4 de out. de 2012

PEDAIS DA QUARTA-FEIRA DIA 03/10/12

1ª PEDAL - CICLOTURISMO
BELO JARDIM / PESQUEIRA - PE

Apesar de ser uma modalidade gostosa de pedal muitos  dos nossos membros não se agradam de pedalar em rodovias e por isto não gostam de praticar o cicloturismo, mas existem outros que gostam e estavam cobrando pedais desta natureza, desta forma tendo a frente o ciclista Adriano que já tem larga experiência em pedalar por rodovias de maneira segura, pegamos a BR 232 rumo a cidade de Pesqueira que fica localizada a 218Km de Recife e a 32Km de Belo Jardim.

FATOS  & FOTOS

Saída: Praça de São Pedro
Horário: 06h

Equipe: Geovane - Thiago e Adriano
Distância Percorrida: 82Km
Tempo de Pedal: 3h20m

Partimos num clima de descontração e com temperatura amena. O percurso se deu de maneira tranquila e sem nenhum imprevisto. Após chegarmos a Pesqueira resolvemos prolongar um pouquinho o percurso. Confiram nas fotos onde fomos parar.

Fotos da Saída

Município de Pesqueira - PE

Fotos da Chegada em Pesqueira - PE

Fotos do Castelo de Pesqueira
O castelo encontra-se passando por reforma e ampliação.

Fotos no Santuário de  Nossa Senhora das Graças
Ponto turístico bem popular e lugar muito aconchegante. Também passando por reformas.

Vista Panorâmica do Município de  Pesqueira PE
Visão do Santuário de Nossa Senhora das Graças

Fotos na Vila de Cimbres
Aldeia São José dos índios Xucurus
Os Xucurus são um grupo indígena brasileiro que habita a Serra do Ororubá, no município brasileiro de Pesqueira, estado de Pernambuco. Habitam a Terra Indígena Xukuru. Autodenominam-se Xucurus do Ororubá para distinguir-se do povo Xucuru-Cariri de Alagoas. As tribos Xucurus da Paraíba (denominadas Sucurus nesse estado e relacionadas às de Pernambuco e Alagoas), abundantes no século XVIII, há muito foram extintas ou assimiladas por mestiçagem.

Surpresa a Caminho do Almoço
Helicóptero da Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco
Fomos muito bem recepcionados pelos dois policiais que se encontravam no local naquele momento e segue aqui a nossa gratidão por terem nos permitido pousar para fotos ao lado do helicóptero.

Fotos da Hora do Rango
Em meu nome (Geovane) e dos demais parceiros de estrada, Adriano e Thiago, fica aqui os nossos agradecimentos ao proprietário desta churrascaria e que nos recepcionou com muita consideração e boa vontade, que vem a ser o tio do nosso amigo Thiago. Comida de primeira e atendimento nota dez, quando forem a Pesqueira não deixem de passar por lá para almoçar ou lanchar.

Fotos da Volta Para Casa na Rodovia BR 232
Iniciamos a volta as 13 horas com muito sol e calor, mas nada de desânimo.

Fotos da Chegada
Encerramos este pedal na Rua Boaventura Joaquim de Moura no São pedro.

Sei dos perigos e desafios que enfrentamos quando estamos pedalando por rodovias, sejam elas estaduais ou federais, mas ao mesmo tempo sei que através delas podemos e muitas vezes vamos chegar mais rapidamente ao nosso destino e em se tratando de cicloturismo pedalar por rodovias é a melhor opção, então se você pretende conhecer lugares de uma forma diferente esta é uma ótima opção. Até o próximo pedal e esperamos contar com mais ciclistas.

2º PEDAL - PEDAL NOTURNO / PASSEIO
Ruas Praças e Avenidas de Belo Jardim

Saída: DR BIKE
Horário: 19h30m
Equipe: 21 Ciclistas (04 Mulheres)
Distância Percorrida: 22Km

Este pedal ocorre semanalmente e é indicado para todas as pessoas porém, ao contrário do pedal do sábado não é permitido a participação de pessoas que não estejam usando equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc). Em se tratando de um passeio noturno, este pedal tem como objetivo divulgar o nosso clube e o nosso esporte e assim atrair novos membros. Fiquei bastante satisfeito em saber que a galera entendeu os apelos feitos no blog e por alguns de nossos membros no sentido de diminuir a velocidade durante o percurso. Neste pedal em especial a velocidade desenvolvida foi boa e deve servir de exemplo para os próximos afinal sempre temos um ou outro ciclista novato nestes pedais das quartas e temos que pensar sempre no melhor para quem está chegando, além do fato de diminuirmos os riscos de sofrermos ou virmos a ocasionar algum acidente envolvendo algum pedestre durante o nosso pedal. Parabéns a todos pela compreensão e pelo comportamento, mas ainda tem alguns ciclistas que estão necessitando se enquadrar dentro das regras do clube. Confiram nas fotos abaixo um pouco do que foi este belo pedal.
Fotos na Concentração
A galera se reúne na concentração a partir das 19horas, durante este tempo trocamos ideias sobre roteiros, passamos instruções e fazemos o nosso alongamento .

Fotos da Loja DR BIKE
Os proprietários desta loja fazem parte do nosso grupo e muitos dos nossos ciclistas fazem a manutenção da sua bike aqui ou compram peças e acessórios. A loja é tocada pelos nossos amigos David e Roberto. O amigos também ciclista do grupo o Amaro Neto é o proprietário da loja RMS MODA ESPORTIVA que está situada próxima da Praça dos Correios , prédio de esquina.

Fotos Durante o Percurso
Quero agradecer a compreensão e a colaboração de todos os participantes por terem acatado as nossas orientações em diminuir a velocidade durante o percurso e também por deixarem de fazer estripolia. É bem verdade que só uns poucos ciclistas agiam assim, mas temos de nos conscientizar de que agora nós somos exemplos para outros e devemos os comportar no trânsito como manda o Código de Trânsito Brasileiro e ter boa conduta durante nossos pedais, sejam na rua ou no campo.

Durante o percurso algumas crianças quiseram se juntar ao nosso grupo mas para a segurança das mesmas não permitimos pois, elas não estavam fazendo uso de nenhum tipo de equipamento de segurança e também necessitam de orientação quanto ao comportamento nas ruas pois pedalam de qualquer jeito e fazem muita algazarra e isto vai de encontro as nossas regras. Os convidamos a participar dos nossos Pedais de Apadrinhamento, que ocorrerão todos os sábados as 16 horas da tarde com saída da RMR MODA ESPORTIVA.

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Este pedal é destinado a todas as pessoas com foco no público infantil. tendo em vista a natureza deste pedal será permitida a participação de pessoas sem que não estejam usando equipamento de segurança (capacete, luvas, etc), mas os membros do clube tem de vir devidamente equipados para dar exemplo. Ao final haverá sorteio de brindes entre os participantes. Não será cobrada nenhuma taxa e nem haverá inscrições.
Além dos nossos colaboradores tradicionais: RMS MODA ESPORTIVA e DR BIKE, estão nos apoiando neste evento: FRIGORÍFICO ARA - RG IMÓVEIS - LOJA SENSAÇÃO - MARCO BUCHUDO e ELTON DAS BICICLETAS.