10 de abr. de 2012

OS MALEFÍCIOS DO ÁLCOOL



Atenção: A foto serve apenas como ilustração, não apoiamos, muito menos somos contra qualquer marca de bebida.

Primeiramente iremos abordar os malefícios do álcool para os ciclistas de um modo geral, sejam eles ciclistas urbanos, atletas profissionais, ciclistas de fim de semana, etc. Como se sabe álcool e direção é uma combinação fatal. Este termo é muito utilizado quando falamos em assuntos referentes a acidentes envolvendo motoristas embriagados ao volante, mas não são só os motoristas que precisam se conscientizar de que o uso de bebidas alcoólicas põe em risco sua vida e as de outras pessoas; os motociclistas e também os ciclistas tem de acordar para a triste realidade que vivemos atualmente. Um ciclista embriago pode fazer tanto estrago quanto qualquer outra pessoas que esteja dirigindo um automóvel ou pilotando uma moto, só que devido a fragilidade da bicicleta e principalmente por boa parte dos "ciclistas urbanos" não utilizarem equipamentos de segurança no dia a dia, as consequências para eles são na maioria das vezes fatais.

Ultimamente é comum ouvirmos nos noticiários notícias de acidentes envolvendo ciclistas, e que terminaram na sua maioria com a morte dos mesmos, é bem verdade que em quase todos os casos os culpados eram os motoristas que dirigiam de forma irresponsável e muitas vezes sob o efeito de bebidas alcoólica, mas em contrapartida existe uma triste realidade de uma boa quantidade de ciclistas que fazem a mesma coisa, ou seja, bebem a vontade e depois seguem para seus lares completamente embriagados, pondo a sua vida em risco e podendo causar danos a terceiros, em caso de atropelamento de algum pedestres. Veja nas fotos abaixo alguns maus exemplos de ciclistas embriagados ao guidão.
            

Atenção: As fotos servem apenas como ilustração, não temos nada contra quem bebe, a final cada um sabe da sua vida.

Pessoas como estas acima, as quais são denominadas de "ciclistas urbanos", são as maiores vítimas de acidentes e que por sua vez podem vir a ser causa de acidentes automobilísticos (no caso de motoristas tentarem desviar dos mesmos, vindo a perder o controle do automóvel). Não estou aqui defendendo aqueles que se escondem atrás do volante para praticar todo tipo de delito em nome da impunidade, mas alertando para uma trista verdade; a de que ciclista bêbado é também um risco para a sociedade, e que isto tem de mudar o mais rápido possível.

Mas isto não ocorre só com os ciclistas urbanos, ou com os praticantes amadores do ciclismo, mas também com os atletas profissionais, só em escala bem menor, pois as punições nestes casos costumam ser bem severas. O importante é que o ciclista, seja ele o que for, se conscientize de que ele é um fator cada vez mais determinante no nosso trânsito tão caótico, e que álcool e guidão não combinam. Sendo assim, fiquemos atentos ao que está descrito nas linhas abaixo, onde abordaremos os malefícios do álcool numa visão geral e bem abrangente.
                         
Existem pessoas ingênuas ou ignorantes que abusam do álcool e esquecem que assim como o cigarro os males não vão aparecer agora, mas sim daqui a alguns anos. O excesso de álcool faz mal à saúde. O prazer de algumas horas de uma bebedeira, no dia seguinte dá lugar à ressaca. E ao invés de incentivar a moderação do uso, o empresário esperto cria o Engov contra os efeitos superficiais oriundos do consumo abusivo! E, segundo a propaganda, toda ocasião é propícia para beber muito: "Vai sair com o namorado? Bom engov pra você. Vai sair pra balada? Bom engov pra você! Vai sair mais cedo do trabalho hoje? Bom engov pra você!". 

O álcool é um grande problema social, visto que é uma droga de ampla aceitação e fácil obtenção, mas possui todas as características das demais drogas, como prejuízo da saúde do usuário, alteração do estado mental, entre outros. Primeiramente, vejamos alguns malefícios do excesso de álcool para a sociedade. Lembrando que considera-se excessivo o consumidor que bebe mais de cinco doses em um período de 1 hora, faz o uso de álcool de forma freqüente, regular e excessiva, mas que não possui sintomas de dependência.
  • Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG)
  • O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG)
  • No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid)
  • Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra)
  • Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp)
  • O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo)
  • 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra "apenas" 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde)
Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à:
  • cirrose hepática
  • dependência de álcool
  • doenças cerebrovasculares
  • neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado
  • gastrite
  • varizes esofagianas
  • pancreatites aguda crônica
  • diabetes mellitus
  • tuberculose
  • pneumonia e influenza
  • risco de coma alcóolico
  • Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens)
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff
  • O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos de menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool
Por fim, desmistificando um tópico que muitas pessoas têm como verdade, o álcool NÃO destrói neurônios. Pelo menos, não segundo uma pesquisa feita por 16 anos, pela professora de biologia e anatomia celular, Roberta J. Pentney. Segundo a pesquisa, o que ocorre é que o segmento terminal dos dendritos do neurônio, responsáveis pelas sinapses e por passar informações, atrofiam devido ao excesso de cálcio na célula. Isso porque a estrutura celular responsável por regular o fluxo de cálcio dentro da célula - Smooth Endoplasmic Reticulum (SER) - aparentemente é desligado devido ao álcool. De qualquer maneira, terminações atrofiadas comprometem tanto quanto neurônios mortos. Por isso as pessoas podem ter problemas de memória, de coordenação, tremores, etc. Mas ao parar a ingestão de álcool, essas terminações nervosas se restauram. Contudo, as sinapses acabam sendo refeitas de outra maneira, o que pode implicar em problemas nervosos permanentes.

Agora é com você, se você acha que beber não faz mal para você e que andar de bicicleta após ter tomado alguns tragos ou alguns copos de cerveja não vai lhe trazer nenhum malefício e não vai por a sua saúde e integridade física, então boa sorte. Mas depois não venha dizer que não sabia dos malefícios do álcool e nem que a combinação álcool x bicicleta pode ser fatal. Por fim fica aqui uma orientação para todas as pessoas que tem problema com a bebida que é a seguinte: se você quer continuar a beber tudo bem á vida é sua e você faz dela o que bem quer, mas se você quer parar de beber e não está conseguindo, procure ajuda, os Alcoólicos Anônimos podem lhe ser de grande ajuda neste caso. Aqui na cidade de belo jardim existem dois grupos. O Grupo Bitury que funciona nas dependências do Colégio Diocesano, com reuniões as terças e sextas as 20:00 horas e aos domingos as 09:00 horas da manhã e tem o Grupo Jardim da Paz, localizado na Rua Augusto dos Anjos nº 136 na COHAB I (por trás do Mercado de Josa) com reuniões as quartas e sábados as 19:30 horas. A escolha é sua as consequências são para toda a sociedade.


CONVITE PARA TRILHA
No próximo sábado dia 14 de abril estaremos realizando uma nova trilha e esperamos contar com a sua presença. A concentração e a saída será na Rua Valdemar Lima (no pátio da casa de Saúde), no bairro da Boa Vista. Saída pontualmente as 07:30 horas. Para os membros do clube e demais ciclistas é obrigatório o uso de equipamentos de segurança, a única exceção será para aqueles que nunca participaram ou que ainda não adquiriram o seu equipamento, mas ficam todos avisados desde já de que, para continuar no pedal conosco terão de adquirir o seu equipamento de segurança. Para quem está participando pela primeira vez vai aqui um recado: levem reservatórios com água para sua hidratação durante o percurso. Vai aqui um alerta para todos. É terminantemente proibido a participação de pessoas sob o efeito de bebida alcoólica, bem como o porte e/ou consumo da mesma nas eventuais paradas que irão ocorrer durante o percurso. Quem desrespeitar estas regras não poderá voltar a participar dos nossos próximo eventos, sejam eles quais forem.





10 comentários:

  1. Humberto Marques de Menezes - Alagoas11 de abr. de 2012, 15:13:00

    Vocês estão de parabéns pela postagem e pela iniciativa de não permitir que se consuma qualquer tipo de bebidas alcoólicas durante os treinos, corridas, trilhas ou seja lá o que for que vocês fizerem. O fato é que por ventura vocês permitem que essa ou aquela pessoa faça uso de bebida alcoólica, mais cedo ou mais tarde outras irão querer fazer o mesmo e isto não vai acabar bem para o nome do clube de um modo geral, além dos riscos aos quais estas pessoas estarão expostas e que em cado de acidente no percurso a culpa cairá nas costas de quem está organizando o mesmo, ou seja, nas costas de vocês que estão a frente.É preciso que as pessoas que gostam de beber coloquem nas suas cabeças que se estão buscando diversão em algum esporte ou em alguma atividade diferente, o álcool não pode ir junto. Andar de bicicleta é sempre gostoso, seja nas ruas, parques ou nas serras e estradas deste Brasil tão bonito, mas a responsabilidade deve vir sempre a frente para se evitar o pior.

    ResponderExcluir
  2. Uma Filha Aflita de Pombos PE11 de abr. de 2012, 15:27:00

    Tenho um tio que mora aqui em Pombos e trabalha no centro do Recife, todos os dias ele vai e volta do trabalho de bicicleta e nós ficamos aqui rezando para que ele volte inteiro para nós, porque ele costuma tomar alguns goles sempre que larga do trabalho e principalmente nos finais de semana e algumas vezes ele já chegou em casa do jeito destas pessoas que aparecem nas fotos que vocês postaram. Que Deus continue o ajudando e ajudando a tantos outros como ele a voltar para as suas famílias, só que eu acho que ele deveria fazer a parte dele e parar com isso enquanto é tempo. realmente o álcool faz um mal desgraçado para toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Maria Clara - Natal RN12 de abr. de 2012, 11:36:00

    É muito bom que se aborde este tema, porque eu tenho muitos amigos que gostam de pedalar nos finais de semana, mas não é pelo prazer de desfrutar das belezas da natureza, muit menos pela prática do esporte e sim para tomar cachaça. Apsar de nós sempre alertarmos eles de que estão fazendo mal para a sua saúde e colocando a sua vida em risco andando por ai de bicicleta embriagados, eles não estão ne ai e acham que nós é que estmaos errados. Espero que eles leiam esta matéria e tomem mais cuidado com este vício desgraçado.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano Carlos - Porto Alegre12 de abr. de 2012, 18:59:00

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cristiano, respeito o seu ponto de vista e tenho certeza de que você tem seus motivos para a sua exclamação, contudo o objetivo deste blog não é o de fazer politicagem ou mesmo de polemizar quem quer que seja, o objetivo principal é a divulgação das atividades do Clube de Ciclismo Amigos do Pedal e informações sobre o ciclismo de um modo geral e quando se fizer necessário abordar algum tema de interesse a toda a sociedade, mas sempre dentro do respeito e dos parâmetros legais. Tenho certeza de que você não agiu de má fé, mas infelizmente não podemos postar comentários como o seu, em respeito aos demais internautas e ao nossos seguidores de um modo geral. Espero que você entenda a nossa posição e não guarde rancor. Um abraço.

      Excluir
  5. Sebastião de São Bento do Una PE13 de abr. de 2012, 08:38:00

    Pessoal, gostaria de dizer que eu tomo minha cerveginha de vez em quando e que também dou minhas pedaladas sempre que posso, mas o que vo^cês postaram está correto, beber e pedalar não dá certo e digo isso com conhecimento de causa, pois em uma das minhas pedaladas sofri uma queda feia e isso só ocorreu porque eu stava um pouco alto "meio bêbado". É isso ai,continuem pedalando e defendam a natureza do lugar onde vocês moram.

    ResponderExcluir
  6. Um coléga do Santo Antônio.13 de abr. de 2012, 10:29:00

    Acho muita cara de pau de vocês, ficarem falando que beber e andar de bicicleta não é legal quando o que eu mais vejo por ai nos sítios são ciclistas bebendo, e bebendo muito. É só dar uma passada da Bica do Bitury, na Barragem de Tabocas, na Prainha do Ipojuca, na Barragem do Bitury, em Água Fria, etc. Não sei se entre os que vi e vejo tem algum ciclista da turma d vocês, mas acho meio difício que não tenha algum e é por isso que eu não concordo muito com esta matéria, pois acho que não retrata bem a realidade de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro coléga do santo Antônio, agradecemos o seu comentário e respeitamos o seu ponto de vista, mas como você mesmo disse, não é possivel saber se entre estes "ciclistas" existe algum que seja do nosso clube, no entanto, se houver isso não vai nos atingir, por que nós não controlamos a vida de nenhum de nossos membros, apenas não admitimos que nenhum deles participe de qualquer atividade do clube sob o efeito de bebidas aocoólicas, fora disso, no seu dia a dia eles fazem o que bem entenderem das suas vidas, só não podem e não devem sais por ai bebendo e dizendo que são membros dos amigos do pedal, porque ai sim iremos tomar as devidas providências porque se assim estiverem agindo estarão denegrindo a nossa imagem e isto não iremos permitir, mas se estiverem se embriagando seja lá onde for e quando for sem nos mensionar, o proble é dles, o nosso intúito ao postar esta ma´téria foi apenas o de alertar para um problema de saúde pública que é o alcoolismo, no mais é cada um por sí. Espero que você tenha entendido o nosso ponto de vista assim como nós entendemos o seu. Um abraço.

      Excluir
  7. Querem saber de verdade o que álcool faz com as pessoas, visitem os hospitais e os asilos e conversem com os pacientes ou com os internos e descubram que o problema é bem maior do que o que vocês imaginam.

    ResponderExcluir
  8. Como a cultura em torno do consumo de álcool influencia o comportamento dos ciclistas e contribui para os riscos associados ao álcool e ao ciclismo? Telkom University

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza