26 de jun. de 2012

BIKE PATRULHAMENTO

Foto

O policiamento com bicicletas surgiu de um estudo criterioso feito nos Estados Unidos, na década de 80, na oportunidade e isto inviabilizava todas as formas de policiamento a pé, sendo que apenas esperando chamadas e dando respostas reativas. Essa modalidade motorizada apesar da resposta ser rápida ao crime, provocou uma queda brusca no relacionamento da comunidade coma polícia. Um não conhecia o outro, não havia troca de informações, o policial dentro da viatura, desenvolvendo velocidade em torno de 40 Km/h, não percebia o ambiente que o cercava. Era uma atuação sem qualquer envolvimento comunitário, agindo apenas nas causas.
Apesar do vasto potencial logístico empregado, o crime continuou a crescer assutadoramente. As autoridades não sabiam o porquê disso, até o momento em que as pesquisas indicaram que não se combatiam as causas do crime, pela distância do policial com a comunidade, não havia chance no panorama que se apresentava, de retornar ao policiamento a pé, devido ao fato dele se diluir dentro da metrópole, e não surtir efeitos desejados.
Entre vários projetos científicos apresentados, um dos que mais deu resultados foi emprego profissional da modalidade esportiva "montain bike", no patrulhamento de ruas. O processo desejado é a relação perfeita que faltava, servindo de meio termo do policiamento a pé, referencial primitivo ao policiamento motorizado, que insiste em ser usado para se combater os efeitos do crime. No policiamento com bicicletas, o policial interage perfeitamente aom a comunidade, troca de informações, adquire confiança e com sua parceria combate as causas do crime.
O policial em bicicletas, possui uma mobilidade que cobre em média uma área de patrulhamento de dez policiais à pé, sendo assim, uma excelente opção para a crônica falta de efetivo.
Com a bicicleta, o policial possui a mesma ostensividade de uma viatura policial, pois ele está numa posição, na mesma altura ou mais alto que a viatura, sendo identificado de imediato pelo uniforme.
O caráter esportivo de modalidade, dá ao policial, um potencial muito grande de aproximação junto à comunidade, principalmente junto aos jovens e crianças.
Tentou-se em várias oportunidades, implantar esse tipo de policiamento e em várias regiões, no entanto, nunca houve trabalho científico que comprovasse sua eficiência, sendo que a partir de 1997, o assunto passou a ser objeto de estudos e monografias, notadamente em Minas Gerais.
Várias traduções de pesquisas e manuais de polícia foram consultados e algumas polícias dos países do 1º mundo já utilizavam o processo a cerca de 15 anos.
A modalidade pode ser chamada de "Policiamento com bicicleta" ou "Bike - Patrulhamento" e sua efetividade deu-se em 1998 quando o policial Marc Peron, da Real Polícia Montada do Canadá, ministrou aulas para vários policiais brasileiros de Belo Horizonte - MG e Bauru - SP.
Na cidade de Americana estamos lançando, na área da Avenida Brasil, tradicional cartão postal da cidade, que dispões de ciclovia e aglutina praticantes de ciclismo diariamente.
Para consecução do programa, que recebeu carta branca do comandante do Interior, Coronel Nagali, incentivo do comandante do Batalhão sediado em Americana, Major Andrioli, inclusive com possibilidadde de estendê-lo a outras cidades do presidente do CONSEB da Av. Brasil o parapsicólogo Ademir Dantas, e do Coordenador do Projeto, Vereador Décio Rosolen e a parte fundamental pelos doadores das bicicletas e entusiastas da implantação do projeto (Clube do Bosque, Klimes, Escola Politec, Saúde São Lucas, UNIMED e outros que estão se engajando por acreditar no projeto).
Toda mudança causa uma certa estranheza, e ela deve ser conduzida de maneira científica e com profissionalismo.
O processo ded Bike - Patrulhamento apesar de novo no Brasil, possui mais de 20 anos nos EUA e Canadá. Nenhum projeto está pronto ou terminado, ele será avaliado e mudado para acompanhar as tendências e ser mais eficaz. Mostramos as formas pioneiras desta experiência e esperamos contar com todos dentro do espírito da Polícia Comunitária para melhoria desta nova proposta.

  

Bauru: Policiais de São Paulo em treinamento na cidade.
Bicicletas em ação com a Polícia Montada do Canadá.
Policiais com bicicleta em Montevidéu (Uruguai).


Confiram mais alguns exemplos de uso de bicicleta, para patrulhamento:

Bike Patrulhamento - Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Luiz Jacobs/Ncom_PML
Bikes Para Patrulhamento - Guarda Municipal de Londrina 

Bikes Usadas Pela Guarda Civil de Botucatu Para Patrulhamento

Fonte: Sites Diversos da Internet.

CONVITE

Convidamos você, para se juntar a nós no nosso próximo Pedal Noturno que acontecerá amanhã, dia 27 de junho, com concentração a partir das 19h e saída pontualmente as 19h20m da Travesa Siqueira Campos no bairro do Centro. (em frente da loja DR Bike). Passeio realizado dentro do Perímetro Urbano. este passeio ocorre todas as quartas-feiras.
Desde já aproveitamos a oportunidade para convidar você também para participar do nosso Pedal Noturno que acontece todas as sextas-feiras saindo do mesmo local e horário. Com destino a nossa Zona Rural.

Por: Geovane Bezerra









6 comentários:

  1. Será que a galera irá mesmo hoje a noite? Afinal está frio pacas e talvez esteja chovendo.

    ResponderExcluir
  2. Nas quartas, costuma vir entre 20 e 25 participantes. Com certeza hoje devido ao clima esse nr será menor, mas haverá pedal, pois, com chuva ou sem chuva estarei lá.
    Conto com a presença de voc~es.

    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu ouvi boatos que tem uma galera que esta fazendo uma pista de downhill aqui em Belo Jardim é verdade? onde que fica e como faço pra da um rolé por lá?


    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, é verdade sim, estão fazendo uma pista no sitio breu.
      Maiores informações com o David na DR BIKES (próximo aos correios).
      A turma está indo quase todo dia treinar.
      Segue um link de video feito na pista.
      https://www.facebook.com/photo.php?v=4239407949727&set=vb.1421394974&type=2&theater

      ou no perfil de clenio borges no face.

      Roupas e acessórios para ciclismo, voce encontra em minha loja RMS MODA ESPORTIVA (próximo aos correios).
      3726-3752

      Hoje a noite, as 19:00, teremos a pedalada, desde ja, estas convidado.

      Amaro Neto

      Excluir
  4. Será que alguém prestou atenção na matéria?

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse geovane kkkk eu mesmo adoraria trabalhar em cima de uma bike como policial ou guarda patrulhando as ruas de nossa cidade o problema e que aqui em belo jardim eu nem sonho com uma coisa dessas aqui num tem viatura nem do bombeiro num tem nem samu imagine bike da policia kkkkkkkkkkkk eita cidade bela mas maltartada por uma politica covarde tento do prefeito como dos governantes como o governador neste caso !!!

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza