2 de jan. de 2012

DESEMPENANDO ARO E SUBSTITUINDO RAIOS

É muito comum que após algum tempo de uso os aros ou "rodas" das biciletas empenarem e isto é um problema que vede ser corrigido o mais breve possível, pois o aro empenado prejudica a frenagem porque as sapatas do freio não aderem de maneira uniforme em ambos os lados do aro. Normalmente no decorrer de competições é comum que os aros sofram bastante e por vezes raios se quebrem.

Diante deste problema, saiba: qualquer um, mesmo sem noções de mecânica de bicicletas, pode substituir e balancear a roda, devido a raios ruins, à quebra de raios por quedas, passagem em buracos e pedras. Este problema ocorre mais em speeds (Road Bike) do que Mountain Bike, e mais ainda em raios de alumínio leve (como shimano WD-R550), e em regiões de maior buracos, aumentando ainda mais o risco se você usa menos raios (24, 18 raios).

Para proceder o dsempeno ou mesmo a substituição de raios primeiramente vamos ao que você necessita para a realização deste trabalho. Você precisará de: Chave de raio, raios extras (consulte com o mecânico ou em sites sobre os raios certos de sua roda), trena (para medir onde está empenado).
Há dois casos de empeno:



1) Quando a roda fica OVAL: neste caso, use a chave de raio para retirar o raio quebrado e instalar o novo (caso haja quebra), e, havendo ou não a quebra, aperte os raios do lado mais oval. Aperte igualmente os dois raios. A parte de cima desses raios vai abaixando, o que torna o pneu mais circular. Caso esteja oval em outras áreas, faça o mesmo, apertando ou afrouxando OS DOIS RAIOS laterais da roda, igualmente.


2) Quando a roda fica TORTA (pendendo para direita ou esquerda): no caso de pender para a direita, AFROUXE o raio direito, e faça o teste. Afrouxe também o raio esquerdo, caso esteja ficando oval. Caso penda para o outro lado, volte a apertar o raio direito.
Se a roda pender para a esquerda, faça o sentido inverso, isto é, veja os raios do lado esquerdo e os afrouxe. Se acha que afrouxou demais, os aperte.


Se a roda pender para a esquerda, faça o sentido inverso, isto é, veja os raios do lado esquerdo e os afrouxe. Se acha que afrouxou demais, os aperte.

De nada vale consertar raios com a bicicleta em posição normal, pois não há como checar se o pneu está ficando melhor ou pior, na questão do empenamento. É preciso girá-lo bem.


Assim, com a bicicleta de cabeça para baixo (cheque se o ciclocomputador ou algum equipamento sensível não está em cima do guidom, para não danificar ao deixa-lo de cabeça para baixo), mova os pneus devagarmente, e mece com a trena, na diagonal, de 30 em 30 graus, por exemplo (como o pneu dá 360°, você faria 12 medições). Bastam alguns milímetros de diferença em uma das medições para existir empenamento. ATENÇÃO: para quem tiver o fixador de roda (foto acima), pode-se usar o ‘olhômetro’, e rodá-la em alta velocidade, verificando empenamento.
Faça os ajustes necessários, dessa vez, girando o pneu rapidamente, verificando onde ainda está pendendo ou entortando. Quanto mais voltas você der no pneu e manter a visão no curso deste, mais você descobrirá mais zonas de empenamento.
Apenas um pouco de paciência é necessário para tornar a sua roda mais ou menos circular. Não é preciso que a mesma fique 100% circular e balanceado, principalmente em uma viagem de longa distância, mas o suficiente para que os freios v-brake funcionem bem, e o pneu não encoste no garfo ou quadro.


IMPORTANTE - Sempre substitua os raios tortos e sempre complete os raios que eventualmente estejam faltando (não deixe nenhum aro incompleto), pois a tendência é quabrar ainda mais raios e entortar ainda mais o aro. Agora mãos a obra.






5 comentários:

  1. Samuel - Recife PE3 de jan. de 2012, 20:19:00

    Mesmo com esta ótima postagem ótima postagem ainda não me atrevo a fazer este tipo de trabalho, apesar de saber todo o restante da manutenção da minha bike. valeu gente.

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  2. Ítalo Jr. de Pindamonhamcaba7 de jan. de 2012, 17:33:00

    Gente as orientações que vocês postaram são ótimas, mas na prática a gente sofre um pouco até pegar as manhas da coisa. Digo isto com conhecimento de causa, pois tentei por em prática as mesmas e não me sai lá essas coisas.

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  3. Aryelle Feitosa - Angra dos Reis RJ11 de jan. de 2012, 20:24:00

    Achei tudo muito importante e realmente esclarecedor, mas não me atrevo a por em prática. Quando há necessidade busco a ajuda de uma oficina especializada.

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  4. Se for possível elaborem um vídeo demostrando como realizar este tipo de tarefa na prática, porque apesar de bem elaborada e bem explicativa a matéria por si só não foi suficiente para fazer com o que eu aprendesse a fazer este tipo de coisa e assim como eu muitas pessoas também devem estar com alguma dificuldade para por em prática o que foi passado. Então quando poderem postem um vídeo.

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    1. Caro amigo anônimo, assim que for possível voltaremos a postar outra matéria sobre este assunto.

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