8 de jan. de 2012

CICLOVIAS EM RECIFE - PE

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), está abrindo caminho para o ciclista. O hábito de pedalar tem sido estimulado com a criação de uma malha cicloviária, ou seja, espaços exclusivos para o tráfego de bicicletas. Atualmente, a cidade conta com 13,2Km de pistas para a prática do esporte, distribuídos entre as ciclovias Centro, Orla e Tiradentes. 

A malha cicloviária em funcionamento tem organizado o fluxo de bicicletas nas vias e proporcionado segurança a esportistas e condutores. Com áreas planas e um clima tropical, a cidade ainda favorece a prática do ciclismo em outras localidades. Por isso, novas rotas específicas para bikes serão criadas em vários pontos da capital pernambucana, como prevê o projeto Ciclovia Recife. 

Para os cidadãos, as ciclovias oferecem uma alternativa de lazer e um estímulo ao comércio entre bairros circunvizinhos. Afinal, elas incentivam o hábito saudável de fazer atividades físicas e as relações sociais. Ainda instigam a prática de um esporte ecologicamente correto, pois não polui o meio ambiente. Já o comércio local ganha novo fôlego, principalmente nos serviços de entrega e carga. 

De esporte a meio de transporte - O incentivo ao ciclismo também é uma forma de inclusão social. Isso porque pedalar é uma alternativa para se locomover. Mais barato e acessível à população de baixa renda, a bicicleta é um meio transporte muito usado por pessoas que não dispõem de dinheiro para pagar a passagem do ônibus. Nesse caso, as ciclovias servem de rota segura para quem diariamente vai ao trabalho, escola ou faz serviços de entrega em bairros residenciais. 

Penalidades - Os veículos automotores não podem trafegar nem estacionar nas áreas demarcadas para os ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a ciclovia é uma infração média, ocasiona multa de R$ 85,13 e a inclusão de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (artigo 181, inciso VIII). Já transitar com o veículo pela ciclovia é uma infração gravíssima, com multa de R$574,62 e a inserção de sete pontos na CNH (artigo 193).

Ciclovia do Centro

Inaugurada em 31 de agosto de 2003, a Ciclovia Centro foi o primeiro espaço determinado para o lazer e prática do esporte na Cidade. Com um trajeto privilegiado, recifenses e visitantes fazem seus exercícios físicos passando por pontos turísticos tradicionais do Centro, como Palácio do Campo das Princesas, Assembléia Legislativa e teatro Santa Isabel.

A Ciclovia Centro tem 3,5 km de extensão, sendo composta por ciclofaixas, ou seja, uma área dedicada exclusivamente ao ciclismo. A pista apresenta 2,4 metros de largura o que possibilita os esportistas pedalarem nos dois sentidos. Para o conforto e segurança do usuário, o percurso é totalmente sinalizado com a pintura do asfalto e placas indicativas.

Nesse perímetro urbano, a prática de pedalar fica restrita aos domingos e feriados, das 6h às 13h. Quando o equipamento está funcionando, agentes municipais de trânsito fiscalizam e disciplinam o tráfego no percurso da ciclovia, em viaturas, motocicletas e através da Ciclopatrulha Municipal, especialmente formada para garantir a segurança de ciclistas no trânsito.

A ciclovia passa por trechos da rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, avenida Martin Luther King, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel Rua da Aurora.

Dados
  • Extensão: 3,5 Km
  • Pista: Mão Dupla
  • Largura: 2,40 metros
  • Funcionamento: Domingos e feriados, das 6h às 13h
  • Trajeto: Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, avenida Martin Luther King, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora.
  • Atrações: Palácio do Campo das Princesas, Assembléia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Praça da República, Rio Capibaribe e Palácio da Justiça.  
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Ciclovia da Orla

Os recifenses passaram a contar com o primeiro traje to específico para ciclistas funcionando 24 horas, em setembro de 2004. Trata-se da Ciclovia Orla, no bairro de Boa Viagem, por onde circulam cerca de 1.460 bicicletas por dia. Embalados pela vista do mar, os esportistas pedalam desde o Primeiro Jardim de Boa Viagem até o girador no fim da Avenida Brasília Formosa, em frente ao Iate Clube.

Com o trajeto de pouco mais de 2,5Km, a ciclovia é usada como rota turística por dar acesso à Avenida Brasília Formosa, ao novo trecho de praia existente com retirada das palafitas, a bares e restaurantes da comunidade, além do Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Para o ciclista ter uma visão privilegiada do litoral, a rota foi instalada na faixa mais próxima à praia, tanto no Pina, quanto em Brasília Teimosa.

A ciclovia tem 1,14Km de extensão na Avenida Boa Viagem. Já o restante do trajeto (1,38km) fica em Brasília Teimosa, passando pelas ruas Comendador Morais, Gurjaú, Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa. Na maior parte do trajeto, os ciclistas ficam livres de cruzar com carros. A exceção está nas ruas Marechal Hermes, Armando Pina e na Avenida Boa Viagem, onde existem baias de estacionamento.

Para garantir o bem-estar dos usurários, agentes de trânsito monitoram a circulação de veículos e orientam os esportistas em geral, das 6h às 23h. Pela manhã e à tarde, ciclopatrulheiros realizam os trabalhos de fiscalização na área. À noite, a segurança é feita por batedores.

Dados
  • Extensão: 2,52 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Pista: Mão Dupla
  • Funcionamento: 24h
  • Trajeto: Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Gurjaú, Rua Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa.
  • Atrações: Praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, Dique, Parque de Esculturas de Brennand e Pólo Gastronômico de Brasília Teimosa.   
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Ciclovia Tiradentes


Em setembro de 2005, a malha cicloviária foi ampliada com a inauguração da terceira ciclovia do Recife, denominada Ciclovia Tiradentes, na Zona Oeste da cidade. Diferente dos outros equipamentos que são voltados para o lazer, a Tiradentes apresenta uma característica mais utilitária. Sua função principal é servir de rota segura para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho, escola ou fazer serviços de entrega.

A ciclovia atende aos bairros de Afogados, Mangueira e San Martin. Por essas áreas, circulam cerca de 4.500 bikes por dia, segundo o levantamento realizado pelo Plano Diretor de Circulação da Prefeitura do Recife. Em 2002, uma pesquisa feita pela CTTU revelou que 41% desses usuários utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, 29% para fazer compras, 18% para lazer e 12% para carga e entrega de mercadorias.

Na Tiradentes, o ciclista pedala por um percurso de 7Km, passando pela Avenida do Forte (a partir da Avenida Caxangá), Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira e Rua 21 de Abril. O trajeto é dividido em ciclofaixas (área exclusiva para circulação de bicicletas) e ciclorota (espaço preferencial para ciclistas, mas carros podem cruzá-lo para ter acesso a outras ruas).

Exceto na Rua 21 de Abril, o ciclista pode pedalar nos dois sentidos em todo trajeto, uma vez que a pista apresenta 2,4 metros de largura. Para oferecer segurança aos usuários, a ciclovia funciona de forma permanente (24h) e agentes de trânsito fazem o monitoramento diário no local, das 6h às 23h. Durante a manhã, a ronda é realizada por ciclopatrulheiros e batedores. À noite, o monitoramento é feito por carros da fiscalização.

Dados:
  • Extensão: 7 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Funcionamento: 24h
  • Pista: Mão Dupla
  • Trajeto: Avenida do Forte, Praça da Chesf, Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira, Pátio de evento Noel Rodrigues, Praça de San Martin e Rua 21 de Abril.

Fonte de Pesquisa: http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/cttu/ciclovia.php




      

2 comentários:

  1. Márcia Campos do Jardim Jordão23 de jan. de 2012, 11:41:00

    Eu soube através da Internet que há um projeto em andamento aqui em Recife no sentido de ampliar a quantidade de ciclovias visando a Copa do Mundo. Espero que realmente isto saia do papel, independente de copa ou não porque a quantidade de ciclovias que existe hoje é insuficiente para atender a demanda.

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  2. Pelo que eu fiquei sabendo serão mais 37 novos quilômetros de ciclovias além dos 11 já existentes. Se realmente isto sair do papel será bom pra todo mundo e não só para nós ciclistas.

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