27 de jul. de 2012

PEDAL DEFENSIVO / SEGURANÇA DO CICLISTA

Você é responsável por sua segurança. Esta afirmação é real, porém, quando você resolve “enfrentar” o trânsito de nossas cidades, é necessário, além de cuidados redobrados, informações e dicas de como se portar, conviver e sobreviver a ele. 
O primeiro passo, e uns dos mais importantes, é SER VISTO pelos motoristas, o uso de roupas com cores chamativas: branco, amarelo, verde claro, vermelho, laranja, entre tantas outras, devem fazer parte de nossos equipamentos de segurança.
Um ciclista responsável cuida não só da sua segurança, mas da segurança de todos que estão no pedal com ele e da segurança dos pedestres, que muitas vezes descuidados atravessam na frente das bikes, principalmente crianças e idoso.
Leia e releia o texto abaixo quantas vezes forem necessário, sua vida poderá depender destas informações.
Introdução
Este testo mostra à você algumas das várias formas de você acidentar-se no trânsito, e propomos algumas estratégias para se evitar isso. É uma tentativa de ir além das recomendações normais de conduta nas ruas, que vão um pouco além daquela de se usar um capacete e seguir as leis de trânsito. Pense um pouco: Usar um capacete não vai fazer absolutamente nada para prevenir uma colisão ou ser atropelado por um carro. Com certeza, capacetes podem ajudar você se você bater a cabeça, e em geral é uma ótima ideia usá-lo. Mas a sua primeira preocupação deveria ser como evitar ser atropelado ou bater! Não confunda usar capacete com segurança ao pedalar.

Dicas Iniciais
Falar em seguir as regras não chega a ajudar muito pois é obvio demais para ficar mencionando. O que você vai encontrar aqui são vários cenários que podem não ser tão óbvios assim. O problema com a mensagem "siga as leis de trânsito" é que as pessoas podem pensar que é isso que precisam fazer e acabou. Mas, seguir a lei não é suficiente para manter você seguro; não por muito tempo! Aqui você tem um exemplo. Uma regra de segurança geralmente aceita diz para sempre sinalizar as suas mudanças de direção. Apesar de ser uma boa ideia, falta dizer é que você deve estar em uma posição tal que o motorista do carro veja que você está sinalizando para virar, podendo então evitar bater em você! Se você estiver na posição errada na rua, então você será um sério candidato a ser atropelado. Mesmo com todos os seus sinais! Agora, vamos dar uma olhada nas situações que mais geram acidentes com ciclistas, e conhecendo isso, aprender como não ser atropelado nas pedaladas.

Acidente Tipo 1: O cruzamento à Direita
Esta é uma das situações mais comuns nas colisões ou com maior potencial de colisão. O carro vem da direita, (pode estar saindo de uma garagem ou de qualquer acesso). Perceba que na verdade existem duas possibilidades de colisão aqui: Você pode ser atropelado pelo carro, ou quando o carro cruzar a sua frente, você bate no carro.


Como evitar esse tipo de acidente?
1.  Se vocë está pedalando à noite, você TEM QUE usar um farol frontal. Isso é exigido por lei de qualquer forma. Mesmo para suas pedaladas durante o dia, uma brilhante luz branca, num modo de pisca vai tornar você muito mais visível para os motoristas que poderiam de outro modo não te ver e cruzar o seu caminho.
2. Buzine! Tenha uma campainha (a tlim-tlim é ótima) ou uma buzina e use-a sempre que você ver um carro se aproximando (ou esperando) à sua frente ou à sua direita. Se você não tiver campainha ou buzina, então grite "BIKE !!!" ou "OBA !!!" ou sei lá, DÁ UM BERRO ! . Você pode se sentir meio deslocado por sair buzinando ou gritando por aí, mas é melhor pagar esse mico do que ser atropelado...
3. Vá devagar! Se você não pode ter contato visual com o motorista (especialmente à noite ou com carro filmado, reduza a velocidade o bastante para você poder parar completamente se for necessário. Claro, é um saco, mas é bem pior bater.
4. Vá para a sua esquerda! Você notou que no esquema acima, existem 2 linhas A e B. Você provavelmente está habituado a pedalar em A, bem próximo da guia, porque você se preocupa em ser atropelado por trás (e também porque o nosso CTB determina assim...). Mas, dá uma olhada no carro. Quando o motorista está olhando pra ver se tem trânsito, ele não está olhando na linha A, na área mais próxima da guia. Ele está olhando para o meio da rua, onde estariam os carros. Quanto mais a esquerda você estiver (como na linha B por exemplo), é muito mais provável que o motorista veja você. Há um outro benefício aqui: se o motorista não ver você e inicia acelerando, você poderá ir ainda mais para a esquerda, ou poderá aumentar a velocidade e se colocar fora do caminho antes do impacto, ou ainda você poderá brecar (seus freios TEM QUE estar sempre em ótimo estado). Pra resumir, isso dará a você algumas opções. Por que se você ficar todo o tempo bem à direita e o motorista acelerar, sua única saída será ir direto na porta dêle!
Como sempre, você ganha uma coisa e perde outra. Pedalando na direita você se torna invisível para o motorista à sua frente nos cruzamentos, mas rodando mais a esquerda torna você mais vulnerável para carros atrás de você. Sua posição real poderia variar, dependendo da largura da rua, da quantidade de veiculos, o quão rápido ou quão perto eles passam de você, e qual a distância que você está do próximo cruzamento. Em ruas rápidas, com poucos cruzamentos, você irá pedalar bem na faixa mais a direita, mas em ruas lentas, com muitos cruzamentos, você se dará bem melhor andando mais a esquerda.

Acidente Tipo 2: A "portada"
O motorista abre a sua porta bem na sua frente. Você irá bater com tudo nela se você não conseguir parar a tempo!

Como evitar esse tipo de acidente?
Ande mais à esquerda!. Ande longe o bastante de forma que você não vai bater em nenhuma porta se abrindo inesperadamente. Você pode ficar preocupado em pedalar justamente na linha dos carros, de forma que não poderão ultrapassar você tão facilmente. Mas você tem muito mais probabilidade de ganhar uma "portada" se andar muito perto dos carros estacionados, do que ser atropelado por um carro que venha por trás e pode claramente ver você.





Acidente Tipo 3: O Sinal Vermelho mortal!
Você pára à direita de um carro que já está parado no farol vermelho. Ele não pode ver você. Quando o verde abre, você sai na frente, e então ele vira a direita, direto prá cima de você!
Mesmo um carro pequeno pode ir pra cima de você, mas este cenário é especialmente perigoso quando você pára ao lado de um ônibus ou de uma carreta.
Como evitar esse tipo de acidente?
NUNCA pare na ZONA CEGA.
Pare ATRÁS do carro ao invés de parar ao lado dele, como no diagrama abaixo. Isso torna você muito mais visível no trânsito em todos os ângulos. É impossível para o carro atrás de você não vê-lo quando você está diretamente na frente dele.
Outra opção é parar ou no PONTO A do diagrama acima (onde o motorista do primeiro carro pode ver você) ou no PONTO B, à frente do segundo carro, de forma que o segundo motorista pode ver você claramente. So não é uma boa idéia você parar ao lado do primeiro carro, você não vai cometer esse erro parando na zona de sombra do segundo carro. Ele também pode atropelar você.
Se você escolheu o PONTO A, então fique esperto! Acelere rápido para cruzar a rua assim que o VERDE abrir. Não fique olhando para o motorista para ver se ele vai em frente ou vai virar a direita. Se você está no PONTO A e ele vai virar, então você estará no caminho dele. Porque você escolheria o PONTO A se você não estiver pronto pra cruzar a rua assim que puder?
Quando o VERDE abrir, simplesmente vá. Mas vá rápido! (Mas tenha certeza de não haver carros ainda vindo da esquerda para completar o cruzamento ou algum maluco passando pelo, agora, sinal vermelho pra ele!
Se você escolher o PONTO B, então quando o VERDE abrir, não passe o carro à sua frente. Fique atrás dele porque ele pode virar para à direita a qualquer segundo. Se ele não virou na primeira à direita, ele pode entrar numa garagem ou estacionamento em qualquer ponto à frente. Não conte com as luzes de setas do carro. Como primeira regra, assuma que elas nunca são utilizadas. Assuma que os carros podem entrar à direita a qualquer momento. Portanto grave isso, NUNCA, MAS NUNCA MESMO, ULTRAPASSE UM CARRO PELA DIREITA! Mas tente se manter à frente do carro atrás de você até que você tenha completado o cruzamento. De outra forma, ele poderá tentar ultrapassar você caso pretenda também virar a direita. E aí já sabe...ciclista ainda não conta!
Seja sempre muito cuidadoso ao passar pela direita de carros parados (não estacionados), à medida em que você se aproxima de um sinal vermelho. Você corre o risco de ganhar aquela "portada" de passageiros que saem do lado direito do carro, para aproveitar a paradinha. Ou ser atropelado por algum carro que sem aviso nenhum, decida de repente aproveitar uma vaga de estacionamento no lado direito da rua. Se você também dirige, você sabe que às vezes isso acontece certo?..

Acidente Tipo 4: O gancho de direita (parte 1)
Um carro ultrapassa você e então tenta virar a direita diretamente há sua frente, ou em cima de você!
Eles pensam que você não está indo tão rápido apenas porque você está numa bicicleta, então nunca ocorre a eles que podem não ter te passado ainda. Mesmo que você tenha que frear bruscamente para não bater, eles muito provavelmente nem perceberão que fizeram alguma coisa errada. Esse tipo de acidente é muito difícil de se evitar porque você não percebe nada a não ser no último segundo, e aí não há muita coisa a fazer senão tentar se safar como puder...

Como evitar esse tipo de acidente:
1. Não pedale sobre as calçadas. Quando você vêm de uma calçada para cruzar uma rua, você está invisível para os motoristas. Você estará apenas criando as condições para um acidente quando faz isso.
2. Pedale mais à esquerda. Ocupando toda a faixa torna-se mais difícil para os motoristas ultrapassar você; ou virar na sua frente ou em cima de você, ou passar raspando por você. Não se sinta constrangido em ocupar a faixa: se os motoristas não ameaçassem a sua vida virando na sua frente, ou estão tirando "fina" de você, então você não precisaria fazer isso. Se a faixa que você está não é larga o suficiente para permitir que os carros o ultrapassem com segurança, então você deveria ocupar toda a faixa de qualquer forma. A posição na faixa é discutida em mais detalhes logo abaixo.
3. Ao se aproximar de uma cruzamento de uma olhada para trás, olhe antes de você chegar ao cruzamento, porque quando você já estiver no cruzamento, você irá precisar prestar muita atenção no que está à frente de você.

Acidente Tipo 5: O gancho de direita (parte 2)
Você está ultrapassando um carro que segue bem lentamente (ou mesmo uma outra bike), pela direita, quando sem aviso algum ele vira à direita em cima de você, tentando entrar numa garagem ou na rua lateral.

Como evitar esse tipo de acidente?
1. Não ultrapasse pela Direita. Esse acidente é muito fácil de se evitar. Apenas NUNCA ULTRAPASSE NADA PELA DIREITA! Se o carro à frente está a apenas 10 por hora, então você deve simplesmente reduzir a sua velocidade também, mas deve ficar atrás dele. Ele eventualmente irá começar a se movimentar mais rápido. Se isso não acontecer, passe pela esquerda quando for seguro fazer isso. E ao fazer isso, chame a atenção do motorista,acione a sua buzina (Tlim, Tlim...) ou então grite "BIKE !!!" ou "OBA !!!" ou sei lá, DE OUTRO BERRO !
Quanto for ultrapassar um ciclista pela esquerda, anuncie claramente "ESQUERDA!!" (Naturalmente, será muito menos provável eles irem para a esquerda de repente, sem olhar, (pois eles poderiam ser atingidos pelo tráfego) do que fazerem esse movimento para a Direita, para o seu destino). Se eles estão muito à sua esquerda para que você possa ultrapassá-los com segurança, então anuncie "DIREITA!!"
Se muitos carros estão parados no cruzamento, então você pode tentar ultrapassá-los pela direita, mas com muita cautela. Lembre-se que alguém pode abrir uma porta do lado direito sem qualquer cuidado para sair do carro. Também lembre-se que se você passa pela direita e o tráfego começa a fluir novamente, você pode sofrer um Tipo 3 - O Sinal vermelho mortal!
Observe que quando você está seguindo um carro em baixa velocidade, ande atrás dele, não na ZONA CEGA dele, à direita. Mesmo que você não ultrapasse o carro pela direita, você vai bater se ele virar à direita e você estiver muito perto dele. Dê a si mesmo espaço suficiente para brecar caso ele pare ou vire.
2. Olhe para trás antes de virar a direita. Aqui está a sua oportunidade de evitar se chocar contra ciclistas que violaram a regra 1 acima e tentam te ultrapassar pela direita. Olhe para trás antes de fazer o sinal de mão direita para ter certeza de que nenhum biker está tentando ultrapassar você. (Também lembre-se que ele pode estar vindo bem atrás de você na calçada enquanto você (que sabe das coisas) vem pela rua). Lembre-se: mesmo sendo uma falha do outro ciclista - que ao tentar ultrapassar pela direita, arrisca uma colisão entre vocês, tenha certeza de que o tombo não vai machucar menos por isso.

Acidente Tipo 6: O cruzamento à Esquerda
Um carro vindo em sua direção, vira à esquerda bem na sua frente, ou em cima de você. Este acidente é similar ao nº. 1 acima.

Como evitar esse tipo de acidente?
1. Não pedale sobre as calçadas. Quando você vem da calçada para cruzar uma rua, você está invisível para motoristas que estão virando
2. Se você está pedalando a noite, use um farol.
3. Use roupas claras ou mesmo faixas refletivas mesmo durante o dia. Isso pode parecer um pouco estúpido, mas bikes são pequenas e não são muito fáceis de serem notadas. Roupas com faixas reflexivas em amarelo ou laranja fazem realmente uma grande diferença, não economize nisso. APAREÇA!
4. Reduza a velocidade. Se você não consegue contato visual com o motorista (especialmente à noite ou em carros "filmados"), reduza a velocidade o bastante para que você consiga parar totalmente se necessário. Claro, um grande inconveniente, mas, evitando o acidente, você poderá continuar fazendo o que gosta: pedalar!

Acidente Tipo 7: Sua Traseira! (parte 1)
Você, inocentemente se move um pouco para a esquerda para contornar um carro estacionado ou qualquer outra obstrução no seu caminho, e você é atingido por um carro vindo atrás de você.
Como evitar esse tipo de acidente?
1. NUNCA, NUNCA mesmo vá para a esquerda sem antes dar uma olhada para trás. Alguns motoristas gostam de passar pelos ciclistas a apenas alguns centímetros. Então, movendo-se mesmo um mínimo para a esquerda de forma não sinalizada ou imprevisível, põe você no caminho desse carro.
2. Nunca fique entrando e saindo na faixa de estacionamento, mesmo que não haja carros estacionados. Ao invés de ficar entrando e saindo (zigue-zagueando, direita esquerda), da linha de tráfego, permaneça nela de forma consistente, uniforme e previsível.  


Acidente Tipo 8: Sua Traseira! (parte 2)
Um carro vem sobre você pela traseira. É disso que muitos ciclistas tem mais medo, mas não é o tipo mais comum de acidente (exceto talvez à noite, ou em trajetos de longa distância, fora das cidades). Entretanto, é uma das situações mais difíceis de se prevenir, uma vez que você não está a todo instante olhando para trás. O melhor jeito de evitar isso é planejar rotas por pistas largas, ou em pistas onde o trânsito seja mais lento.

Como evitar esse tipo de acidente?
1. Se você pedala no fim de tarde ou a noite, tenha em sua bike, além de faixas refletivas, uma lanterna traseira, VERMELHA, PULSANTE, não economize neste item. Alguns estudos apontam que acidentes do tipo atropelamento por trás, e mais comum entre 18:00 e 24:00hs, ou seja, o ciclista não estava utilizando a lanterna.
2. Escolha ruas largas. Pedale por ruas nas quais as faixas sejam largas o bastante para acomodar fácilmente um carro e uma bicicleta, lado a lado. Dessa forma, o carro pode passar rápido por você, mesmo quando ele não viu você! (acontece isso a toda hora...)
3. Escolha ruas lentas. Quanto mais lentamento o tráfego se desloca, mais tempo terá o motorista para ver você. Pedale na sua cidade por vias secundárias, áreas residenciais. (Se puder escolher entre o caminho mais curto e o mais seguro, fique com o último !)
4. Utilize rotas secundárias nos finais de semana. O risco de pedalar na sexta-feira ou no sábado à noite é muito maior do que pedalar em outras noites porque todos os bêbados estão dirigindo. Se você quer pedalar nos fins de semana à noite, tenha certeza de utilizar rotas menos badaladas mas muito mais seguras que as avenidas movimentadas. Claro, sempre com as luzes certo?!

Acidente Tipo 9: Surpresa na Faixa!
Você está pedalando na calçada e cruza a rua sobre a faixa de pedrestres, um carro vira a direita, direto em cima de você! Os motoristas não esperam bicicletas sobre a faixa de pedestres, então você precisa ser muito cuidadoso e evitar isso.

Como evitar esse tipo de acidente?
1. Use um farol. Se você pedala a noite, você tem que usar um farol. Como você já aprendeu, isso é Lei de qualquer forma.
2. Reduza a velocidade. Vá devagar o bastante para permitir que você pare totalmente, e sem problemas, se isso for necessário.
3. Não pedale sobre a calçada em primeiro lugar. Cruzar a rua de uma calçada para outra pode ser uma manobra muito perigosa. Se você faz isso no lado esquerdo da rua, você se arrisca a ser atingido como está no diagrama acima. se você faz isso do lado direito da rua, você se arrisca a ser atropelado pela traseira por um carro que tenha virado à direita. Você também pode ser atingido por carros saindo de estacionamentos, garagens e etc.. Percebe? Esse tipo de acidente é dificil de se evitar, tornando-se um forte motivo para você não pedalar sobre as calçadas. Uma outra razão para não pedalar sobre a calçada é que você torna-se uma ameaça para os pedestres. Sua bike é uma ameaça para pedestres como os carros são uma ameaça para você. Finalmente, pedalar sobre as calçadas é ILEGAL. Se você, apesar de tudo, quer pedalar sobre a calçada, seja MUITO cuidadoso, especialmente nos cruzamentos. E esqueça qualquer coisa relativa a ritmo, velocidade média, pista sem interrupção... Na calcada você deve agir como um pedestre. mesmo estando de bike!

Acidente Tipo 10: Na Contra-Mão!
Você está pedalando na contra mão, no lado esquerdo da rua. Um carro faz a conversão à direita a partir de uma rua lateral ou garagem, direto em cima de você! Ele não viu você porque ele estava olhando para o tráfego que vinha do lado esquerdo, não do direito. Ele não tinha razão alguma para esperar que alguém viria sobre ele do lado errado!

E pior, você poderia ser atingido por um carro que viesse na sua direção. Ele tem menos tempo de ver você e fazer alguma manobra para evitar a colisão porque ele está se aproximando muito mais rápido do que e normal porque nesse caso (como se você não soubesse), as velocidades se somam. E caso ele bata em você, a força do impacto será bem maior pela mesma razão.
Como evitar esse tipo de acidente?
Pedale COM o tráfego, na mesma direção. Você é parte dele! Não renuncie a isso!
Pedalar na contra-mão parece ser uma boa idéia porque, em tese, você pode ver os carros que estão passando, mas ELES NÃO. Veja as razões:
1. Carros que venham de garagens, estacionamentos e ruas nos cruzamentos (á sua frente e à esquerda) e que estão virando a direita na rua que você se encontra, não tem porque esperar tráfego vindo para eles na direção contrária. Eles não vêem você e irão acelerar direto em cima de você.
2. Como você vai fazer para viar a direita quando precisar? Vai no mínimo ter que quebrar umas 15 regas de trânsito e toda a imagem que o movimento em favor do ciclista tenta construir.
3. Carros irão se aproximar de você a uma velocidade relativa muito maior. Se você está indo a 25 km/h, então um carro vindo por trás de você a 60, estará se aproximando a uma velocidade relativa de 35 km/h. Mas, se você está indo na contra-mão, o carro vai se aproximar de você a uma velocidade de 85 km/h. Algo como 250% MAIS RÁPIDO ! Nessas condições, tanto você como o motorista não terão tempo pra reagir. E se a colisão acontecer, as coisas tenderão a ser 10 vezes piores para você.
. Pedalar na contra-mão é ILEGAL e você deveria ser multado por isso. Bruce Mackey disse que 25% dos acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na contra-mão (parece que lá também tá cheio de obtusos).
5. Existe uma possível exceção para pedalar na contra-mão. Quando você está pedalando em estradas sem acostamento. Isso pode ajudar pois você tem condição de ver o que está vindo no sentido contrário. Comparado com a situação nas cidades, essas estradas oferecem menos espaço a ser repartido entre bicicletas e os outros veículos. Nesse caso, pedalar na contra-mão permite a você escapar para a esquerda caso perceba que um motorista não viu você. Você não terá o risco de cair no caso 1 acima pois o tráfego lateral é raro, e o caso 2 é evitado porque você está pedalando ao longo de uma estrada e não virando à direita.
O tráfego nessas estradas tende a ser esparso, o que permite a você - com alguma habilidade - mudar para o lado "correto" da pista quando se aproximar um carro vindo pela frente.
EM RESUMO
Evite ruas movimentadas
Um dos maiores erros que as pessoas fazem quando iniciam suas pedaladas é utilizar exatamente as mesmas rotas que eles usam quando estão dirigindo. Normalmente é melhor pegar ruas com menos carros e trânsito mais lento. Claro, os ciclistas tem o direito de andar onde quiserem, mas isso será um pequeno consolo quando você estiver morto! Considere a seguinte estratégia: Se você analisar direito, na maioria dos casos, você poderá rodar através de ruas secundárias para ter acesso a todos os lugares que quiser, apenas cruzando as ruas e avenidas movimentadas, ao invés de pedalar nelas.
Mantenha as Luzes ligadas!
Muito óbvio? Bem, se é assim tão óbvio, então porque a maioria dos ciclistas noturnos pedalam sem luzes? As lojas de bici vendem lanternas traseiras com pilhas por um preço bastante razoável. A melhor opção é a que mostra luz pulsante e tem baterias recarregáveis. A carga costuma durar mais de 15 horas. (As comuns, com luz não pulsante, costumam durar não mais que algumas horas). O segredo da vida longa das baterias é que utilizam LED`s, ao invés das lâmpadas incandescentes normais.
Pedale como se você fosse invisível
Assuma que os motoristas não sabem que você está ali e pedale de tal forma que eles não vão atropelar você, mesmo que eles de fato não o estejam vendo. Você não deve tentar SER invisível, você está tentando fazer isso independente dos motoristas verem você ou não. Se você pedala de tal forma que os motoristas TEM QUE ver você para poderem agir e evitar te atropelar (exemplo, reduzindo a velocidade ou mudando de faixa), isso quer dizer que eles com certeza irão bater em você caso eles não o estejam vendo! Mas se você estiver fora do caminho deles, então você não será atropelado mesmo que eles não tenham percebido a sua presença.
Já em vias muito rápidas, os carros terão menos tempo para ver porque eles estão se aproximando muito rápido. Você deve evitar essas vias rápidas como primeira estratégia, caso seja possível, a menos que ela tenha largura suficiente para carros e bikes andarem lado a lado. E se alí tiver esse espaço todo, então nessas vias rápidas você pode praticar a "invisibilidade" pedalando na sua extrema direita. Se você está longe o suficiente, na faixa à direita, você não estará ocupando a faixa dos carros, então eles passarão e não irão atingir você, mesmo que nunca tenham visto você. (Excessões em pedalar na extrema direita estão comentadas abaixo)
Veja este exemplo: É uma boa idéia sinalizar que você vai virar a esquerda, mas a melhor idéia é fazer a sua manobra à esquerda quando e onde não hajam carros atrás, os quais poderiam fácilmente atingi-lo enquanto você pára e espera para fazer a manobra.
Imagine a cena: Você vem rodando no meio da rua, levanta o seu braço e pára, esperando pra entrar a esquerda, e contando com que o pessoal atrás de você esteja vendo tudo isso e também parem seus carros. Porque se eles não pararem, você estará em sérios problemas.
Naturalmente, nós não defendemos passar em faróis fechados, mas se você é o tipo de pessoa que faz isso, então aplique o principio da invisibilidade quando decidir se vai avançar: Pergunte-se: Se eu fosse invisível, eu poderia ser atropelado por algum carro que esteja cruzando também? Se a resposta é SIM, então não faça isso! Nunca fique numa situação na qual um carro tem que reduzir a velocidade pra não pegar você! Seja num sinal fechado pra você ou não. Lembre-se quanto mais você confiar que os motoristas estão te vendo e irão evitar atingir você, maiores serão as chances de que eles irão te atropelar!
Reforçando: Você não está tentando se tornar invisível, você está apenas pedalando com a premissa de que os carros não nunca vêem você. Claro que você ESPERA que eles o vejam, e você inclusive deveria ajudá-los nisso. (Aí está a razão de você ficar louco da vida quando eles atravessam com o carro no seu caminho, com você todo o tempo achando que ele viu você), e também explica porque você e sua bike deveriam se destacar feito uma árvore de natal - farol frontal branco e luz vermelha na traseira - tudo piscando, dia e noite!
Existem exceções para a estratégia de pedalar como se você fosse invisível. Por exemplo, frequentemente você irá precisar ocupar toda a faixa do trânsito ao invés de pedalar na extrema direita, conforme as razões que vou mencionar na próxima seção.
Ocupe a faixa toda quando for necessário
Apesar de você com maior frequência preferir pedalar na extrema direita para ficar fora do caminho dos carros que passam por você, frequentemente é mais seguro ocupar toda a faixa, ou pelo menos mover-se um pouco mais para a esquerda. Como você viu no "Acidente Tipo 1" acima, indo um pouco para a esquerda permite que carros que estão nos cruzamentos vejam você melhor. Da mesma forma, você devera ocupar a faixa se os carros estão ultrapassando você perto demais. Isso requer que os carros que vem por trás vejam você e reduzam a velocidade ou passem para outra faixa. Então, de novo, se você está num tipo de rua onde você tem carros formando filas atrás de você ou estão constantemente mudando de faixa para evitá-lo, você provavelmente está na rua errada e deveria encontrar uma rota alternativa menos problemática.
Por outro lado, é perfeitamente legal para você ocupar uma faixa, quando andar junto à extrema direita for impraticável. Aqui algumas situações onde andar no lado direito torna-se impraticável:
1.  Os carros estão passando por você muito próximos. Se a faixa é muito estreita para os carros a ponto de arriscar a sua segurança, então mova-se para a esquerda e ocupe a faixa toda. Andar espremido pelos carros é muito perigoso.
2. Carros estão estacionados na faixa direita da pista. Se você pedala muito perto desses carros, você corre o risco de levar uma porta no peito se alguém abrir a porta para sair de um carro desses. Vá para a sua esquerda!
3. Você está no meio de uma área com tráfego intenso e com muitas saídas laterais (garagens, ruas laterais). Carros vindo da sua direita e virando à esquerda não verão você porque estarão olhando para o tráfego no meio da pista, não na extrema direita da pista. Vá para a sua esquerda! Veja o diagrama Tipo 1 lá no início.
A essas alturas, você que está prestando atenção, percebeu que existe risco tanto para pedalar na sua extrema direita como para ocupar a faixa inteira. Se você quer uma regra fácil de ser entendida, não será sobre esse assunto. (Mas não diga que isso tudo é bobagem, pois, muitos dos outros conceitos que mencionamos na lista TOP 10 acima funcionam 100% das vezes). Se você pedala todo o tempo pela direita, você corre o risco da "portada", e você vai dificultar as coisas para os carros poderem ver você nos cruzamentos. Mas, se você ocupar toda a faixa, você será atingido por um carro que venha por trás mas sem notar você. Para melhorar a sua visibilidade quando você ocupar toda a faixa, esteja brilhante como a árvore de natal e prefira as ruas vizinhas sempre que isso for possível. Os carros provavelmente estarão andando mais lentamente e irão se aproximar de você também mais lentamente, dando mais tempo pra verem você.
Pedestres que cruzam o caminho
Pedestres que cruzam o caminho do ciclista, na maioria das vezes termina em acidente. Às vezes por distração, por calcular mal a distância e a velocidade, ou mesmo por não verem o ciclista o pedestre acabam colidindo com a bicicleta.
Fique atento às reações do pedestre, se ele não viu você o correto é diminuir a velocidade e tocar a campainha (obrigatória) ou mesmo gritar alto, algo do tipo "bicicleta", "bike", "cuidado!" para chamar atenção da pessoa. Em trechos com muita aglomeração (escolas, hospitais, eventos, supermercados) o mais prudente é manter a velocidade baixa e redobrar a atenção.
Importante: Ao passar por uma fila de carros parados, cuidados com pedestres que saem da calçada para atravessarem a rua. Olhe bem à frente e esteja pronto para frear rápido se necessário.

Fontes de Pesquisa:

  • HOJE TEM PEDAL NOTURNO
    (TRILHA)
    Concentração: A partir das 19h Saída: Pontualmente as 19h20m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Venha pedalar conosco e convide mais um.


    Junte-se a nós desta trilha que vai passar por lugares com belíssimas paisagens.
    Concentração: A partir das 06h Saída: Pontualmente as 06h30m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Venha pedalar conosco e convide mais um.



Domingo dia 28/07/12 serão realizadas DUAS TRILHAS simultaneamente. 
Uma com destino ao município de Brejo da Madre de Deus e a outra com destino ao Povoado de Santa Luzia aqui mesmo em Belo Jardim. Concentração: A partir das 06h Saída: Pontualmente as 06h30m Local: De frente da DR BIKE na Travessa Siqueira campos - Centro Destino: A ser decidido no local. Junte-se a nós e convide um amigo ou um familiar, vai ser bem legal.

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, estaremos realizando o nosso primeiro passeio ciclístico, para ajudar na divulgação do nosso clube e do ciclismo belojardinense. Participe, traga seu filho, convide seus amigos e familiares. Não haverá inscrição e nem pagamento de taxa. Ao final, sorteio de brindes entre os participantes do passeio. Saia da rotina de maneira saudável e divertida.
Concentração: A partir das 16h Saída: Pontualmente as 16h30m Local: Praça Dom Luiz (Praça dos Correios) - Centro Destino: Ruas e avenidas da nossa cidade.

Postado por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. parabéns Geovane, por mais esta matéria.

    RMS MODA ESPORTIVA
    Amaro Neto

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  2. Quantos Km essa trilha?? o Santuário de Nossa Senhora das Cabeças!

    Abs...

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  3. Geovane - Amigos do Pedal28 de jul. de 2012, 15:20:00

    A trilha é uma trilha considerada de baixo nível de dificuldade e de percurso médio, mais ou menos 30 Km, mas é bem gostosa de ser percorrida. Não desanime, junte-se a nós.

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  4. Nayanne Kelly - Santos SP28 de jul. de 2012, 17:06:00

    Pessoal vocês estão de parabéns. Não é todo dia que temos um blog, seja lá do que for, que não parta para apelos políticos para crescer e o de vocês está rigorosamente tratando de assuntos referentes as vossas atividades a ao ciclismo como um todo e é disto que estamos necessitando; de pessoas sérias que façam algo sério e que tenham a coragem de compartilhar com o próximo. Parabéns a todos e parabéns ao rapaz responsável pela matéria, realmente o conteúdo é de fundamental importância para nós ciclistas.

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  5. Há... então dá pra mim ir com minha bike velha hehehe!! Jurandir ñ vai Geovane??

    Abs..

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  6. É Juarcy o mano não foi e está meio ausente do pedal já há algum tempo. Quanto a sua bike "velha" pode comparecer no próximo pedal numa boa. O importante é ela está em boas condições e isso você já sabe. Não é? Um abraço e deixe de pregiça.

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Apaixonados Pela Natureza