24 de jun. de 2012

TRILHA DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS 24/06/12 - FOTOS


Hoje, dia 24 de junho de 2012, foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita rumo ao Distrito de Serra dos Ventos. Foi a primeira trilha do Inverno, estação que começou no último dia 20. Foram 38,01 Km de muita aventura e belas paisagens. A saída se deu as 07h da Travessa Siqueira Campos no Centro e teve o seguinte roteiro: IDA – PE 166, Sítio Inhumas, Serra da Macambira, Sítio Pocinhos, Sítio Porfírio, Serra da Balança, Sítio Balança, Vila do Socorro, Distrito de Serra dos Ventos. VOLTA – Sítio Serra dos Ventos, Sítio Pontes, PE 166, Serra da Piaca, Sítio Olho D`Água do Tatu, Sítio Pascoal, Sítio Muquém e Sítio Travessão, com chegada na Praça dos Motoristas no bairro do São Pedro. Uma trilha que teve um percurso considerado médio, mas com um bom grau de dificuldade. Participaram os seguintes ciclistas: Amaro, Bodocó, Geovane e o estreante Guilherme “o anônimo”. Confiram as fotos e fiquem desde já convidados para as próximas. Após as fotos confira um pouco da história do Distrito de Serra dos Ventos.

Trilha Distrito de Serra dos Ventos - Via Sítio Porfírio
Fotos no Local da Concentração e da Saída
 

Fotos na PE 166 -  Sítio Inhumas / Manutenção na Bike de Amaro







Fotos na PE 166 - Serra da Macambira








 Fotos no Sítio Pocinhos




  


 Fotos no Sítio Porfírio












Fotos na Serra da Balança / Sítio Balança
























































Fotos no Sítio Piaca  














Fotos na Vila do Socorro










Fotos na Pedra da Boa Vista






















Fotos do Condomínio Próximo da Pedra da Boa Vista


Fotos da Pista de Motocross de Serra dos Ventos



Fotos no Distrito de Serra dos Ventos




Fotos na Sede do Distrito de Serra dos Ventos / Manutenção na Bike do Guilherme







Fotos na Sede do Distrito de Serra dos Ventos





Parada Para Lanche na Sede do Distrito - Refresco de Coco de Primeira Qualidade




 Fotos em Frente da Igreja de São Vicente Férrer - Padroeiro de Serra dos Ventos


Fotos no Sítio Serra dos Ventos 






Fotos no Sítio Pontes



Foto na Vila do Socorro  
Você consegue entender o que está escrito?

Fotos na Serra da Piaca / Sítio Piaca




Fotos no Sítio Olho D`Água do Tatu









Fotos no Sítio Pascoal


Fotos no Sítio Muquém








Foto no Sítio Travessão

O encerramento da trilha se deu na Praça dos Motoristas no bairro de São Pedro, mas não foi possível registar com fotos a mesma. Deixem comentários.

Fotos e Texto: Geovane Bezerra

História do Distrito de Serra dos Ventos

Imagem Aérea do Distrito de Serra dos Ventos

Serra do Vento antigamente era um sítio, existia um engenho que pertencia ao Sr. João de Deus.


Certo dia ele conversando com o Sr. Francisco Xavier e o Sr. Joaquim Gilberto surgiu a idéia de construírem uma capela uma capela para rezar, daí, o Sr. João de Deus e seus escravos juntamente com o Sr. Francisco Xavier começaram a construção no ano de 1810 e foi concluída em 1815 que hoje esta com 194 anos.
Depois foram construindo casas. Foi crescendo o comércio devido aos comerciantes das cidades vizinhas. O Pinto”, antes quando não havia casa a área era coberta por uma grande mata, altas montanhas, a beleza natural.

Aos poucos foi surgindo imigrantes e povoando o local. A principal rua era conhecida como Rua da Palha, porque as casas eram cobertas de palha. Onde existia um bonito mercado a moda indígena que era uma grande palhoça. Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”. Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje. Com a imigração dos portugueses começaram as construções de casarões com estilo barroco. A iluminação era com lamparina de gás. Em 1932, Serra dos Ventos passou a ser eletrificada por motor. O primeiro responsável a ligar o motor foi o Sr. Antônio João de Souza (Antônio Gavião). A Energia elétrica foi instalada no governo de Cid Sampaio no ano de 1965. Os meios de comunicação da época era o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). O carteiro era Antônio Benjamin.

Existiam vários engenhos fabricando rapadura sendo alguns deles movido a água, destacando-se o do Sr. Joaquim Beato, e o mesmo fornecia energia através de gerador. Nessa época havia mais de trinta casas de farinhas funcionando, com mandioca cultivada pelos agricultores do local. O primeiro padeiro a fabricar pães, bolos e bolachas, foi o Sr. Joaquim Caetano (Joaquim Bolacha). O artesanato destacou-se com os artesões da própria comunidade, por exemplo, a família Bravo, que faziam cestas, balaios e esteiras utilizando cipós e palhas de coco. E pessoas que também pessoas que trabalhavam com cerâmica fabricando panelas pra vender no próprio comércio. Nas décadas de 20 a 50 a principal atração da Festa de Reis era o reisado com o cavalo marinho e o pastoril. Nas festas juninas o coco-de-roda, o siri e quadrilhas, nas casas cantavam o folheto de cordel, na música destacavam-se as bandas de pífanos e harmônicos (sanfonas).

Na educação a primeira professora foi a senhora Antônia Torres Galindo que lecionou em um dos casarões. A primeira escola chamava-se Escola Típica Rural.


Na saúde era a medicina natural, com raizeiros da região destacando-se o enfermeiro Leonel Pimenteiro. E na religião eram padres e frades que vinham da cidade do Brejo da Madre de Deus para realizar as celebrações na Capela de São Vicente Férrer. E a primeira igreja Evangélica foi a Adventista dirigida por Zé Cadu. Serra do Vento foi cidade como consta no artigo Nº 3º datado em 04 de março de 1964, o prefeito era Hélio Leite Cavalcante.



Os primeiros vereadores foram João Carlos Mergulhão, Manoel dos Santos Cumaru e Amado Agra de Araújo. O distrito recebeu água encanada no ano de 1980, no governo de Marco Maciel, na gestão do prefeito José Fábio Galvão.


Serra dos Ventos está situado a 15 Km da cidade de Belo Jardim e fica a 200 Km da Capital pernambucana. Com aproximadamente 10.000 habitantes. O distrito é atendido por transportes rodoviários (toyotas e ônibus) pela Rodovia João Bezerra Filho PE 166 que foi construída na gestão do governo de Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho em 2002, na gestão do prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá, uma das obras mais importantes para a população de Serra dos Ventos, e que tem acesso a BR 232. Hoje o distrito se desenvolveu muito na área de educação, saúde, lazer, religião e o comércio também, por exemplo: micro empresas (fabricos de roupas), lojas, supermercados, lan houses, bares, clube (Stillus Dancing), farmácia, centro de artesanato, telefone residencial, curtidores de couro, agricultura, pecuária, engenhos e fabricação de vassouras.

A Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda, surgiu no governo de José Fábio Galvão, sendo inaugurada no dia 11 de setembro de 1981. A primeira diretora a dirigir a escola foi a Sra. Angelita Fortunato da Silva. Também estiveram a frente dessa escola Maria Assunção, Maria Angelita, Maria José e Atualmente Marcia, atendendo cerca de 1.100 alunos, com professores capacitados para uma melhor educação no ensino-aprendizagem.

As principais atrações possuem atrativos naturais convidativos entre elas: Corredeira da Espalhadeira (com pontos de banho). Barragem de Tabocas (Construída na gestão do governo Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho, e na administração do prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá em 2002). Barragem de Piedade, a qual abastece o distrito e povoados vizinhos. 

Festividades: Festa de Reis no mês de janeiro. Festa de São Vicente Férrer no mês de abril. São João na palhoça.

Na literatura poética, temos a professora Margarida Maria da Silva, os professores Robervânio Luciano, José Raimundo e Davi, um simples agricultor, entre outros, e na música, Edson Albuquerque cantor evangélico. O vereador José Alves Pinheiro administrou Serra dos Ventos por um bom período. Em seguida assumiu os Srs. Ginaldo José de Souza e João Amado de Araújo. E recentemente o vereador Fernando Austriclínio da Silva. A região de Serra dos Ventos por ser um brejo em altitude, possui duas regiões, ao norte e ao oeste se encontram diversos restos de Mata Atlântica que estão sendo explorados para o plantio de bananas, e nascentes de rios, ao leste e ao sul encontram-se uma característica das regiões semi-áridas onde se encontram plantas da Caatinga brasileira como chique-chique, mandacaru, macambira e palmas.


Colaboração: Adjanilso


10 comentários:

  1. Geovane,
    Parabéns pelo blog. As fotos da trilha ficaram excelentes. Temos mais um adepto ao esporte o Guilherme vulgo "anônimo", e o Bodocó "Falcão" que é uma figura.

    Um grande abraço.

    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  2. e ne amaro so zuando ne agente arruma um apelido pra vc de antemão ja quero deixar uma opinião seu apelido deveria ser ligeirinho kkkk mas emfim o pedal e isso brincadeira diversão e adrenalina eu quero dizer que estou muito satisfeito pela pedalada maravilhosa e cansativa rsrsrs (so tinha ladera pow) mas meu muito obrigado pela oportunidade de pedalar com vcs sao otimos companheiros de pedal e quero avisar que quarta estarei la no pedal noturno vlw !!!!! e a vc que esta lendo esse comentario e gostaria de pedalar conosco fique atento ao nosso blog para ver a data e hora da nova trilha vlw e parabens Geovanne pelo otimo trabalho !!!

    ResponderExcluir
  3. Quero aqui parabenizar o nosso mais novo e disposto membro, Guilherme "o anônimo". O cara é uma excelente pessoa e um ciclista bem disposto. Espero ter a oportunidade de contar com ele em várias oportunidades. Sei que para quem está iniciando a coisa é um pouco cansativa e as vezes até desanimadora, mas quando nós fazemos algo com vontade e de nos dedicamos de coração, todas as dificuldades ficam para trás com o passar do tempo. É muito bom ter sangue novo o grupo. Parabéns Guilherme e mais uma vez seja bem vindo ao nosso time. Gostaria de contar com muito mais pessoas com a sua determinação e força de vontade. Em nome dos Amigos do Pedal lhes damos as boas vindas e esperamos contar com você sempre.

    ResponderExcluir
  4. Meu muito obrigado a todos que fazem o clube amigos do pedal de belo jardim todos estao de parabéns geovane posta ai o convite pro pedal noturno da quarta !!! vlw

    ResponderExcluir
  5. Geovane hoje que estava com mais tempo li sobre a historia do distrito de Serra dos vento e descobri que meu bisavo e tambem avô do meu pai e da mulher do everaldo(nenem) do mercadinho segundo amaro o posto ipiranga rsrsrs fez parte dessa historia o Sr. Joaquim Beato pai da minha avó Socorro Beato !!!

    ResponderExcluir
  6. Geovane - Amigos do Pedal26 de jun. de 2012, 06:46:00

    Galera hoje a noite tem PEDAL NOTURNO, com concentração a partir das 19h, na Travessa Siqueira Campos (calçada da loja DR Bike) no Centro. A saída como sempre, se dará pontualmente as 13h30m. Compareça e participe.

    ResponderExcluir
  7. Batista "o ausente"26 de jun. de 2012, 06:56:00

    Parabéns ao novato. Não é sempre que pessoas que estão iniciando no pedal se dispõem a participar de trilhas ou de outros eventos de maior duração. Valeu Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Ana Fernandes de Pesqueira PE26 de jun. de 2012, 06:59:00

    A galera de vocês está de parabéns, em pleno São João, vocês estavam ai firme e fortes, isto sim é o que podemos chamar de compromisso, seriedade e amor ao esporte que abraçaram. Continuem assim, unidos e determinados.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Geovane, uma correção.
    A pedalada é amanhã 27/06/12 as 19:00h saída as 19:25h.

    Vlw

    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, aqui é o Geovane. Infelizmente eu cometi um erro ao convidar vocês para o Pedal Noturno hoje a noite. Na realidade o Pedal Noturno acontecerá na próxima quarta-feira no horário das 19h, o local de concentração e saída é o mesmo. Também haverá Pedal Noturno na próxima sexta0feira, no mesmo horário. Um abraço e mil desculpas.

    ResponderExcluir

Apaixonados Pela Natureza