos passando pelo Sítio Barragem Nova, nos deparamos com este pequeno mas belo bando de garças, o que tornou a paisagem ainda mais bonita.


  

                                                       
Nas fotos acima nós já nos encontrávamos aos pés da primeira grande subida, a ladeira da serrinha. Nesta última foto Leonardo se encontra ao lado de um típico morador da zona rural, vestido a caráter. O mesmo estava indo para a "lida" como se costuma falar por aqui sobre quem vai iniciar os seus trabalhos e resolveu parar para conversar um pouco com a gente e também para matar um pouco da sua curiosidade. Fica aqui o nosso abraço para o mesmo.


 
nos primeiros metros da subida nos deparamos com este belo ninho de "casaca de coro". Este pássaro faz seus ninhos com gravetos e espinhos e também é conhecido como "Garrincha" Não teve como não pararmos para registrar.


 O dia estava quente e volta e meia nós nos víamos envolvidos pela poeira, como o Leonardo nesta foto. Mas a paisagem ao redor compensava tudo. 


 
Ainda subindo a ladeira da Serrinha já dava para se ter esta bela visão da Barragem do Bitury. É ou não é bonito de se vê?


Na beira da estrada no deparamos com esta bem trançada teia de aranha venenosa a beira da estrada. Bonito de se vê, mas perigoso. 


Visão da Barragem do Bitury com parte da Barragem Pedro Moura Júnior "Barragem do Ipojuca" ao fundo. Notem que também é possível ver parte da Vila de Taboquinha. Foto tirada no Sítio Serrinha. Vale ou não vale a pena sair da ociosidade?


 
Olha só o tamanho desta árvore a a bela paisagem ao seu redor. Além de tudo isso o ar é aqui puro e faz um bem danado para a saúde.


Existem muitas crianças que só conhecem este animal pelo nome, então para vocês que nunca tiveram a oportunidade de ver este animal nós vamos lhes apresentar o mesmo. Este é o famoso jumento; animal resistente e de muita forma que ainda é bastante utilizado como meio de transporte em vários lugares do país, mas principalmente aqui no Nordeste. O Jumento como já dizia o nosso inesquecível Luiz Gonzaga é um animal sagrado. E isto pode ser confirmado dando-se uma olhada nas escrituras ou melhor dizendo na Bíblia, mas precisamente em Mateus, Capítulo 21, Versículos de 1 a 5. O  Jumento foi quem conduziu Maria de Nazaré quando na fuga para o Egito e foi no lombo de um Jumento que Jesus entrou triunfante em Jerusalém, e é por esses acontecimentos e por outras tantas coisas que o velho Lula Gonzaga  chamava o Jumento de nosso irmão.


 

 
Por mais que tomemos cuidado os imprevistos acontecem, e mesmo Leonardo tendo mandado fazer uma revisão geral na sua bike antes da trilha, não foi possível evitar que um pneu furasse. Mas como nós estávamos devidamente equipados e contando com a boa vontade e a ajuda de alguns moradores da localidade, nós solucionamos o problema em pouco tempo. Então vai aqui os nossos agradecimentos as seguintes pessoas que nos foram solidárias: Rivânio, Leandro, Hermeson, Genilson e a uma jovem que nos forneceu uma bacia com água e que não nos foi informado a nome, todos residentes no Sítio Serrinha. A todos o nosso muito obrigado de coração.


 

Quem foi que disse que o pessoal do sítio não cuida bem dos seus animais. Olha só que belo gato nós encontramos no Sítio Queimadas, seu nome é Nino e como vocês podem ver nestas fotos eleE  está muito bem obrigado.


 

 Esta belíssima pedra encontra-se no Sítio Currais e está a disposição de quem quiser para ser fotografada. E é para ver esta tipo de paisagem que nós deixamos o conforto dos nossos lares e nos embrenhamos pela zona rural a fora.  Faça sol ou caia muita chuva, seja para perto ou para longe e até mesmo para outros municípios.


 
Quando em nossas andanças por toda a zona rural de Belo Jardim nos deparamos com escolas, ficamos muito contentes porque por mais singela que esta venha a ser tem uma enorme importância na vida de todos daquela comunidade, pois só a educação irá mudar o nosso país e quanto mais longe ela chegar melhor.


 

 
 Nessa altura do campeonato a fome já se apresentava, afinal já eram mais de onze horas da manhã; então paramos nesta "venda" (bar, bodega, etc) a beira da estrada de propriedade do Sr. Inácio para fazermos um lanche até chegarmos ao nosso destino final. Fomos muito bem recepcionados tanto pelo Inácio como por todas as outras pessoas que se encontravam no local naquele momento. Como não havia nenhum tipo de alimento "digamos assim mais substancial" na venda, o Sr. Inácio nos forneceu um belo e apetitoso prato de arroz com carne de galinha caipira de sua própria residência e assim podemos matar um pouco da fome e recuperar as energias para continuar o trajeto. O difícil foi convencer o mesmo a receber pela comida. Fica aqui os nossos agradecimentos a esta pessoa tão alegre e generosa chamada Inácio, e aos seus fregueses que nos trataram muito bem e nos ofereceram do que estavam desfrutando, mas que em virtude de ainda termos que cair no pedal não tivemos como aceitar, por questões obvias de segurança.


 
E ai é bonita ou não é? Me deu até vontade de morar nela, mas daqui por diante a paisagem vai mudar um pouco e o número de árvores e de verde vai diminuir, pois a partir dos próximos sítios as paisagens lembram as do sertão e a temperatura aumenta e a poeira também irão aumentar. 


 Agora estamos no Sítio São João e mais próximos de Xucuru, mas ainda tem um bom pedaço de pedal até chegar lá. Não é uma trilha para iniciantes, pois exige muita resistência física e uma boa dosagem de como pedalar sem causar esgotamento físico o que só se consegue com o tempo e com muita técnica de pedal.


O que vocês estão vendo ao fundo que mas parece um leito de um rio seco é na verdade a imagem do local onde estourou uma barragem no ano passado e que saiu levando tudo o que estava pelo caminho.


Descendo a Serra da balança no Sítio Balança de Xucuru. Muito calor e poeira já próximo do meio dia. Até chegarmos aqui tivemos que reabastecer os nossos recipientes de hidratação, mas contamos mais uma vez com a boa vontade dos moradores que os forneceram água, bem geladinha. A todos os nossos agradecimentos sinceros.


Em fim estamos nos aproximando de Xucuru. esta foto foi tirada no Sítio Pau Furado, já bem próximo da entrada de Xucuru. Já estamos no pedal a mais de quatro horas e a fome bateu de vez.


 

 
Bastante cansados mas com a certeza do dever cumprido, em fim chegamos ao Distrito de Xucuru. Nas próximas fotos vocês poderão desfrutar um pouco do que nós vimos por lá.


Eu Geovane e Leonardo, sentados na praça desfrutando de uma boa e refrescante sobra e descansando para encarar um bom almoço.


 

 

Praça muito bonita, bem no centro de Xucuru. É realmente uma bela praça, muito bem arborizada e bem cuidada, oferecendo sobra e conforto aos seus frequentadores.


 Há alguns anos atrás quando vim a Xucuru o policiamento não era diário e nem haviam instalações adequadas para os policiais. Hoje no entanto Xucuru conta com um Posto Policial bem localizado bem no centro deste Distrito e equipado com duas motos como vocês podem ver na foto e segundo nos foi informado o policiamento agora é feito diariamente. Parabéns a quem teve esta brilhante inciativa e ao 15º BPM.


 
 Esta é a Igreja de São Manoel da Paciência, padroeiro de Xucuru. É uma igreja bastante antiga e bem bonita, fica ao lado da praça, bem no centro.


 

Após descansarmos um pouco na praça finalmente nos dirigimos ao estabelecimento de Dona Maria conhecida como "Maria Véia", e lá sim podemos desfrutar de um belo e apetitoso almoço. O estabelecimento da Maria é um misto de bar e restaurante, é bem singelo e agradável, também é bem limpo. Fica situado por trás da igreja e de esquina. A Maria por sua vez é uma excelente pessoa, tem um bom tempero e um preço bem camarada; eu recomendo para todos. Bem a Maria em questão é esta senhora que aparece na segunda foto.




 
Infelizmente Leonardo acabou perdendo uma das sapatas (borracha) de freio e como em Xucuru não existe oficina de bicicleta tivemos que pedalar por mais uns dois quilômetros e meio até a localidade denominada Rua da Palha onde fomos até uma borracharia e o proprietário dispunha de sapatas usadas e forneceu uma para resolver o problema de Leonardo. Infelizmente esquecemos de registrar este ocorrido mas tiramos estas fotos em frente a igreja existente no local, um pouco antes da borracharia. Na realidade a Rua da Palha deveria se chamar "Vila da Palha" porque é com o que ela se parece, pois é composta de várias outras ruas e já existe até pavimentação. Esta rua fica localizada no Sítio Palha de Xucuru.


Após sair da Rua da Palha, paramos em uma sorveteria existente no Sítio Burlandeira e lá tomamos um excelente sorvete. Tanto os sorvetes quanto os picolés de lá são excelentes, sendo inclusive revendidos em Santa Cruz do Capibaribe.


 Ainda no Sítio Burlandeira cruzamos com este senhor carregando água. Uma cena inusitada para os dias de hoje, mas que demonstra que nem tudo são flores por aqui.


 
Quando já estávamos nos preparando para voltar para Belo Jardim nos deparamos com este simpático senhor. Seu nome é Pedro Pereira (Poeta e Repentista), tem 84 anos, lê e escreve sem a ajuda de óculos e ainda é bastante lúcido. Ele nos brindou com algumas das suas poesias enquanto conversávamos. Segue abaixo uma das tantas que ele os brindou:

Salvo se não for engano
Já fui até vigarista
Já andei perambulando
Fui mal empregalista  
Admiro um como eu
Por ser um repentista



 
Em fim por volta das 17:40 da tarde nós partimos de Xucuru rumo a Belo Jardim, ainda um pouco cansados, mas bastante satisfeitos.



 
Estas fotos foram tiradas no Sítio Pau Furado e nesta segunda foto tem uma pedra que mexe com a nossa imaginação. Afinal com o ela se parece pra você? Nós achamos parecida com a cabeça de uma tartaruga.




 

Quando estávamos passando pelo Sítio Oiti tivemos que parar para dar passagem a esta bela boiada, que era tocada por um vaqueiro de nome Josinaldo Souza. Tivemos que dar um tepo parados até a poira baixar e nós podermos continuar.




Para quem não conhece, esta bela cobra é uma Cascavel. É verdade que ela ainda é um filhote mas é bastante venenosa e quase que eu Geovane ia levando uma mordida da mesma, pois não à vi no caminho. A minha sorte foi o Leonardo que me alertou. Mas que ela é bonita isso é.




 
Passando novamente pela venda de Inácio o encontramos "tomando uma" como se diz no popular com seus fregueses e amigos, então paramos para tomar um refrigerante e seguimos novamente rumo a Belo Jardim. A esta altura já tinha anoitecido. Que bom seria se algumas destas pessoas resolvessem participar conosco de uma próxima vez, talvez quem sabe isso não venha a acontecer. Afinal estamos mostrando para eles que existem outras opções de lazer e de baixo custo.


 
Bem como todos podem notar estas duas últimas fotos foram tiradas de noite na mas completa escuridão. O fato é que como nós não estávamos planejando voltar de noite, não levamos os devidos equipamentos (lanterna, farol, colete luminoso, etc) e tivemos que voltar iluminados apenas pela lua que foi bem camarada. O único perigo que passávamos era quando surgia algum veículo "indo ou vindo" porque nos ofuscava a visão e como nós não estávamos devidamente identificados poderíamos ser atropelados ou confundidos com bandidos, mas graças a Deus tudo terminou bem e por volta das 20:30 nós finalmente chegamos as nossas residências. Foram exatamente 52,12 Km de percurso.

O que fica de lição desta nossa aventura é o seguinte: 1 - Planejar melhor o trajeto e o tempo de duração da trilha. 2 - Sempre levar além das ferramentas peças sobressalentes para reposição em caso de necessidade.


Bem não poderíamos terminar esta matéria sem agradecer as nossas esposas que tanto os apoiam e que ficaram bastante preocupadas com a nossa demora em chegar em casa, então sendo assim em nome dos Amigos do Pedal nossos agradecimentos a Eligia (Esposa de Leonardo) e a minha esposa Cida, e que todos fiquem sabendo que elas dão a maior força a nossa causa.

Esperamos que tenham gostado e esperamos contar com mais um na próxima trilha. Em breve estaremos divulgando aqui neste blog um novo convite, com dia, hora e local da nossa próxima aventura. Até lá.

Fotos e comentários: Geovane Bezerra

8 comentários:

  1. Tenho parentes em Xucuru, mas nunca fui até lá, porém vendo estas belas fotos resolvi me organizar e arrumar um tempo para ir até lá e conhecer alguns membros da família que ainda não conheço. Um colega me disse que lá tem muito mais para se ver.

    ResponderExcluir
  2. Marcos do Santo Antônio em BJ17 de mar. de 2012, 19:55:00

    Muito maneiras as fotos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do modo como vocês se apresentavam no ato da trilha "equipados e devidamente protegidos, além de estarem de porte de material de suporte como pude comprovar nas fotos onde está ocorrendo a manutenção de uma das bicicletas. O negócio é esse mesmo, sempre se cuidar para poder desfrutar do melhor que este tipo de atividade nos oferece.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo modo como vocês descreveram o que se passou no decorrer desta aventura. Procurem fazer sempre desta maneira as próximas postagens referentes as vossas andanças porque é de fundamental importância para a divulgação de qualquer atividade ou de qualquer lugar não só imagens, mas sim informação e isto vocês fizeram muito bem e deve se repetir daqui por diante na minha modesta opinião de publicitário.

    ResponderExcluir
  5. Alguém da COHAB I5 de abr. de 2012, 11:29:00

    Fazer uma trilha de bike para Xucuru com este calor que vem fazendo aqui em Belo Jardim é muita coragem. Parabéns aos dois porque além do calor também tem as ladeiras e a distância e não é todo mundo que encara uma aventura destas assim sem mais nem menos, só pelo prazer de estar praticando seu esporte ou lazer preferido.

    ResponderExcluir
  6. Evandro Pontes - Belo Jardim7 de abr. de 2012, 16:46:00

    Achei as fotos bem legais e estou criando coragem para participar de uma destas trilhas com vocês, mesmo sem muita experiência.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal vocês são um exemplo para pessoas como estas que aparecem nas fotos, se "divertindo" nos bares da vida, então em nome do esporte que vocês abraçaram e em nome do respeito a natureza e a vida, não bebam durante suas andanças por ai, isso pode lhes trazer grandes problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Belo Jardim PE17 de abr. de 2012, 06:45:00

      Caríssimo colega anônimo.Agradecemos o seu comentário e compreendemos a sua preocupação para conosco, mas saiba que nenhum de nós faz uso de bebida alcoólica durante o pedal, inclusive durante esta trilha em particular. O fato de estarmos pousando para fotos ao lado de pessoas que estavam bebendo se deve apenas ao nosso respeito aos moradores dos locais por onde passamos e onde muitas vezes paramos para lanchar e reabastecer os nossos reservatórios de água. Como você pode constatar as pessoas em questão, se trata de trabalhadores rurais que depois de uma boa jornada de trabalho foram desfrutar da pouca opção de diversão ali existente, ou seja, tomar uns tragos, como eles mesmos dizem, porém foram muito atenciosos com a gente e nos trataram muito bem, sendo assim está não será a primeira e nem a última vez que você e outras pessoas nos verão ao lado de pessoas que se encontram bebendo, mas isto só se deve ao fato do respeito e da nossa cumplicidade em relação aos moradores e não que estejamos consumindo bebidas alcoólicas com o mesmo, não estou dizendo que nós não bebemos, na verdade alguns dos nossos membros bebem socialmente, mas nunca durante as atividades do clube. Um abraço e continue a nos prestigiar.

      Excluir

Apaixonados Pela Natureza