19 de nov. de 2011

OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA PEDALADA

 

Andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma". Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto. Seja o ciclismo urbano ou rural você vai ganhar saúde dando umas boas pedaladas por ai, então não fique ai parado só pensando como é ou como seria bom pra você. Entre em ação já.

Principais benefícios:

Diminuição do estresse - As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.


Fortalecimento do sistema cardiovascular - Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

Melhoria da lombar - O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam-se constantemente.

Benefício para os joelhos e todo o corpo - Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Além disso, as coxas e os glúteos endurecem mantendo o corpo mais saudável.

Auxilia o sistema imunológico - Os exercícios físicos estimulam o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.



Preparação necessária - Para você pedalar de maneira segura e obter todos os benefícios oriundo disto, faz-se necessário se tomar alguns cuidados como; fazer alongamentos prévios, trabalhando principalmente os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos. Aumente gradativamente a duração destes alongamentos.
Planejamento - Assim como outras tantas coisas do nosso dia a dia para usufruirmos ao máximo das nossas pedaladas faz-se necessário um pequeno mais bem elaborado planejamento. Planeje por exemplo a rota ou o destino, os equipamentos necessários a levar consigo, a sua hidratação durante a pedalada, etc.


Tempo de duração - O ideal é que você pedale no mínimo três horas por semana. Os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar. Veja abaixo o resultado de umas boas pedaladas de acordo com o tempo desenvolvido:
10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
60 minutos – Controlo de peso e ação antiestresse

Quanto maior o tempo dedicado a pedalada, maiores serão os benefícios obtidos.

Meio de transporte ecologicamente correto – Fazendo uso da bicicleta como meio de transporte você estará colaborando diretamente para a melhoria do meio ambiente e além disto você vai fazer uma boa economia no final do més
Considerações finais – Procure orientação médica antes de se dedicar a pratica de exercícios físicos ou mesmo de alguma atividade desportiva como no caso do ciclismo. Atenção mulheres, o número de mulheres ciclistas está aumentando gradativamente mas ainda é pequeno. Isto se deve a vários motivos entre eles um dos principais é o medo de ser a primeira (quando ainda não existem outras pedalando entre os homens), mas sempre há de haver alguma que vá tomar esta iniciativa e assim ajudar as demais a sair do sedentarismo que faz mal a todos (homens e mulheres).







2 comentários:

  1. Aninha de Gravatá PE19 de nov. de 2011, 19:31:00

    Aproveito a matéria para dizer a todas as mulheres que estão acessando esta página que realmente é gostoso demais pedalar, seja nos parques ou em pleno contato com a natureza. Então se juntem aos seus amigos, namorados ou maridos e venham sentir de perto os prazeres e os benefícios de uma boa pedalada.

    ResponderExcluir
  2. Antônio Carlos - PE23 de nov. de 2011, 08:05:00

    Quem ainda não passou ao menos um sábado ou um domingo pedalando em algum parque ou então na zona rural não sabe o que está perdendo. No dia que você criar coragem e sair da rotina vai comprovar o que esta escrito nesta matéria, que realmente andar de bicicleta faz bem ao corpo e a mente.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza