1 de mai. de 2012

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO


Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações. Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade. Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.

  

No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago. A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou.
Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Novo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.
Nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que com seu trabalho constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.


Oração do Trabalhador

Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coraçã: "Tenho dó deste povo". Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor. Amém

A Benção do Trabalho

O trabalho é uma lei natural. Da mesma forma que a alimentação e o sono, ele é imprescindível para uma vida equilibrada e saudável. A necessidade de laborar constitui um precioso auxiliar do progresso. Ao movimentar seu corpo e sua inteligência para atingir um objetivo, o homem aprimora-se. 
No setor profissional a criatura vê-se obrigada a certas disciplinas que depois carreia para os demais setores de seu viver. Em sua profissão, a pessoa precisa observar horários, ser gentil e cordata, acatar determinações dos superiores. Essa disciplina, com o tempo, burila os aspectos mais ásperos da personalidade. A obediência gradualmente vai reduzindo o âmbito de atuação da vaidade e do orgulho. A pontualidade torna-se um saudável hábito, que evidencia respeito pelos semelhantes. A gentileza, a princípio forçada, lentamente torna-se um modo de ser. A inteligência, ao concentrar-se na solução de específicos problemas, ganha novo brilho e expande-se. Assim, sob os aspectos intelectual e moral, o trabalho é uma bênção. 
Mesmo quem possui fortuna, necessita trabalhar como um imperativo de equilíbrio. É que o desempenho de um ofício dá ao homem a possibilidade de ser um elemento útil na sociedade. Essa sensação de utilidade faz bem ao ser humano, permitindo-lhe vislumbrar uma finalidade maior em sua existência. Contudo, muitas pessoas consideram o trabalho como se fosse um castigo. O final de semana é aguardado como uma libertação, ao passo que a segunda-feira é amplamente lastimada. Grande contingente de homens deseja aposentar-se o mais cedo possível. Eles não se preocupam se com isso se tornarão pesados para a sociedade, por inúmeras décadas. No anseio de livrar-se do dever de trabalhar, contam em anos, meses e dias o tempo que falta para sua aposentadoria. Tal modo de pensar e sentir evidencia uma percepção equivocada do viver. A vida não possui como objetivo o descanso. Descansar de forma periódica e temporária é necessário para a restauração das forças. Mas a finalidade da vida é o aperfeiçoamento contínuo, proporcionado pela utilização dos próprios talentos na construção de um mundo melhor. Ao tornar-se inativo, todo organismo vivo tende para a decrepitude. O movimento e a atividade garantem a manutenção do vigor. O problema é que muitos se equivocam na escolha de suas atividades. 
A ganância frequentemente faz com que a profissão seja escolhida mais pela boa remuneração que proporciona do que pela vocação. Ocorre que desempenhar voluntariamente uma atividade de que não se gosta, podendo-se optar por outra, constitui um enorme peso colocado sob os próprios ombros. O trabalho não se destina somente a garantir a sobrevivência. Ele também deve proporcionar satisfação íntima. É o que se dá quando alguém sabe que faz bem algo de que gosta e que possui utilidade para os outros. Mas mesmo quando não se ama a profissão exercida, é possível desempenhá-la com competência e boa vontade. Basta que o profissional sinta que está fazendo sua parte na construção de um mundo melhor. Que ele vislumbre a importância do que faz para a harmonia do meio social em que se insere. Assim, ame o seu trabalho. Considere-o uma bênção que o auxilia a ser melhor a cada dia.



MECÂNICOS DE BICICLETAS - NOSSOS ANJOS DA GUARDA

   

Não podería encerrar esta matéria sem homenagear uma categoria de trabalhador, que tem tudo haver com o nosso esporte, com o nosso lazer ou mesmo com o nosso meio de transporte. Estou falando dos profissionais que se dedicam a montar, consertar e reformar as nossas bicicletas; os Mecânicos de Bicicletas, sem eles tudo seria mais difícil para nós, afinal, são poucas as pessoas que sabem consertar sua bicicleta, a grande maioria ainda necessita da ajuda preciosa destes profissionais, experientes e dedicados. Com o passar do tempo, eles passam de mecânicos a bons amigos e esta amizade tende a durar a vida inteira. Desta forma, em nome de todos os ciclistas; os parabenizamos neste Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, e através de vocês, parabenizamos também a todas as demais categorias de trabalhadores.

PARABÉNS TRABALHADOR PELO SEU DIA

Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Everaldo T. Silva - São Paulo Capital1 de mai. de 2012, 16:21:00

    Não quero desmerecer a data em questão, mas a verdade é que neste dia denominado de Dia do Trabalho e que até pouco tempo se chamava de Dia do Trabalhador, não temos muito o que comemorar, é bem verdade que houveram progressos, mas enquanto existir uma única pessoa trabalhando em regime de escravidão seja onde for, não será possível comemorar esta data em sua plenitude, mas seria injusto de minha parte não saldar os meus colegas trabalhadores, desta forma, quero desejar a todos os trabalhadores do mundo inteiro um Feliz Dia do Trabalho e desejar que justiça se faça aos vosso préstimos. A luta continua companheiros.

    ResponderExcluir
  2. José Elias do Santo Antônio1 de mai. de 2012, 16:29:00

    Parabéns a todos os trabalhadores de Belo Jardim, em especial aos trabalhadores da Moura, onde trabalha também o meu pai. Parabéns pai.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bonito aquele monte de bicicletas e todo mundo equipado, espero que vocês continuem porque aqui em Belo Jardim estamos passando por uma faze onde quase não se tem o que fazer nos finais de semana, a não ser encher a cara ou assistir aos jogos do Calango. Moro próximo do Hospital Júlio Alves de Lyra e sempre vejo ciclistas de dia ou de noite em pequenos ou grandes grupos pedalando contentes e isto é muito bom de se ver, porque enquanto vocês estão pedalando por ai, estão longe dos bares e com certeza não estão praticando nenhuma atividade que venha desmoralizar as suas famílias. Sigam em frente e tenham certeza de que a população está ao lado de vocês.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza