5 de out. de 2011

CÂIMBRA O TERROR DOS ATLETAS


NOTA: Alô amigos internautas. Queremos comunicar a todos que já foi solucionado o problema do blog e que vocês podem postar os seus comentários normalmente. Um forte abraço para todos vocês. 10/10/11.




O que causa a CÂIMBRA?
Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais freqüentes são as câimbras nas panturrilhas (batatas das pernas). As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas. Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc.).

O que fazer para que ela passe?
1. Tome um copo de água com sal se o caso for de câimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
2. Para câimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.
3. Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário.   
4. No caso de câimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ulo reto com o braço.
5. Para câimbras no abdômen, flexione as pernas.
6. Procure fazer alongamentos
7. Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.

Como evitar as câimbras?
Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes.

Existe um grupo de pessoas que apresentam câimbras noturnas, principalmente nos membros inferiores (panturrilha e pés em geral). É habitual estas pessoas apresentam a chamada câimbra noturna idiopática (idiopática significa sem causa aparente). São indivíduos normalmente com história familiar de câimbras e que não se consegue detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro. Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias e câimbras nos pés.

Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.

Hidratação adequada e alongamentos frequentes resolvem os problemas da maioria das pessoas com câimbras idiopáticas. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro (leia: Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica).Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir câimbras. Existem relatos de melhora das câimbras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.

Uma Grande Aliada Contra as Câimbras

Quando falta aquela energia a mais para ter maior fôlego no dia a dia, o melhor remédio é comer uma banana. A fruta contém três açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, e é por isso que dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Além disso, por ser rica em carboidratos, potássio, mineral e vitamina B6, ela traz energia rápida para o organismo, ajuda no funcionamento dos músculos e na formação das células do sangue, além de todos os outros benefícios à saúde que vão além do esporte.


Duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não admira que seja uma fruta de alto consumo entre os esportistas e atletas. Boa fonte de energia e potássio, essenciais ao esporte, pode ser facilmente ingerida entre os treinos, o que a torna prática para o consumo, além de ser bem aceita pela maioria das pessoas.


Os atletas vêem a fruta como alimento ideal para garantirem melhores desempenhos musculares. Especialistas recomendam a fruta com boa fonte de carboidratos para antes e após os treinos, ou até mesmo durante o exercício, por ter uma digestão rápida. Durante as provas, o corpo está sujeito a perder potássio assim a banana, fonte de potássio, previne a cãibra. A vitamina B6 da banana ajuda a aumentar a energia do organismo e favorece a recuperação dos músculos depois do exercício.


Além do potássio, atletas podem consumir bananas por conter boa quantidade de carboidratos, capaz de recuperar reservas energéticas durante o exercício. Isso porque, durante o exercício, temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio por meio da transpiração. Especialistas estimam que, em média, são perdidos 330mg de potássio por litro de suor.


Nos esportes de alto rendimento, nem sempre a carência de potássio é a causa principal de cãibras, já que este fator depende da intensidade do treino, nível de hidratação e consumo de carboidratos. Porém, para treinos ou provas em que haja elevado grau de desidratação, com perdas de sódio, cloreto e potássio, alguns estudos relatam a diminuição na ocorrência das cãibras ao aumentar-se a ingestão de alimentos fonte de potássio.



7 comentários:

  1. Sou ciclista assim como vocês e de vez em quando sofro com câimbra, mas estou me cuidando para evitar este mal, procurei melhorar a minha alimentação, me afastei do álccol e passei a realizar aquecimento antes das minhas pedaladas. Tudo que foi postado tem muita validade não só para nós ciclistas, mas para todos que praticam algum tipo de atividade física. Parab´ns.

    ResponderExcluir
  2. Geovane Bezerra de Belo Jardim PE11 de out. de 2011, 10:34:00

    Só se sabe o quanto dói e encomoda a câimbra quem sofre na pele. De vez em quando durante ou logo após desenvolver minhas atividades ciclísticas tenho forts câimbras e isto me incomoda muito, mas tenho procurado melhorar o meu aquecimento e a minha alimentação para diminuir a frequência e a intnsidade destas câimbras. Faça o mesmo você também, cuide-se.

    ResponderExcluir
  3. A dor causada pela câimbra é terrível. Só quem tem câimbra é que sabe. Achei a matéria bem oportuna e esclarecedora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Francisdo de Pesqueira PE13 de out. de 2011, 11:12:00

    Eu já tinha ouvido falar que banana era boa para evitar câimbra mas não dei muita atenção, mas depois que li esta matéria vou passar a consumir esta fruta mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Antigamente raramente eu tinha câimbra, mas hoje que me encontro com 42 anos de idade e me descuidei dos exercícios físicos, sempre que participo de trilhas de bicicleta ou de alguma corrida quase sempre sinto câimbra, mas lendo o conteúdo desta postagem agora sei como fazer para pelo menos diminuir a frequência e a intensidade das minhas câimbras. Obrigado por me esclarecer.

    ResponderExcluir
  6. Caetano - Caruaru PE27 de out. de 2011, 15:27:00

    Hoje em dia só tem câimbras constantemente quem quer. Tudo o que foi postado nesta matéria é a mais pura verdade. Se cada um de nós (ciclistas) nos cuidarmos, as câimbras tendem a diminuir a sua intensidade e constância.Sei que talvez assim como eu você goste de tomar umas cervejas no final de semana ou então abusar das carnes gordas, mas vá por mim. Esta é a hora de mudar de estilo de vida e começar a entrar em ação.

    ResponderExcluir
  7. Alexandro da COHAB I / Belo Jardim PE29 de out. de 2011, 13:24:00

    Não costumo fazer atividades físicas muito puxadas. Ando de bicicleta sempre que posso e jogo bola. Mas mesmo quando não pratico nenhum tipo de atividade física costumo ter câimbras. Achei a postagem muito importante. De agora em diante vou procurar mudar meus hábitos alimentares e procurar sempre realizar um bom aquecimento antes de qualquer atividade física, mas caso continue a sentir câimbra vou procurar ajuda médica.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza