1 de jun. de 2012

DIA DO DESAFIO 2012 EM BELO JARDIM PE

O Dia do Desafio começou, oficialmente, às 0h da última quarta-feira na Av. Dep. José Mendonça Bezerra. A abertura contou com as presenças da diretora de divisão de Atividades Sociais do  Sesc Pernambuco, Sílvia Cavadinha; com a gerente local, Adriana Perboire; com o coordenador do evento, Fabrício Lino; com a secretária de educação, Elizabete Gomes, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia apresentaram-se a Escola de Dança Sabrina Santos, a Trupe do Palhaço Arco-íris e  Quadrilha Chapéu de Couro. 

Este ano, Belo Jardim disputa o título com Patzun, localizada no departamento de Chimaltenango na Guatemala. A cidade tenta repetir a vitória da primeira participação quando, em 2011, 72,5% da população praticou alguma atividade física por, pelo menos, 15 minutos. 
Durante toda esta quarta-feira, Belo Jardim vai colocar para mexer a população nos vários polos espalhados pelo município. Confira a programação na íntegra:

Programação espalhada pela cidade (das 5 às 18h):

5h- Abordagem dos praticantes de exercício nos locais de caminhada da cidade;
6h – Aulão na Praça da Criança e Cohab I / Aulão com os garis em frente à Prefeitura
7:30h – Aulão com a turma da 3ª idade do Sesc Ler Belo Jardim
8 às 18h – Atividades no comércio, escolas públicas e particulares, praças, empresas, Exército, Polícia Militar, Bombeiros, indústrias, creches, hospitais / Torneio de futebol no Sesc Ler Belo Jardim / Jogos cooperativos / Passeio Ciclístico / etc.

Programação na Av. Dep. José Mendonça Bezerra (a partir das 16h)

16h – Grupo de Ginástica Rítmica
16:30h – Lata Orgânica
17h – Viva Judô
17:30h – Capoeira do Peti
18h – Maracatu do Cras
19h – Escola de Dança Sabrina Santos
20h – Banda Virgulados
21 – Encerramento com divulgação dos resultados
21:30h – Banda Bakanaê

O Dia do Desafio foi criado no Canadá. Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. O conceito teve sequencia e a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários. As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. 

O acadêmico do Curso de Educação Física da UPF e comunicador da Rádio Ativa FM de Vila Lângaro, Ricardo Genário foi um dos colaboradores no Dia do Desafio, dia 25/05, no município de Vila Lângaro, e falou sobre o principal objetivo do evento que é o estímulo a prática de exercícios físicos. Ricardo fez referência quanto ao número de pessoas sedentárias que cresce muito a cada dia que passa. Comentou que o Sedentarismo é visto como a ausência de exercícios físicos e também quando não se pratica nenhuma atividade esportiva. Sendo assim causa inúmeras doenças, entre elas Diabetes, Hipertensão Arterial, aumento do Colesterol, Obesidade, Infarto e também possui uma grande parcela de culpa em casos de morte súbita. Ricardo falou sobre a Obesidade, que causa mais de 100 mil casos de câncer por ano nos Estados Unidos e destacou que a Obesidade Infantil, é algo preocupante. Segundo ele, crianças que deveriam estar se exercitando, correndo, brincando, estão na frente de um computador ou de um videogame, com um pacote de salgadinho e refrigerante ao seu lado. Disse que se tratando de Obesidade Infantil, pode-se definir em uma única frase: “Uns quilos a mais hoje, uns anos a menos no futuro”. Indagou que uma pesquisa do IBGE aponta a Obesidade, como uma epidemia no Brasil, pois mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso. Hoje, podemos afirmar que as pessoas simplesmente estão engatinhando para a morte. Ressaltou que a população pratique exercícios físicos regularmente, tenha hábito alimentar saudável e construa assim uma melhor qualidade de vida, concluiu Ricardo.


O Clube de Ciclismo Amigos do Pedal deu a sua contribuição para o evento realizando um passeio de bicicleta, popularmente denominado de Pedal Noturno. Foi um passeio com uma hora de duração e com um percurso de 25 Km. Esperamos repetir o mesmo em 2013 com mais pessoas.

Confira algumas fotos do evento.

Abertura Oficial
Avenida Deputado José Mendonça Bezerra - Centro
(Antiga Siqueira Campos)

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde

Funcionários do Hospital  Júlio Alves de Lyra

Alunos e Funcionários da Escola Municipal 

Alunos e Funcionários do Colégio Águia - Rede Privada de Ensino

Idosos do Programa Ginástica na Terceira Idade

Ginástica

Judo

Ciclismo
Equipe dos Amigos do Pedal 

 
Comemoração da Equipe Organizadora

O resultado de qual cidade ganhou o Dia do Desafio ainda não saiu, mas o clima é de comemoração em Belo Jardim. Isso porque, nesta quarta-feira, 59.140 pessoas praticaram algum tipo de exercício físico. A Terra do Bitury compete com Patzun na Guatemala. 

Tanta comemoração tem explicação. É que o maior objetivo do evento não é a disputa em si, mas sim, o estímulo aos hábitos saudáveis e à prática de atividades esportivas. Essas metas foram conquistadas pelo Sesc e Prefeitura Municipal através de diversas atividades realizadas durante todo o Dia do Desafio. Os voluntários do projeto visitaram academias, escolas, comércio, empresas, indústrias e outras organizações públicas e privadas. 

Para Adriana Perboire, gerente do Sesc Ler Belo Jardim, a ideia foi contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esse evento agrega valor ao dia a dia dos moradores. Ele provoca mudança nas atitudes e isso é muito positivo”, avalia a gerente. 

O coordenador local, Fabrício Lino, também salienta os aspectos benignos do Dia do Desafio. “É muito gratificante ver a realização de um projeto, cuja finalidade é cuidar do desenvolvimento social, físico e humano das pessoas”, diz o coordenador. “O sucesso da mobilização só foi possível graças ao apoio dos voluntários e da boa receptividade por parte da comunidade em geral”, acrescenta.

Entre os diversos colaboradores do evento, as Secretarias Municipais desempenharam funções importantes. A de Ação e Desenvolvimento Social cedeu o espaço físico do Creas para ser a sede oficial do Dia do Desafio, além de incluir o Lata Orgânica, o Maracatu do Cras e a Capoeira do Peti na programação. A pasta de Turismo, Cultura e Paisagismo forneceu a estrutura do palco e as bandas para a animação da plateia durante a abertura e o encerramento do evento. Já a Secretaria de Tecnologia, Educação, Esporte e Juventude mobilizou todas as escolas do município com atividades esportivas. A pasta também providenciou as apresentações do judô e da ginástica rítmica da rede. Rosângela Cordeiro, da Educação, lembra que o esporte é uma área relevante para o desenvolvimento dos alunos. “Ele transmite valores fundamentais”, resume.

4 comentários:

  1. Um crítico belojardinense3 de jun. de 2012, 19:21:00

    Caro companheiro de pedal, gostaria de saber da sua pessoa ou de alguém do seu grupo, qual é a importância desse tal Dia do Desafio para nós enquanto população belojardinense ou mesmo para os brasileiros de um modo geral ou qualquer outra pessoa do mundo? Será que não existe coisa mais importante para o SESC ou as Prefeituras seja lá de onde for possam fazer para incentivar as pessoas a praticarem esportes? Não seria o caso destas pessoas que estão a frente deste projeto se empenharem em cosntruir quadras poliesportivas em bairros carentes ou mesmo de criarem projetos voltados as práticas desportivas nas comunidades sem custo? Para mim sinceramente isso não passa de uma babaquice que não trás nada de proveitoso para nenhuma cidade envolvida. Esta é minha opinião até que me provem em contrario e foi por isto que resolvi postar este comentário neste blog, porque estranhei este tipo de conteúdo em um blog do qual eu tenho uma admiração pelas postagens sérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo alto denominado crítico belojardinense, na minha humilde e sincera opinião o Dia do Desafio tem uma importância enorme para a sociedade mundial como um todo, só pelo fato de neste dia haver um esforço coletivo a nível mundial no sentido de fazer com que as pessoas tirem ao menos alguns minutos do seu dia para se dedicar a pratica de algum tipo de atividade física, para mim já é o bastante para apoiar este evento, mas além disto é notório que inúmeras pessoas no mundo inteiro após este primeiro contato com a atividade física, acabam mudando os seus hábitos e saindo do sedentarismo, olhando por este lado o Dia do Desafio também contribui para o desporto já que são várias as pessoas que resolvem se engajar em algum tipo de atividade desportiva após fazer parte das atividades referentes a data em questão. Sendo assim, respeito a sua opinião mas ao mesmo tempo discordo da mesma,porém para que isto não se torne algo pessoal para você, estaremos postando aqui neste blog no início do próximo mês uma enquete a respeito deste tema para saber a opinião dos nossos internautas sobre o assunto. Um abraço e continue blogado com a gente.

      Excluir
  2. Mariane Campos - Bezerros PE12 de jun. de 2012, 12:38:00

    Para mim qualquer coisa que venha a de alguma forma despertar nas pessoas a vontade de sair do sedentarismo é bem vinda, mesmo que só por alguns instantes, e desta forma para mim o Dia do Desafio é algo útil e que deve ser apoiado cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Olha pode até ser que o Dia do Desafio em si não tenha lá este valor tão grande, mas só o fato de estimular as pessoas a realizar algum tipo de atividade física faz com que o mesmo tenha lá a sua importância.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza