8 de nov. de 2012

A NUTRIÇÃO NO CICLOTURISMO

 
Nutricionista: Francis Moura Santos - CRN5 3243/P
 
Você pode estar se perguntando, o que é o cicloturismo? Quem respondeu que é mais uma modalidade de esporte, acertou! Mas diferente de outras categorias dentro do ciclismo, esta é uma modalidade não competitiva e que se diferencia do ciclismo recreativo no aspecto das distâncias, tendo em vista que as distâncias são grandes e o tempo envolvido é muito maior.
A busca das pessoas por práticas esportivas que unem aventura e a possibilidade de estar em contato com o meio ambiente, tem aumentado e o cicloturismo une o prazer de pedalar com o turismo. Pode ser desde uma tarde de passeio pela cidade ou uma viagem a uma determinada região que pode durar meses ou anos. É um esporte que pode ser praticado em grupos ou sozinho e em qualquer “piso” (o tipo de terreno: barro, asfalto, etc.), área (urbana, rural, montanhas), estação do ano e clima. Pode ser uma viagem realizada com toda uma estrutura de apoio ou sem apoio nenhum, apenas as estruturas da cidade por onde o ciclista passa. A bicicleta usada pode ser das mais modernas, leve e com amortecedores, ou mais simples, com o mínimo de conforto. Sendo importante ressaltar que é preciso ter os itens básicos de segurança (capacete, luzes sinalizadoras, retrovisores, roupas confortáveis e específicas).
Porém, por se tratar de uma atividade de alto risco, é necessário ter um bom condicionamento físico, já que durante a viagem os ciclistas passam por locais desabitados, florestas e cordilheiras, a depender do ritmo de viagem. Por isso é importante que o percurso seja escolhido com antecedência, necessitando de um planejamento mínimo para que a viagem seja agradável e a fim evitar surpresas desagradáveis. Para isso é necessário ter informações sobre o trajeto, estar fisicamente preparado, ter equipamentos adequados e seguir uma BOA ALIMENTAÇÃO.
O gasto energético de um ciclista que pratica  cicloturismo é bastante variável, sendo difícil estabelecer uma necessidade energética com precisão. Variáveis como a posição do vento (contra ou a favor), o peso da bicicleta, a velocidade média, a distância percorrida, o clima e o relevo, influenciam diretamente no gasto energético do ciclista. Segundo Rigatto (2008) a sensação do ciclista é de estar em constante déficit energético.
A alimentação do ciclista durante o percurso não tem restrições e tudo vai depender do planejamento da viagem. Durante a viagem podem se consumidos alimentos normais, com disponibilidade até de parar e realizar uma refeição completa, mas isso vai depender se há tempo para descansar e realizar uma boa digestão. Um cuidado importante é com a higiene dos alimentos, pois um alimento mal higienizado pode colocar toda a viagem a perder.
No planejamento da viagem deve-se procurar saber qual a capacidade do ciclista para levar alimentos e água? E como o peso da bicicleta é importante, e a capacidade dos “bagageiros” geralmente é pequena, os alimentos selecionados devem  ser leves. Nessas viagens alimentos como o leite em pó, alimentos enterais, barrinhas de cereal ou de proteína, frutas secas, granola, aveia, pão, biscoito, mel, macarrão e sopas desidratadas, atum, sardinha, nozes, castanhas, são as melhores opções.
A principal fonte de energia dos ciclistas são os carboidratos, que devem ser simples e compostos, e que são encontrados nas barras energéticas, mas há também os carboidratos em gel que são altamente energéticos e de rápida absorção, além de práticos. O consumo do carboidrato em gel deve ser estabelecido durante os treinos, onde o mesmo deve ser TESTADO. Outra boa opção de fonte energética, mais barata, são os sachês de mel. Por ser muito doce e provocar uma sensação de sede, os carboidratos devem ser ingeridos com água.
A hidratação do ciclista também é muito importante. Não é somente a intensidade do exercício que influencia no nível de hidratação, a temperatura e umidade também devem ser avaliadas, evitando-se, inclusive, pedalar em horários muito quente. Junto com a água é importante oferecer ao ciclista algo salgado, procurando assim repor os eletrólitos perdidos com o suor. Se houver disponibilidade, também é importante o consumo de bebidas esportivas ou repositores hidroeletrolíticos. No caso de pedaladas em lugares frios é importante alertar o ciclista para que se hidrate sempre que possível, pois apesar de não haver a sensação de perda de água, a desidratação pode sim acontecer.
Diante do exposto, o cicloturismo é uma forma de viajar usando a bicicleta, unindo o prazer do turismo com o gosto de pedalar, mas é preciso planejar muito bem a viagem e tomar bastante cuidado com a alimentação, pois um refeição inadequada, ou a falta desta, pode colocar toda a viagem a perder. Sendo assim, é importante que os profissionais de saúde conheçam não somente as particularidades dessa modalidade, como auxiliem na elaboração do plano de viagem (ou planejamento), fazendo levantamentos de informações importantes, no caso do nutricionista, os locais para o ciclista se alimentar. Mas lembre-se, dias de viagem requer uma alimentação adequada em energia, e sendo assim, é importante o acompanhamento de um nutricionista.
  
VAMOS ECONOMIZAR ÁGUA
 
Atenção ciclistas que fazem parte dos Amigos do Pedal. Devido a atual situação em que se encontram os mananciais que abastecem o nosso município a COMPESA aunciou que será necesssário haver racionamento de água e portanto é dever de cada um de nós enquanto moradores e cidadãos deste município colaborar. Converssem com seus familiares e amigos e orientem eles a verificar se existem algum vasamento na rede da sua sua residência e principalmente conscientizem eles de que água é vida e que devemos evitar banhos demorados e outras práticas como lavar carros, motos e bikes com mangueira ou agoar a rua e lavar calçadas com água da torneira. Belo Jardim é conhecida como a terra do Bitury, mas a tual situação não só do Rio Bitury como do Ipojuca e do Tabocas não pe nada boa, quem não quiser acreditar é só dar um pulinho até uma dos nossos três mananciais e vejam com os próprios olhos. Cilista amigos, faça a sua parte.
 
 
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

Atenção ciclistas dos Amigos do Pedal que irão participar deste vento. Favor comparecer na loja RMS Moda Esportiva e pegar a sua Ficha de Incrição para preenchimento. A mesma deve ser devolvida ao Amaro até a ´próxima sexta-feira as 12 horas. Lembramos que aqueles que forem participar deste vento devem se fazer presentes no local até as 15h30m devidamente equipados.
 ESTÁ CHEGANDO A HORA


Alô você que faz parte dos Amigos do Pedal e você que não faz parte mas que gosta de dar umas boas pedaladas. Estamos convidando todos os ciclistas que gostam de um bom pedal pera se juntar a nós nesta trilha rumo ao Distrito de Vila Nova. Lembrando que este não é um pedal indicado para iniciantes ou para aqueles ciclistas que estão afastados do pedal a algum tempo. Devido as altas temperaturas e ao longo percurso a hidratação é algo fundamental, então não esqueçam de levar seus reservatórios de água, bem como os quites de ferramentas e de S.O.S. e cãmara de ar de reserva.


 
 Por: Geovane Bezerra
 

4 comentários:

  1. Não vou discordar de uma nutricionista mas para mim isso que ela está falando ai é conversa pra boi dormir. Eu sou ciclista de final de semana e costumo pedalar por longo tempo e por logas distâncias e como pra burro antes durante e depois de minhas pedaladas e nunca tive nada. Ao contrário é quando eu invento de sair apenas comendo algumas banas ou tomando vitamina. Então é o seguinte deu vontade de comer coma e deixa o resto com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo anônimo. Em respeito ao seu ponto de vista irei me abster de tecer maiores comentários a respeito do mesmo, contudo em respeito a todas as demais pessoas que admiram este blog me vejo na obrigação de lhes dirigir algumas linhas.
    Você tem todo o direito de discordar do que leu na nossa postagem, mas dai a usar de expressão como "conversa pra boi dormir", na minha sincera opinião trata-se de um desrespeito a este blog e principalmente a profissional responsável pela matéria. Novamente em respeito a você não excluirei o seu comentário, mas que você fique desde já avisado que se por ventura voltar a postar comentários com frases desta natureza o mesmo será imediatamente excluído e o seu acesso a novos comentários será bloqueado. Por fim quero lhe dizer que sou a favor da liberdade de expressão, mas desde que esta não venha a ofender ou denegrir a imagem ou o trabalho de outras pessoas. espero que você me compreenda e desde já fique a vontade para responder a este meu desabafo.

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo Barbosa - Tamandaré PE13 de nov. de 2012, 20:09:00

    Olha ao contrário do meu amigo ai que não quis se identificar eu Arnaldo passei mal por diversas vezes após me alimentar de forma errada antes, durante e depois de praticar o ciclismo e concordo com o que a nutricionista está relatando, até porque não é coisa de outro mundo.

    ResponderExcluir
  4. Mário Melo - Bezerros PE19 de nov. de 2012, 18:10:00

    Olha não só é importante se alimentar adequ7adamente como também é excelêncial consultar um médico antes de se iniciar qualquer atividade física, principalmente se isto ocorrer próximo da terceira idade.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza