8 de jun. de 2012

CAPACETES E LUVAS - COMO ESCOLHER?


Capacetes

O capacete deve ser pensado como um item essencial para a segurança do ciclista. Na hora de escolhê-lo, não se deve levar em consideração somente a estética, mas muitos outros detalhes que muitas vezes passam despercebidos. O capacete ideal para o ciclista é aquele que se ajusta bem à cabeça do ciclista. Capacetes apertados incomodam muito e podem causar dores de cabeça, enquanto aqueles frouxos demais podem não ser tão seguros. O sistema de ventilação e de respiração, assim como a leveza do material também deve influenciar na escolha desse item, pois em dias de calor você precisará de um acessório que não o deixe literalmente de cabeça quente.
Quanto ao preço, muitas vezes economizar na compra é sinônimo de adquirir um produto de qualidade duvidosa. Os capacetes que aliam essa quantidade de requisitos nem sempre são muito baratos. Não se deixe influenciar também pelas marcas usadas por ciclistas famosos, pois nem sempre o que é bom para eles será também para você. Prefira os de cor mais clara e chamativa, que são excelentes para fazer com que você seja visto pelos motoristas, pedestres e motociclistas. E a dica mais essencial: SOMENTE compre capacetes que tenham o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso só vai garantir que o seu acessório foi testado e aprovado em situações de risco. #ficadica

Confira alguns exemplos de modelos e marcas disponíveis no mercado:



Luvas

Como medida instintiva, em caso de queda sempre nos apoiamos com as mãos no chão para proteger o rosto e tronco dos efeitos mais graves do tombo. Com o ciclista isso não é diferente, mas a luva também em alguns casos o protege de insetos, galhos, espinhos e de machucados nas mãos e tensões no punho. Por isso, ao comprar um par de luvas, deve-se levar em consideração o tipo de atividade que você faz com a sua bike. Em caso de cross-country, as luvas mais adequadas são aquelas que protegem toda a mão e metade dos dedos. Já para os que fazem downhill, as luvas totalmente fechadas são as mais indicadas.
Quando for comprar suas luvas, verifique se o material delas protege suas mãos de impactos e se ele permite a transpiração e secagem rápida para os dias quentes. Materiais leves e resistentes permitem mobilidade e proteção em caso de acidentes. Por isso, nunca se esqueça de levar também um par de luvas quando for andar de bike, seja no calor ou no frio e não se esqueça que o conforto também deve ser considerado na compra desse acessório.

Confira alguns exemplos de modelos e marcas disponíveis no mercado:

    
      

CALENDÁRIO DOS GRUPOS DE CICLISMO DE BELO JARDIM
Atenção, por falta de informações mais apuradas, o calendário não está devidamente completo.
O mesmo serve apenas como orientação para quem quer iniciar no pedal.

Clube de Ciclismo Amigos do Pedal
Realiza duas trilhas mensais, que podem ocorrer aos sábados ou aos domingos.
Também realiza pedal noturno, mas sem data pré definida.
Os dias e horários dos nossos eventos, sejam trilhas ou qualquer outro é divulgado neste blog.

Grupo do Pessoal da Dr. Bike e RMS Moda Esportiva
Reúnem-se na Travessa Siqueira Campos nos dias e horários abaixo descriminados:
Pessoal caso este grupo já tenha alguma denominação, por favor me informem mais adiante.

Todas as quartas-feiras as 19:00 horas (pedal noturno dentro da zona urbana).
Todas as sextas-feiras as 19:00 horas (pedal noturno pela zona rural).
Todas os sábados as 16:00 horas (trilhas ou passeios).
Todos os domingos as 16:00 horas (trilhas ou passeios).

Grupo dos Funcionários da Moura
Ainda não disponho de informações concretas, mas o que me chegou até aqui é que eles se reúnem regularmente aos domingos para o pedal, e que isto ocorre geralmente na frente da portaria principal da Moura. Caso este grupo já tenha uma denominação, por favor me informem mais adiante.

Grupo do Manoel de DIM da PLANTEX
Só o que sei sobre este grupo até o momento é que eles são provavelmente o grupo mais antigo em atividade, mas não consegui saber até o momento nem os dias e nem o local de onde partem, mas irei a procura desta informação e mais adiante postarei aqui no blog.

NOTA - Caso você conheça outros grupos que praticam o ciclismo e queira divulgar os dias e horários do pedal, pode deixar os mesmos na forma de comentários neste blog ou procurar qualquer membro de qualquer um dos grupos acima, o importante é praticarmos o nosso esporte e trazer mais um para o nosso lado.

Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Mariane Campos - Bezerros PE12 de jun. de 2012, 12:35:00

    Galera é bom realmente vocês levarem a sério este assunto. Luvas e capacetes de baixa qualidade além de não proteger o ciclista como se deve, custa quase o mesmo preço de produtos de boa qualidade. Se você não pode comprar os dois produtos de uma só vez, compre um e depois o outro quando puder, dando prioridade ao capacete, e se estiver apertado financeiramente, parcele a compra. Bom pedal para todos.

    ResponderExcluir
  2. Galera, os artigos e acessorios para ciclismo voces encontram na RMS MODA ESPORTIVA, próximo a praça dos correios (81) 3726-3752.
    Camisas, bermudas, calças, breteles, luvas e capacetes;
    trabalhamos com as marcas: BARBEDO, ASW e REFACTOR.

    ResponderExcluir
  3. ei galera se eu andar com um capacete full-face tem problema?as pessoas vão pensar que eu sou louco ? ou tudo bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal15 de jun. de 2012, 10:08:00

      Caro colega, as atividades que os grupos existentes aqui em Belo Jardim dsenvolvem não representam grande risco aos ciclistas e portanto o uso de capacete do tipo full-face não se faz necesssário, além do mais para atividades como cicloturismo que geralmente tem uma longa duração ele vei se tornar bastante desconfortável pelo seu peso e pelo calor interno. O que eu posso te dizer de concreto é que com certeza alguém irá estranhar o uso deste tipo de capacete, mas que nem por isso você será motivo de zombaria e muito menos descriminado entre nós, mas o aconselho a adquirir algum dos modelos convencionais de capacete, pois estão adequados as nossas atuais atividades, já o seu full-face tem grande importância para quem pratica as modalidades DH, FR ou BMX o que não é o nosso caso no momento. Mas seja bem vindo a hora que quiser, nós dos Amigos do Pedal estamos de braços abertos para lhe receber e os demais grupos também.

      Excluir
    2. A cara obrigado. Eu perguntei porque eu fazia Dh acho que so quem fazia a qui em Belo Jardim era eu e meu colega, mas minha bike foi roubada, ai agora comprei uma só para passar tempo mas como eu vi que vocês estão incentivando o ciclismo em nossa cidade estou tentando comprar os equipamentos de cross country acho que é o que vocês usam. Se vocês puderem dar dicas agradeço.

      Excluir
    3. Geovane - Amigos do Pedal20 de jun. de 2012, 19:30:00

      Companheiro não sei se já é do seu conhecimento, mas graças ao nosso pequeno movimento, está sendo construída uma pista de bicicross próximo da Fabrica da Moura que fica localizada após o cemitério. Passa por lá e confere como está ficando.

      Excluir

Apaixonados Pela Natureza