17 de dez. de 2011

DO CELERÍFERO A BICICLETA - RESUMO

  • O primeiro relato sobre bicicletas ou algo similar é datado dentre os séculos XV e XVI, sob o esboço de um velocípede projetado pelo cientista e inventor Leonardo da Vinci (1452 - 1519). Este projeto era audacioso para sua época, constando de manivelas, pedais e ainda, engrenagem com transmissão por corrente, algo que só foi usado mais de três séculos depois.


  • No início de 1790, o Conde Sivrac da França idealiza o celerífero, depois chamado de celífero, que era um veículo muito primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em formato de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos.


  • Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing Van Sauerbroun Drais adaptou uma direção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas.

    • Em 1861, um construtor de coches, o parisiense Pierre Michaux, prendeu um eixo e pedais à roda da frente, nasceu o velocípede de roda alta.




    Evolução
    • Em 1877 Rousseau apresenta um dispositivo que, por meio de duas correntes, multiplicava o giro da roda dianteira, dando maior velocidade e flexibilidade à bicicleta.
    • Como medida de aperfeiçoamento e evolução, em 1880 Vicent constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira e, no mesmo ano, na Inglaterra, Thomas Humber inventa o quadro de quatro tubos. Com esses dispositivos o conjunto obtém maior estabilidade, principalmente nas descidas e curvas.













3 comentários:

  1. Achei bem interessante saber que já se pensava em um projeto de bike no século XV e que ainda por cima foi ninguém mais que o grande Leonardo da Vinci.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz e pensar que hoje as bikes são destes modelos altamente sofisticados. É realmente bem interessante esta postagem.

    ResponderExcluir
  3. Silvio de Pesqueira PE31 de dez. de 2011, 15:05:00

    Até que me deu vontade de fazer um deste tal de celerífero. Realmente é bem interessante este assunto.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza