7 de mar. de 2012

FIQUE POR DENTRO

Ciclistas reúnem-se no Recife para manifestação contra atropelamentos

Protesto é nacional e acontece em várias cidades brasileiras, nesta terça. Grupo lembra mortes de ciclistas em SP, DF e PA, na semana passada.

Uma manifestação que acontece em várias capitais brasileiras, nesta terça-feira (06), tem também sua edição no Recife: cerca de cem cicloativistas, como se definem, se reuniram na Praça do Derby, área central da capital, para lembrar as mortes de ciclistas que aconteceram na semana passada - em São Paulo, Brasília e no Pará.

Bicicletada Recife (Foto: Luna Markman / G1)

Ciclistas reúnem-se na Praça do Derby, no Recife, para protesto contra atropelamento de ciclistas (Foto: Luna Markman / G1)
O protesto é organizado pelo grupo Bicicletada Recife. Lúcio Flausino, um dos organizadores, dá nota cinco à capital pernambucana em termos de infraestrutura para ciclistas. "A estrutura é mínima e desconectada, além de não ter projetos interessantes para o deslocamento diário", critica.
O empresário Silvo Monte andava de bicicleta quando foi atropelado, uma semana antes do Natal de 2011, na via local da Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais movimentadas do município. "Felizmente, os danos foram apenas materiais, não fiquei ferido. Mas isso mostra que falta ainda muito respeito dos motoristas", falou.
Há três anos, o Bicicletada Recife, que tem 500 seguidores no Facebook, reúne ciclistas para um passeio na última sexta-feira do mês.
Bicicletada Recife (Foto: Luna Markman / G1)
Silvio Monte foi atropelado no final do ano passado e resolveu participar da Bicicletada Recife para pedir mais respeito aos ciclistas (Foto: Luna Markman / G1)
O grupo partiu da Praça do Derby por volta das 20h. No cruzamento das avenidas Agamenon Magalhães e Governador Carlos de Lima Cavalcanti, várias pessoas deitaram-se no chão para lembrar os ciclistas que morrem atropelados no trânsito.
Ciclistas deitam-se no chão em sinal de protesto contra os atropelamentos (Foto: Luna Markman/G1)
Ciclistas deitam-se no chão em sinal de protesto contra os atropelamentos (Foto: Luna Markman/G1)
Fonte: G1 PE

5 comentários:

  1. Mônica B. - Recife PE8 de mar. de 2012, 12:27:00

    Assiti a esta reportagem na Globo e acho que nunca é demais lembrar que nós ciclistas temos que obedecer as Leis de Trânsito e que os usuáriois de veículos automotores tem de nos respeitar e respeitar as ciclovias onde elas existam.

    ResponderExcluir
  2. Adalberto Peixoto / Blumenal SC14 de mar. de 2012, 18:35:00

    Durante toda a semana passada a rede de Tv Band mostrou uma série de reportagens sobre a importância do uso de bicicleta nos dias atuais e dos problemas enfrentados pelos ciclistas em todo o Brasil. Quanto a esta reportagem da Globo eu também assisti e também assisti a reportagem exibida no programa Fantástico do último domingo. O interessante para mim é que a mídia de um modo geral se mantém bem a parte quando é para partir em defesa dos ciclistas, mas em vista dos fatos ocorridos recentemente todas as emissoras resolveram fazer o "seu papel" e abraçar a causa. Mesmo não sendo pelos motivos devidos, acho que de certo modo isso vai fazer com que o Governo reveja os seus conceitos em relação a mobilidade nas grandes cidades de nosso país e as preparem melhor para receber os ciclistas. Quanto e reportagem do Fantástico, quero dizer que gostei só que quando eles se referem ao termo "guerra" eu discordo, pois não existe nenhuma guerra entre ciclistas e motoristas e sim um massacre covarde por parte destes últimos·

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente mais mortes estão ocorrendo e o pior é que em alguns casos existe uma certa negligência por parte da polícia e das demais autoridades que deveriam punir exemplarmente os assassinos escondidos atrás de um volante, "basta este ser de família influente e de classe alta" ou seja no Brasil ainda quem manda é o dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Maria Eunice do bairro Maria Cristina28 de mar. de 2012, 13:03:00

    Espero que as autoridades levem em conta tudo o que esta acontecendo e procurem soluções o quanto antes, para que menos ciclistas venham a perder a vida. Gostei bastante da postagem e o pessoal que organizaram estes protestos estão de parabéns. Acho que são atitudes como estas que podem vir a resolver o problema no futuro.

    ResponderExcluir
  5. Alguém da COHAB I5 de abr. de 2012, 11:31:00

    Infelizmente as mortes de ciclistas continuam a acontecer, mesmo com todas as mobilizações país a fora nada ou quase nada está sendo feito para mudar este quadro.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza