1 de dez. de 2012

TIRANDO SUAS DÚVIDAS

 


Nesta postagem estaremos esclarecendo de maneira simples e direta vinte perguntas feitas pelos nossos internaltas. Leiam com calma e atentamente e desde já fiquem a vontade para nos enviar mais perguntas.

 
1 - Por que ciclistas devem usar short de lycra ? 
Porque evita machucados causados pela costura dos shorts normais e permite maior liberdade de movimento, ja que shorts normais não esticam. Além disso, o short de lycra é bem justo e não prende no selim quando você joga seu corpo para trás. 
2 - Qual é a pressão recomendada para o pneu da bicicleta ?
Quanto maior a pressão, menor a tração que o pneu oferece. A pressão recomendada varia de 35 pra 50 psi. Use 50 para asfalto, competições ou se sua bicicleta tiver suspensão dupla. Para trilhas mais técnicas e hardtails, use um pouco mais de 35 psi. 
3 - O sistema de suspensão traseira de ar é melhor que o de mola ? 
Não. A maioria dos ciclistas preferem os sistemas de mola. Porém o sistema de ar tem a vantagem de ser bem mais ajustável e de ser leve. 
4 - Por que o selim da bicicleta tem que ficar tão alto ? 
Porque com isso o ciclista fica numa melhor posição para pedalar. A altura do selim é determinada de acordo com o tamanho da perna do ciclista. Para o melhor apreveitamento (transferência de força), a perna do ciclista deve ficar quase toda estendida na posição mais baixa da pedalada. 
5 - Qual é a luva melhor ?! 
A
que cobre inteiramente os dedos ou a que cobre só metade dos dedos ?A luva que cobre os dedos por inteiro é melhor porque te deixa mais protegido em caso de uma batida. Ela é mais quente porque é toda fechada, mas vale mais a pena. 
6 - Eu devo trocar meus pneus de mountain bike para pneus slick (lisos) ?
Depende. Se voce tem uma mountain bike e só anda no asfalto, use slick porque possui menos atrito de rolamento e são mais leves, deixando a bike mais rápida. Se você leva mountain bike a sério e anda em trilhas, use pneus normais pois eles furam menos, freiam melhor em qualquer condição e tem muito mais tração. 
7 - Com que frequência e como eu devo lubrificar a corrente ?
Sempre que for andar (antes e depois). Antes de lubrificar tenha certeza que a corrente está completamente limpa, se estiver suja não adianta lubrificar. Coloque óleo em cada elo da corrente (perder um elo é o mesmo que não lubrificar). Não se preocupe em lubrificar os lados da corrente, os elos que são importantes. 
8 - Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas ? 
Essas camisas vieram do ciclismo olimpico e são apertadas para serem mais aerodinâmicas, porém para mountain bike não há essa necessidade, mountain bikers podem vestir o que quiserem. 
9 - Com que frequência as rodas devem ser reguladas (trued) ? 
Um par de rodas ideal normalmente não precisa de ajustes. Se for um bom par de rodas, é bom regular de 6 em 6 meses ou sempre que você sentir necessidade (quando tiver empenada por exemplo). 
10 - O que devo fazer se a roda empenar durante uma trilha ?
Se empenar só um pouco, ajuste os freios de modo que as sapatas não fiquem "pegando" no aro ou solte o freio. Se empenar muito, tire a roda e desempene a força, pisando em cima ou pressionando contra uma pedra ou arvore. A roda não servirá mais, então desempene apenas para poder voltar pra casa. 
11 - O que deve-se carregar para uma trilha ? Capacete, água, remendo para pneu ou uma camara nova, bomba para encher o pneu e ferramentas básicas. 
12 - Quais são as regras básicas para trocar uma camara furada ?  
Comece e termine pela válvula. Descubra porque o pneu furou antes de trocar a camara, as vezes foi um espinho ou um prego que ainda pode estar enfiado no pneu e se você trocar a camara ela irá furar de novo. Verifique se a camara está comletamente colocada no pneu, senão ao incher, irá furar novamente. 
13 - Quando eu tenho que trocar o guidon ? sempre que tiver uma batida séria ou se você faz downhill, todo ano. Sempre que houver necessidade. 
14 - Devo trocar meu guidon reto de cross-country pelos mais altos de downhill ? Só se você faz muito downhill e trial. O guidon de cross-country deixa muito peso na roda da frente, com o guidon de downhill esse problema é corrigido e a bike ganha mais controle. Os pontos negativos do guidon alto são: Ele é mais pesado que o normal, o seu peso fica muito concentrado no selim quando você pedala no plano e ele não é muito bom para subidas. 
15 - Devo checar se meu quadro tem rachaduras ? 
Sim. É difícil prever quando um quadro irá quebrar. Na maioria das vezes o quadro começa a quebrar com um pequena rachadura. Sempre que você limpar a bike (que deve ser sempre depois de uma trilha) verifique se tem rachaduras. 
16 - O que devo levar para beber numa trilha ?  
Água é o melhor. Sucos e gatorade deixam um gosto doce na boca e não funcionam melhor que água. 
17 - Qual é a melhor maneira de limpar a bicicleta ?  
Se só tiver empoeirada, use um pano seco e depois passe silicone para dar mais brilho. Se tiver muito suja, use água e depois lubrifique-a toda (incluindo os cabos de aço). 
18 - Pedais clipless fazem mal ao joelho ? Se eles tiverem ajustados corretamente não. O movimento da perna precisa ser linear, o banco não pode estar muito afastado para trás. Mas se você já tem problemas no joelho, evite ajustá-los com muita "release force". 
19 - De que lado devem ficar as alavancas (quick releases) para soltar as rodas ?  
Do lado esquerdo da bicicleta. Devem ficar desse lado para não ficarem do mesmo lado do câmbio traseiro, podendo dar problemas. Para apertar, não é preciso usar muita força, apenas deixe-as firme. 
20 - É necessario usar bar ends (chifres) ? 
Não. Bar ends não são necessarios, apenas lhe coloca em um posição mais confortável em subidas muito extrensas. Não é uma necessidade, mas pode ser uma ajuda. 

FIQUE POR DENTRO
Olha ai galera um evento legal e que vai acontecer bem próximo, afinal a Paraíba é logo ali. Quem puder não deixe de se fazer presente. São R$ 10.000,00 em prêmios. Participe e valorize o ciclismo Cabra da Peste.


RECADO IMPORTANTE
Atenção galera, o mapa atualizado deste evento é o que se encontra logo aqui abaixo em tamanho grande. Para maiores informações sobre este evento acesse o link. http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/p/2-maratona-de-mtb-cabra-da-peste.html


 Por: Geovane Bezerra

14 comentários:

  1. Cara esta postagem tá da hora porque realmente responde de maneira simples as nossas dúvidas. Obrigado.

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    1. Procuro em nome do clube tornar este blog o mais fácil e eficiente possível e só com os comentários de vocês, elogiando ou criticando é que posso avaliar o bom andamento ou não do mesmo. Obrigado pelo comentário.

      Geovane Bezerra

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  2. Realmente show de bola. Parabéns grande Geovane!

    Abs... Juracy

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    1. Obrigado amigão, vindo de você isto vale muito.

      Geovane Bezerra

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  3. Caro(s) amigo(s) deste blog, obrigado pela citação e recomendação para participar da 2ª Maratona de MTB Cabra da Peste, MAIOR EVENTO DE MTB DA PARAÍBA. Solicito apenas que atualizem o mapa (e logomarca) do evento, pois houve uma alteração posterior. Acesse também http://www.esportesemsoledade.blogspot.com.br/p/2-maratona-de-mtb-cabra-da-peste.html e veja tudo sobre este evento, reportagem, fotos, etc.

    Atenciosamente,
    Agnaldo Melo
    (83) 9988-4430 TIM
    (83) 9311-5773 CLARO

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    1. Caro Agnaldo obrigado pelo esclarecimento quanto a alteração no mapa. Pode ter certeza de que irei proceder a mudança imediatamente. Se por ventura ainda houver algo errado por favor me informe. Desejo tudo de bom para todos vocẽs que irão promover e participar deste evento e se for possível alguns de nós dos Amigos do Pedal nos faremos presentes, mas ainda não tenho como te confirmar esta informação. Um abraço.

      Geovane Bezerra
      (81) 9409-7860

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  4. Carlos Amaral - Jaboatão dos Guararápes PE3 de dez. de 2012, 16:36:00

    Cara estou sempre de olho na net e podes crer que este evento me passou batido até hoje quando dei uma olhadinha no blog de vocês pela primeira vez. Gostaria de dizer que quem for o responsável pela administração do blog está de parabéns pelo excelente nível do mesmo e pela alta qualidade dos conteúdos. Não pedalo em grupo mas sempre que posso gosto de participar de competições, desta forma se for possível irei participar com certeza desta maratona de mtb. valeu galera pelo lembrete.

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  5. Ana Fernandes de Pesqueira PE4 de dez. de 2012, 19:25:00

    Olha Geovane até hoje eu não sabia para que diabos servia os tais "barengs" que era como eu chamava, mas graças a esta bela postagem descobri e também tirei outras dúvidas. Valeu pela postagem.

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  6. Samuel do Santo Antônio4 de dez. de 2012, 19:55:00

    Gostei do novo visual do blog, ficou maneiro.

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  7. Rosângela - Garanhuns PE5 de dez. de 2012, 06:59:00

    Nunca liguei para esse negócio de calibragem de pneu apenas enchia um pouco a mais ou a menos de acordo com o que me vinha na cabeça, mas em uma postagem anterior deste blog li a respeito de calibrar de acordo com a descrição do fabricante que está indicada em cada pneu e também nesta postagem tem uma dúvida sobre este assunto que vocês responderam de maneira muito clara. Gostei bastante do novo visual.

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  8. Atenção galera que curte este blog. A partir da próxima semana estarei dando início a um Curso de Mecânica online, não percam.

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  9. Como funcionará este curso?

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  10. Achei as respostas muito boas e a matéria como um todo também mas acho que vocês poderiam numa proxima vez almentarem o tamanho da letra. Um abraço.

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Apaixonados Pela Natureza