10 de jan. de 2012

ECOLOGIA NAS TRILHAS UMA QUESTÃO DE EDUAÇÃO E RESPEITO À NATUREZA

 Mata da Rita
(Divisa do Município de Belo Jardim com Brejo da Madre de Deus)

Cachoeira Localizada no Engenho Tira Teima
Belo Jardim - PE

Você gosta de se aventurar com sua bike em trilhas por lugares onde a natureza se apresenta ainda quase intacta? Pois bem, se a sua resposta foi sim é necessário então que você fique atento as dicas que vamos dar para que você não venha a destruir nada durante sua trilha e ainda ajude na conservação dos locais por onde passar. Tenha certeza de que a natureza vai lhe agradecer e que você está contribuindo com o nosso planeta.

1ª Dica – Antes de adentrar em alguma propriedade particular é necessário solicitar a devida autorização. Muita gente não gosta da presença de pessoas estranhas nas suas propriedades. Procure se informar com  a população local  sobre a quem pertence a propriedade  e depois faça o contato com o mesmo.

2ª Dica – Sempre que se deparar com alguma porteira, lembre sempre de fechar a mesma após passar por ela. Desta forma você vai estar agindo de maneira responsável e não vai facilitar a fuga de algum animal que esteja sendo criado naquela propriedade.

3ª Dica – Em matas e florestas, evite abris trilhas paralelas. Respeite as trilhas já existentes para não correr o risco de se perder. Respeite também as demais pessoas que estão fazendo uso da trilha (sejam elas outros ciclistas ou moradores da região). E procure ser educado com todos.

4ª Dica – Lembre-se de que você está dentro de um ecossistema e deve respeitá-lo. Assim não passe por cima de nenhuma planta fora da trilha normal “lembre-se que elas são seres vivos iguais a você e eu”. Não retire qualquer tipo de vegetação existente para levar para casa como lembrança, para isto leve uma máquina fotográfica e a use a vontade.

5ª – Em tempo de chuva evite freadas bruscas, pois elas abrem sucos profundos nas trilhas e estes sulcos tendem a se transformar em erosão e detonar não apenas a trilha, mas parte da mata local.

6ª – Caso pretenda pernoitar na trilha, toma o máximo de cuidado ao fazer fogo para que ele não saia do controle e venha a ocasionar um incêndio. Se você estiver em algum parque estadual ou nacional lembre-se na maioria deles é terminantemente proibido acender fogueiras. Che sempre nas portarias as normas e determinações de cada local para evitar transtornos.

7ª – Não jogue nenhum tipo de lixo na natureza, leve de volta com você todo o lixo que produzir mesmo aquele que muitas vezes parece ser insignificante como papel de bala por exemplo.

8ª – Com certeza você vai se deparar com vários tipos e espécies de animais pelo caminho. Não os assuste e muito menos mate qualquer um, mesmo os peçonhentos. Lembre-se de que ali você é que é o intruso.

9ª – Evite qualquer tipo de algazarra no decorrer das suas pedaladas. Se você se comportar dignamente com certeza quando voltar a passar por qualquer lugar será sempre bem tratado e respeitado, caso o contrário terá que arcar com as consequências.

10ª – Quando for fazer alguma necessidade fisiológica “urinar ou defecar”, procure fazer longe da trilha, fora da vista das outras pessoas e longe de riachos, açudes ou de outras fontes de acúmulo de água, para não contaminar as mesmas. Educação e respeito para com a natureza sempre.

Respeitar a natureza é antes de tudo respeitar a vida e a si mesmo.


Texto:  Geovane Bezerra

9 comentários:

  1. Aryelle Feitosa - Angra dos Reis RJ11 de jan. de 2012, 20:19:00

    Olha o município de vocês está de parabéns por ainda ter lindas paisagens como estas, principalmente esta belíssima floresta. Agora falando muito sério é realmente necessário despertar não só nas pessoas e de um modo geral mas principalmente em nós ciclistas a responsabilidade ecológica, pois eu mesmo conheço muitos colegas de pedal que não estão nem ai para o assunto e espero que lendo esta matéria eles comecem a se conscientizar que se não cuidarem das belezas que eles desfrutam hoje, amanhã nem eles e principalmente os seus descendentes não terão esta honra. Então quero aqui parabenizar de público a você Geovane, ao Blog e aos Amigos do Pedal. Espero um dia ter a oportunidade de vir a conhecer o seu município e vocês. Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena quem poucas pessoas que não residam aqui em Belo Jardim e principalmente aquelas que vem de fora possam desfrutar como merecem estas e outras tantas paisagens deslumbrantes que aqui existem, pois além do fato de não existir nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista, as estradas se encontram abandonadas, literalmente em péssimo estado de conservação. É uma vergonha recebermos pessoas de vários lugares e quando estas tentam ver o porque do nosso município0 se chamar Belo Jardim passarmos vergonha. Isto tem que acabar ou então além de não vir mais ninguém para nos visitar vamos aos poucos contribuindo para a destruição deste lindo ecossistema por não oferecer a população local oportunidades de gerar renda que não seja desmatar e poluir. Fica aqui o meu desabafo, a minha indigninação, o meu protesto, mas principalmente o meu recado para os nossos governantes. Ou cuidamos com carinho do que ainda temos de bom, ou nada de bom podemos esperar para o futuro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bm que alguém do meio de comunicação local teve a coragem de abordar este assunto, pois aqui em nosso município o desrespeito a natureza é geral. Ninguém está nem ai pra tal coisa. E se vocês que gostam de pedalar por belas paisagens não tomarem os devidos cuidados em breve não restará muita coisa para ser apreciada.

    ResponderExcluir
  4. Mário de São Caetano PE19 de jan. de 2012, 18:59:00

    Respeitar a natureza e os moradores das localidades por onde passamos é a obrigação de cada um de nós enquanto ciclistas e defensores do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Wanderley Marques - BJ23 de jan. de 2012, 12:02:00

    Sou natural da cidade de Bonito (Estado de Pernambuco) mas já fazem quinze anos que moro aqui em Belo Jardim. Apesar d não adepto da prática desportiva vez por outra faço as minhas trilhas mata a dentro "a pé". O que foi publicado por vocês é de muita importância pois, o que tenho notado nas minhas andanças por ai é que "ao menos aqui em nosso município" a maioria das pessoas não respeitam a natureza, sejam elas moradores, desportista ou turistas. O que vejo em muitos locais belos é lixo, degradação e falta de cuidado. Isto tem que acabar ou os nossos netos não terão o prazer de ver o que nós estamos vendo agora. Por isto pesso a vocês que sempre registrem e divulguem o que Belo Jardim tem de belo enquanto podem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderley espero um dia ter o prazer de pedalar com você, sempre cabe mais um nas nossas trilhas.

      Excluir
  6. Zelem pelas belezas naturais que existem no seu município. Ser ecológico é obrigação de todos "principalmente de nós ciclistas" e respeitar as pessoas que tem costumes, convicções e raças diferentes das nossas além de obrigação "É LEI".

    ResponderExcluir
  7. Gilvan Farias - Gravatá PE27 de jan. de 2012, 20:59:00

    Na minha opinião todas as dicas foram bem informativas e importantes, mas gostaria de destacar a décima. Existem coisas que podem ser evitadas, outras não, é o caso das necessidades fisiológicas que todos nós temos. Apesar de uma certa regularidade não dá pra ser 100% calculada a hora em vamos fazer esta ou aquele necessidade ficológica, mas como foi muito bem colocado na décima dica, é necessário que se for realmente inevitável se fazer isto no decorrer de alguma competição, trilha ou qualquer outra atividade ciclística, que seja feito de maneira educada e com o devido respeito a natireza e principalmente aos moradores.

    ResponderExcluir
  8. Edson Ribeiro - Pesqueira PE6 de mai. de 2012, 09:46:00

    Respeito é importante sempre, seja aos moradores e principalmente a natureza. Se gostamos de algo temos de preservar para que outros desfrutem, desta forma é necessário que ao participamos de trilhas, passeios ou outras atividades no campo, respeitemos tudo o que encontrarmos pelo caminho.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza