9 de mai. de 2012

HISTÓRIA DO CICLOTURISMO

 

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

A bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.

Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada.

O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.

O costume e a cultura de pedalar, no Brasil sempre esteve ligado às pessoas que não possuem automóvel, uma classe mais humilde.

Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte como ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.

Fonte: Wikipedia

CONVITE PARA TRILHA

Atenção pessoal que gosta de um bom pedal, no próximo sábado dia 12 de maio, estaremos realizando mais uma trilha dos Amigos do Pedal e gostaríamos muito de contar com  a sua participação. Lembramos que não é necessário ser um ciclista ativo ou profissional para participar, basta estar munido de uma bike, equipamento de segurança e recipiente para hidratação.

Concentração, na Praça do FÓRUM a partir das 07:00 horas, com saída pontualmente as 07:30 horas. Menores de idade devem vir acompanhados de pessoas responsáveis (pais, parentes, ou representantes).    
Assim como o equipamento de segurança o kit de Ferramentas e o kit de Primeiros Socorros são fundamentais, mas se você não tiver no momento estes itens, não se preocupe; nós nunca saímos sem eles. Estamos lhe aguardando na hora e local acima descritos. Até lá.

Atenção: Caso você não tenha noção do que é um Kit de Ferramente ou um Kit de Primeiros Socorros, vela abaixo estes dois exemplos que separamos para você ficar por dentro.

           
                          Kit de Ferramentas Para Trilha                    Kit de Primeiros Socorros

Por: Geovane Bezerra





2 comentários:

  1. Michelly Alcântara - Blumenau SC10 de mai. de 2012, 19:10:00

    Só sabe o prazer que um pedal de longa distância,ou um cicloturismo, como o título desta matéria nos esclarece, é quem de fato já participou ou costuma praticar regularmente. Posso dizer com conhecimento de causa que é uma excelente atividade física e que é bom para o corpo e principalmente para a mente e a alma. Não é necessário que se percorra grandes distâncias, o importante é conhecer novos lugares com seus costumes e seu povo. se um dia você optar por cair na estrada, você vai entender em pouco tempo o que estou falando e o porque de a cada dia mais e mais pessoas estarem aderindo a esta forma de lazer e transporte, barato e ecologicamente correto. Experimente e depois comente o que achou.

    ResponderExcluir
  2. Josué Estão Neto - Angra dos Reis RJ29 de mai. de 2012, 17:46:00

    Olá todos, meu nome é Josué e sou um cicloativista, ou seja,pratico o ciclismo em várias categorias e acima de tudo sou defensor incondicional da natureza e do meio ambiente e por este motivo dentre todas as categorias e modalidades de atividades ciclísticas que desempenho a que mais me proporciona prazer é sem dúvida nenhuma o cicloturismo. Passeando pelo Brasil a fora e inclusive por alguns países da América do Sul tenho conhecido lugares de belezas deslumbrantes e culturas muito diferentes da minha e as vezes da nossa, mas o que me atrai de verdade é o contato bem próximo com estas culturas e com os mais variados ecossistemas e isto só o ecoturismo me proporcionou. Não existe idade ou distância 'importante é estar de posse de uma bike apropriada e se dispor a mudar o seu conceito de apreciar a vida. Então fica aqui o meu convite. Junte-se a milhares de pessoas como eu pelo mundo a fora e conheça a sua cidade, o seu estado, o seu país em cima de duas rodas, você irá entender o porque da minha paixão por este tipo de atividade.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza