16 de nov. de 2011

CUIDANDO COM CARINHO DA SUA BIKE


Bicicleta não dura para sempre, mas se você cuidar com carinho dela, com certeza ela vai durar muito mais tempo e não vai lhe causar grandes problemas, então que tal começar a pensar em cuidar de sua amiga de pedaladas; aquela que vai estar ao seu lado em qualquer estação (a sua bike). Existem pessoas que adoram fazer trilhas durante o verão porque normalmente neste período ocorrem chuvas fortes e elas costumas fazer muitos estragos nas estradas rurais o que para os trilheiros de plantão é ótimo, mas é preciso lembrar que para sua bike não te deixar na mão é necessário cuidar com carinho de sua bike. A primeira coisa que você deve fazer após a sua pedalada é lavar bem e com cuidado a sua bike, retirando o excesso de lama e terra com água corrente. A catraca, a corrente e a corôa devem ser lavadas com óleo dísel ou querosene, para isto faça uso de uma escova apropriada ou na falta desta use uma escova dental velha. Quanto ao quadro e a suspensão, estes devem ser lavados com uma esponja ou um pano macio para evitar prejuízos a pintura, lave com água e sabão. Após a lavagem enxugue bem a sua bike e de uma atenção especial aos seguintes componentes:

Cabos e conduítes
Com a chuva, os cabos podem enferrujar. Para evitar isso, você precisa secá-los e lubrificá-los. Solte os cabos. Os cabos de freio você consegue soltar abrindo os V-brakes. Puxe o conduíte para cima e aplique no cabo um óleo spray desengripante (WD-40), passe um pano para retira o excesso e aplique uma graxa própria para bicicletas. Faça o mesmo com os cabos dos câmbios dianteiro e traseiro. Para isso posicione o câmbio traseiro na menor catraca, deixando o cabo frouxo. Puxe o conduíte e aplique o desengripante e a graxa. Monte novamente os cabos e conduítes. Aperte os manetes de freio da sua bicicleta várias vezes para espalhar bem o óleo e a graxa. Se você não possui uma graxa adequada, em uma emergência pode-se usar apenas o desengripante.

 
Corrente:
Após lavar a sua corrente, seque-a bem e aplique um óleo spray desengripante (WD-40). Isso repele a umidade e evita que a corrente enferruje. Após esse desengripante aplique um óleo, de preferência um específico para bicicleta como “finish line”.

 

Cubos, movimento central e caixa de direção:
Também são afetados pela chuva mas não tão intensamente, a não ser que você entre num rio com a sua bike. Para esses componentes, eu sugiro que você procure um mecânico especializado, pois cada cubo tem um mecanismo específico, alguns são de rolamentos e você precisará de ferramentas específicas para desmontá-los, o mesmo pode ser dito para caixa de direção e movimento central. Se você pedala bastante em condições de chuva e lama, eu recomendo pelo menos uma revisão geral por mês. Entretanto, tomando esses pequenos cuidados com a manutenção e não percebendo maiores problemas com seus cubos, movimento central e caixa de direção, o prazo entre as revisões pode ser estendido.



É comum chegarmos das nossas pedaladas exaustos e por vezes não temos vontade de fazer outra coisa a não ser tomar um belo banho e relaxarmos em boa poltrona, mas para o que sua bike dure um bom tempo é necessário que você ache ao menos um pequeno espaço de tempo para ao menos jogue um pouco de água na bike para retirar o excesso de lama e passe um lubrificante spray na corrente e câmbios dianteiro e traseiro. Isso evita que os componentes enferrujem de um dia para o outro.






Um comentário:

  1. Sempre cuidei bem das bikes que possui e da que possuo atualmente e posso garantir a todos que isto é realmente muito importante.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza