19 de out. de 2011

CUIDADO COM OS PNEUS



Para que servem os diferentes tipos de pneus?

Há basicamente dois tipos de pneus: Os com cravos e os mais  lisos.
Os primeiros devem ser utilizados em terrenos mais sujos, com pedras e lama. São ideais para Montain Bike.
Já os mais lisos são recomendados para terrenos mais limpos, como estradas, e por isso são utilizados pelas bikes Speed.

Fonte: Caloi

Cuidado com os pneus garantem segurança e estabilidade para o ciclista.

Remoção e colocação de pneus:

Pode não parecer, mas a exposição desnecessária ao sol, aros tortos, cortes na borracha e falta de manutenção podem sim danificar o pneu da bicicleta. A falta desses cuidados com a "magrela" pode ocasionar acidentes e comprometer o desempenho ao pedalar. Sendo assim, é fundamental que os pneus sejam mantidos sempre em boas condições e devem ser substituídos  corretamente quando necessário.

Pressão de inflação:

Pressão de inflação é de extrema importância para a segurança e para a durabilidade do pneu. Pressão abaixo do especificado aumenta a aderência ao solo, podendo causar desgastes irregulares e danos internos. Ocasiona também o aumento da resistência ao rolamento e dificulta as manobras. Pressão acima do especificado reduz a área de contato do pneu com o solo, torna o pneu mais susceptível a danos por impacto e a perfurações provocadas por irregularidades do pavimento. A pressão de inflação deve ser checada ao menos uma vez a cada 14 dias. Sempre use a tampa plástica  de válvula. (Capsulana)

Manutenção do pneu:

É recomendável guardar a bicicleta longe da luz solarpois a exposição aos raios ultra-violetas ocasiona o envelhecimento da borracha. Para prevenir deformações do pneu, deixe a bicicleta de cabeça para baixo quando não for utilizá-la por um longo período. Inspecione os pneus antes de utilizar a bicicleta.  Verifique se não há cortes, desgaste ou objetos presos na rodagem. Infle os pneus na pressão recomendada pelo fabricante. Um pneu que tenha sido furado deve sempre ser removido do aro e examinado com relação a danos secundários.

Fonte: Pneus Levorin


Amigo ciclista, como você pode comprovar; manter os pneus de sua bike em bom estado é de fundamental importância para a sua segurança. Então fique atento ao estado de conservação em que se encontram os pneus de sua bike e faça a devida substituição dos mesmos sempre que necessário. Existem no mercado várias marcas e modelos de pneus, mas antes de adquirir algum, procure se informar a respeito da qualidade do mesmo, seja ele nacional ou importado. Lembre-se que a sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Gostaria de falar que apesar de saber que tinha que tomar cuidado com os pneus da minha bike não sabia da real importância destes cuidados.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Amaral de Recife PE28 de out. de 2011, 08:57:00

    Realmente nunca se deve guardar a sua bike em locais onde o sol predomine, pois o excesso de sol causa rachaduras nos pneus e diminuí bastante a sua vida útil.

    ResponderExcluir
  3. Cícero Clemente de Juazeiro do Norte - CE29 de out. de 2011, 13:34:00

    É bom lembrar aos colegas ciclistas que estão pretendendo fazer passeios de longas distâncias que é de suma importância que os pneus de sua bicicleta se encontrem em bom estado e devidamente calibrados, principalmente se vocês forem rodar por rodovias com pavimentação asfáltica, pois o asfalto promove um maior aquecimento da borracha dos pneus e com isso acontece um maior desgaste dos mesmos. É importante levar pneus de reserva pois dependendo do lugar que você pretende chegar pode ser que aconteça de passar longas distâncias sem nenhum tipo de estabelecimento comercial para lhe socorrer em casos onde não é possível mais aproveitar o pneu atual da sua bicicleta. Rode com cuidado e respeitando os seus limites e as lais de trânsito. Vários ciclistas de inúmeros lugares visitam o município onde moro e sempre que posso também faço meus passeios. Um dia pretendo conhecer a cidade de vocês e se possível participar de uma trilha junto com vocês. Um abraço.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza