22 de mai. de 2012

MODALIDADES DO MAOUNTAIN BIKE


São seis as modalidades de competição no mountain bike, mas as mais praticadas, tanto aqui como no exterior, são o cross-country, o downhill e o dual slalom. Veja as descrições abaixo:

Cross Country - É a prova mais tradicional do mountain bike. O percurso varia de 6 a 20 km, alternando trechos técnicos, trilhas fechadas, subidas e descidas. Normalmente as corridas são disputadas em grupo, divididas em várias categorias, de acordo com a idade e a técnica de cada ciclista. Existem provas de maior percurso, como o Iron Biker, com 120 km de extensão, ou de maior duração, como o MTB 12 Horas.
Downhill - "Descida de morro" em inglês. É a prova mais rápida e emocionante. O percurso é todo em declive, com trechos pedregosos, cheia de curvas fechadas e obstáculos naturais. A distância varia de 1,5 km a 3,5 km de comprimento. É testado o domínio do competidor sobre a bicicleta e sua técnica para descer ladeira abaixo. Aquele que tiver o melhor tempo dentre as duas tentativas é o vencedor. Este tipo de competição custa caro, por isso enfrenta dificuldade para ser organizado aqui no Brasil.


Dual Slalom - O percurso é semelhante ao do downhill. Mas aqui são dois competidores descendo lado a lado, em pistas paralelas. O evento é organizado por chaves de corridas eliminatórias. O vencedor é aquele que vencer na chave final.

Dual - É uma série de corridas eliminatórias e a única diferença em relação ao Dual Slalom é que os competidores descem cabeça-a-cabeça em uma mesma pista.

Uphill - "Subida de morro" em inglês. Inverso ao downhill, os competidores precisam subir um percurso com pelo menos 80% de subida. A competição pode ser em grupo ou com tomada individual de tempo.
Trip Trail - Mais conhecido por aqui como "inter city", é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 km, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra. Estão ganhando popularidade devido ao seu caráter festivo e de fácil acesso a todos, como em uma maratona.


Além disso, o mountain bike traz várias maneiras de ser utilizado para o nosso lazer. Veja alguma delas:


Freeride - Praticado normalmente por bikers de downhill, BMX e biketrial, é uma forma de aproveitar (e abusar) ao máximo as características da bicicleta, normalmente bikes full-suspension. Os adeptos encaram barrancos, rampas, trilhas bem difíceis ou outros obstáculos que são a diversão destes ciclistas alucinados.


Cicloturismo - Utiliza a bike para passeios e longas viagens, de forma a conhecer novas localidades, paisagens deslumbrantes e pessoas dos mais variados costumes. Os adeptos chegam a viajar pelo mundo, divulgando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. É necessário um bom número de equipamentos e muita sede de aventura. Para mais informações, consulte: NORBA - http://www.usacycling.org
Por: Fábio Satoshi
 

Um comentário:

  1. Costumo fazer passeios de bikes na zona rural e gostaria de saber qual é a categoria de esporte que estou praticando?

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza