26 de nov. de 2011

INICIANDO NA PRÁTICA ESPORTIVA


Exercitar o corpo é mais que necessário, é condição mínima para ter qualidade de vida básica. Sedentarismo custa caro, muito caro. Além das dores do corpo, dói feio no bolso.
Praticar um esporte é uma boa opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante.
Pedalar, andar e nadar são práticas esportivas com raras restrições para a prática. Mas, se tiver que partir do zero, comece a andar para criar uma boa e tranqüila base.
Qualquer que seja o esporte, para que só haja benefícios ao praticante é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e de preferência acompanhamento médico. Acompanhamento médico sempre é apropriado.
Pedalar uma bicicleta pode ser uma das maneiras mais suaves de se exercitar. É comum médicos recomendando pedalar para recuperação de seus pacientes. Praticamente não há contra-indicações.
Recomendamos a leitura de vários textos, revistas ou livros especializados sobre a modalidade escolhida. Para se iniciar em qualquer esporte é necessário entender de maneira muito clara algumas regras ou, do contrário, você estará colocando sua integridade em risco. Leia, procure orientação especializada, mantenha-se informado.
Normalmente há uma grande diferença entre um praticante de esporte amador e um atleta profissional. Em poucos esportes esta diferença é tão acentuada quanto no ciclismo. Há praticamente um abismo entre um excelente ciclista amador e um ciclista profissional. Evite qualquer nível de comparação.
Para alcançar os melhores resultados possíveis no esporte amador estabeleça metas para longo prazo. Os resultados provavelmente aparecerão bem mais cedo do que se espera, com diminuição de risco de lesões.
Nunca pratique ciclismo com equipamento inadequado:
Somos todos muito parecidos, mas não há dois corpos iguais, portanto é necessário buscar o próprio equilíbrio por meio de pequenas variações do que vale para o geral.
Regras básicas para todos:
Faça alongamento antes de iniciar sua pedalada. Use seu equipamento corretamente. Não vá além dos seus limites. Respeite para ser respeitado.Atenção e disciplina sempre. Nunca tenha vergonha de admitir que chegou ao seu limite e nunca queira evoluir a qualquer custo só para ser bem visto no grupo.
Limites e precauções:
Ciclismo é um esporte que pode envolver muito esforço físico e alta velocidade, o que torna certos limites e precauções essenciais para a segurança e integridade do ciclista. Então atenção para estas dicas:
a) Mantenha a sua bicicleta em perfeitas condições de uso, sempre!
b) Sua segurança no trânsito vem antes dos objetivos do seu treino.
c) Não acredite demais em suas habilidades ciclísticas. Beba o equivalente a um copo de água a cada 20 minutos.
d) Se necessário, faça pequenas paradas de descanso.
e) Alimente-se a cada hora com algo leve, evitando alimentos de difícil digestão.
f) Depois de qualquer refeição mais pesada, descanse um pouco.

Como todos puderam notar nós aqui demos um certo destaque ao ciclismo, mas você deve escolher o esporte que lhe for mais apropriado e que lhe proporcione mais prazer. O importante é sair do sedentarismo.


5 comentários:

  1. Welligton K. de Manaus28 de nov. de 2011, 07:43:00

    Qualquer que seja a prática esportiva que estejamos iniciando é fundamental que haja uma orientação por parte de outros praticantes experientes e este texto desta matéria veio a ilustrar isto muito bem. Saia da rotina e do sedentarismo, mas com responsabilidade. Procure orientação médica e escolha uma prática esportiva que venha a lhe dar prazer e o ajude a melhorar sua saúde e a sua auto estima.

    ResponderExcluir
  2. Euclides - São Paulo Capital29 de nov. de 2011, 11:39:00

    Gostaria de dizer a todos que possa interessar que realmente necessário se tomar cuidado com o sua bike e principalmente com o seu corpo para a prática de qualquer esporte. No caso aqui do ciclismo é muito importante que cada um seja ele mesmo, não aceitando se envolver em desafios que ainda estão fora da sua capacidade de pedalar ou consumindo drogas para melhorar o seu desempenho. Tudo o que você necessita para se beneficiar de todo o prazer que o ciclismo pode lhe proporcionar nas suas mais diversas categorias e estilos é puro e simplesmente se auto conhecer, o resto vem com o tempo e prática constante. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Alberto da COHAB I / Belo Jardim6 de dez. de 2011, 07:07:00

    Achei tudo muito interessante e importante e gostaria que vocês conseguissem uma entrevista com algum médico para postar no blog, pois muita gente ainda duvida que é importante consultar um antes de iniciar em algum tipo de atividade física ou desportiva.

    ResponderExcluir
  4. Oswaldo T. Barreto de Capina Grande PB15 de dez. de 2011, 16:22:00

    Muito importante a parte da postagem referente aos limites e as precauções que todos devem ter. Achei muito boa a postagem. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  5. José Ribamar de Alagoas3 de jan. de 2012, 20:32:00

    Estou pensando seriamente em começar a praticar algum tipo de atividade física e tem boas chances de ser pedalar por isso mesmo gostei bastante de conhecer este blog e espero que ele continue assim.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza