1 de abr. de 2012

DICAS PARA QUEM ESTÁ APRENDENDO A ANDAR DE BICICLETA

Nesta matéria vamos dar dicas bem básicas para iniciantes, partindo do pressuposto de que acabaram de comprar ou de ganhar a sua primeira bicicleta e de que ainda não saibam "andar  de bicicleta". São dicas simples mas bastante úteis, então fiquem atentos pois elas servem tanto para os aprendizes de ciclistas (crianças, adolescentes, adultos, etc.), como para os instrutores (pais, irmãos, amigos, etc.). Antes de mais nada que fique aqui bem claro que cair faz parte do aprendizado e que cada pessoa tem o seu modo de encarar este aprendizado e é dever de quem está ensinando fazer com que diante deste fato o seu aprendiz não venha a querer desistir de aprender a andar de bicicleta. Nas fotos abaixo dois exemplos de quedas sofridas durante o aprendizado.

  



Nunca tente aprender a andar de bicicleta sem a devida orientação de uma pessoa que já tenha experiência na área e você for uma crianças deve estar sempre acompanhado de perto por um adulto seja ele da família ou um profissional contratado para este fim, o importante é sempre zelar pela segurança de quem está aprendendo, principalmente em se tratando de crianças por serem mais frágeis.  Hoje é comum que idosos também estejam aprendendo a andar de bicicleta e as recomendações para eles são as mesmas que para as crianças, ou seja, devem estar sempre acompanhados de perto por um instrutos experiente. Nas fotos abaixo alguns exemplos de aprendizado.




 

 


Há itens, na bicicleta, que merecem especial atenção do usuário, por uma questão se segurança. É recomendável, primeiro, que conheçam a própria bicicleta, e saibam as vantagens e as limitações do seu equipamento. Isto pode ser feito pelos pais no casos de crianças pequenas ou pelos próprios proprietários das bicicletas no caso dos mesmos já serem adolescentes ou adultos.

1. Olhem os freios de suas bicicletas. Há três tipos de freio que são mais comuns: 

a. freios ferradura - têm esse nome, pois parecem ferraduras;
Não puxe os manetes de freio bruscamente, até o fim do curso das alavancas, como se tivesse apertando um alicate. Você pode travar as rodas e perder a 
aderência, derrapando e tomando um belo tombo. Aperte os freios progressivamente, usando mais o freio dianteiro que o traseiro, mas não usando SÓ o dianteiro, para não correr o risco de capotar, ser lançado sobre o guidão.
dentro do nariz e colocá-los de volta na boca - os de cima em cima e os debaixo embaixo. Obviamente, é menos dolorido aprender a brecar suavemente.
Na lateral dos pneus, está indicada a calibragem máxima para os pneus. Mountain-bikes (essas bicicletas com pneus de cravo, pra andar na lama, que são as mais comuns) costumam ter valor máximo de pressão de 40 libras. Já sei, você tá achando muito, pois o seu carro usa só 20 libras, mas é comum pneus de bicicletas usarem pressões maiores. Algumas bicicletas, como a Caloi 10, utilizam pneus com calibragem recomendada em 90 libras, e alguns pneus de competição, muito finos, chegam a utilizar 120 libras de pressão.
Ao contrário do que se pensa, a altura certa não é a que permite você colocar os pés no chão, sentado no banco. Assim o banco estará muito baixo, e você forçará muito os joelhos na hora de pedalar. Isso pode lhe dar uma bela e dolorida inflamação. Deve-se pedalar com a perna quase totalmente esticada. Um modo fácil de achar a altura correta para o banco, é o seguinte:
os calcanhares, a altura está correta. Se a perna não ficar totalmente esticada quando o pedal está embaixo, pode subir um pouco o banco. Se você não alcançar o calcanhar, é porque o banco está muito alto. É preciso pedalar sem ficar "sambando" em cima do banco, para um lado e para outro - isto é sinal que o banco está alto demais;

b. cantilevers de puxada em Y - tem duas hastes, ligadas por um cabo de aço, que é puxado pelo meio, pelo cabo do freio;
c. cantilevers de puxada direta (conhecidos como v-brakes) - duas hastes longas, puxadas lateralmente pelo cabo de freio.
Em linhas gerais, ambos os tipos de cantilévers são muito eficientes, desde que convenientemente regulados, e os freios ferraduras podem ser muito eficientes ou não, dependendo do projeto. Mas nenhum sistema de freios é eficiente se as sapatas (aquelas peças de borracha que entram em contato diretamente com o aro - que é a parte metálica da roda que entra em contato com o pneu), estiverem gastas, ou os freios desregulados. Sapatas de freio custam pouco, não vale a pena ficar economizando com isso. Até que se aprenda a regular os freios, é melhor fazer isso em qualquer bicicletaria: dificilmente lhe cobrarão mais do que um ou dois reais pela regulagem. Em caso de compra de novas sapatas de freio, normalmente é feita a instalação e a regulagem sem que nada seja cobrado. Confira abaixo alguns exemplos dos freios aqui citados.

 
Freio Ferradura



Freio Cantiléver


Freio V- Brake

2. Quando freiar, não fique "alicatando". 

Em se fazendo isso, é bem possível que se tenha que utilizar-se dos serviços de um cirurgião odontobucomaxilofacial para tirar seus dentes de 




3. Calibre os pneus 

Se você usar a pressão muito baixa, a bicicleta fica lenta e pesada. Se usar acima, fica muito dura. A pressão que você vai usar depende de alguns fatores como seu peso corporal, e o terreno onde você vai pedalar. Leve em conta que com o pneu mais cheio, se for passar em lugares com muitos buracos, você irá sentir mais a trepidação. Por outro lado, se deixar o pneu muito vazio, fica muito mais fácil de entortar o aro ao passar em um buraco. E se você for mais pesado, precisará encher mais o pneu. Veja dois exemplos abaixo.


 


4. Ande com o banco regulado para a altura certa 

- Peça para um amigo segurar a bicicleta pelo guidão, enquanto você sobe nela;
- Com a bicicleta parada e segura pelo seu amigo, pedale para trás, com os calcanhares apoiados no pedal. Se a perna se esticar toda, quando você apoia 
- Quando for pedalar nas ruas, obviamente que você não pedalará apoiado em cima dos calcanhares. Você apoiará aquela região da frente do pé, antes dos artelhos. e assim, não esticará demais a perna, nem forçará demais o joelho.



Por enquanto vamos ficando por aqui, mas adiante voltaremos a postar novas matérias sobre este assunto com mais dicas, até lá um abraço e bom aprendizado.










3 comentários:

  1. Alex Pereira - Caruaru3 de abr. de 2012, 14:20:00

    Tenho doze anos e meu pai está me ensinando a andar de bicicleta e ele disse que foi muito bom o que vocês colocaram ai.

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    1. Geovane Bezerra - Belo Jardim PE7 de abr. de 2012, 13:25:00

      Caro Alex em nome de todos que fazem parte dos Amigos do Pedal queremos agradecer o seu comentário e esperamos que você continue a prestigiar este blog. Nem sempre temos tempo disponível para responder aos comentários, mas quando isto é possível sempre estaremos respondendo.

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  2. Suely Campelo - Barretos16 de abr. de 2012, 08:24:00

    Acompanhar o aprendizado do seu filho é muito gostoso, mas quando se trata de aprender a andar de bicicleta é necessário uma boa dose de paciência e determinação por parte de quem está ensinando, porque como postado na matéria deste blog,tanto na hora de retirar as rodinhas de apoio lateral, quanto a fazer com que ele ganhe confiança de andar solto após algumas quedas é que a pessoa que está ensinado é testada.

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